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METODOLOGIA CIENTÍFICA

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Apresentação em tema: "METODOLOGIA CIENTÍFICA"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA CIENTÍFICA
TQ-729 60 HORAS 3 CRÉDITOS Professora Sônia Haracemiv Arte: Eduardo Ulysséa

2 Ementa Ciência. Método. Conhecimento Científico. Teoria do Conhecimento e Teoria da Ciência. A Ciência e a Sociedade. Métodos de Pesquisa. Componentes de um projeto de pesquisa. Etapas da Pesquisa Científica. Publicações Científicas e Redação Científica. Arte: Eduardo Ulysséa

3 Objetivos Proporcionar ao aluno o embasamento teórico e a vivência dos processos de aprendizagem e pesquisa, bem como a metodologia para a realização de trabalhos científicos. Pretende-se desenvolver hábitos de estudo, pesquisa, experimentação, comprovação, organização e raciocínio lógico. Arte: Eduardo Ulysséa

4 Conteúdo Programático
Tema 1: Competências para a Pesquisa Tema 2: Ciência Tema 3: Método Tema 4: Teoria do conhecimento Tema 5: Teoria da Ciência Tema 6: Conhecimento Científico Tema 7: A Ciência e a Sociedade Tema 8: Métodos de pesquisa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Tema 10: Componentes de um Projeto de Pesquisa Tema 11: Elaboração do Projeto de Pesquisa Tema 12: Publicações Científicas e Redação Científica Tema 13: Seminário de Apresentação do Projeto de Pesquisa Arte: Eduardo Ulysséa

5 Metodologia de Ensino No desenvolvimento das aulas, prevê-se o envolvimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, através do uso dos seguintes meios: Aulas expositivas; Discussões de trabalhos em grupo; Apresentação de textos e artigos complementares; Participação dos alunos na aula; Utilização de multimídia e; Utilização de aparelhos de TV e vídeo. Arte: Eduardo Ulysséa

6 Recursos Necessários Para plena atividade didática são necessários os seguintes recursos e materiais didáticos: Computador Canhão multimídia TV/Vídeo Arte: Eduardo Ulysséa

7 Processo de Avaliação A avaliação dos alunos se dará através de:
Participação nas aulas; Trabalhos em equipe e/ou individuais; Apresentação da redação científica do projeto de pesquisa; Apresentação do projeto de pesquisa no seminário final Arte: Eduardo Ulysséa

8 Tema 1: Competências para a Pesquisa
Perfil do Pesquisador: Predisposição à enfrentar e vencer vários desafios Busca, testa ou cria novos conhecimentos, procedimentos e soluções de problemas Arte: Eduardo Ulysséa

9 Tema 1: Competências para a Pesquisa
Perfil do Pesquisador: Predisposição à enfrentar e vencer vários desafios Busca, testa ou cria novos conhecimentos, procedimentos e soluções de problemas Atitudes do Pesquisador: Paciência Autonomia intelectual Criatividade Espírito crítico e empreendedor Raciocínio lógico Persistência Consciência e responsabilidade ética, social e política Coragem para enfrentar desafios e romper paradigmas Humildade Arte: Eduardo Ulysséa

10 Tema 1: Competências para a Pesquisa
Princípio da Competência “Tudo aquilo que você fizer, seja na área pessoal ou profissional, faça da melhor maneira que for capaz. Estabeleça um tipo de relação tão boa com os outros, tanto no nível pessoal quanto social, que parta deles a iniciativa de associar-se a você.” (SECRETAN, Lance H. K. Os Passos do Tigre p.19-20). Arte: Eduardo Ulysséa

11 Tema 1: Competências para a Pesquisa
A Construção, criação ou transformação de conhecimentos: o grande desafio de pesquisa Pesquisar é: Exercício de hipotetizações Predições Transferências Deduções Argumentação criativa e segura Buscar divergências, contradições, convergências, novas formas de explicar situações e relações Arte: Eduardo Ulysséa

12 Sentido da palavra “Ciência”
Tema 2: Ciência Sentido da palavra “Ciência” Sentido amplo: conhecimento como na expressão “tomar ciência” disto ou daquilo. Sentido restrito: conhecimento apreendido, registro de fatos e demonstração das causas determinantes ou constitutivas. Sentido estrito e global: realidade una e total, não como especialidade em áreas delimitadas. Arte: Eduardo Ulysséa

13 Tema 2: Ciência Definições de Ciência
“ Conhecimento certo do real pelas suas causas.” “ Conjunto orgânico de conclusões certas e gerais metodicamente demonstradas e relacionadas com objeto determinado.” “Atividade que se propõe demonstrar a verdade dos fatos experimentais e suas aplicações práticas.” “Conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que os regem, obtido através da investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva.” “Estudo de problemas solúveis, mediante método científico.” Arte: Eduardo Ulysséa

14 Características da Ciência
Tema 2: Ciência Características da Ciência Conhecimento pelas causas Profundidades e generalidades de suas conclusões Finalidade teórica e prática Objetos: formais e factuais Método e controle Exatidão Aspecto social Arte: Eduardo Ulysséa

15 Classificação das Ciências Sintetiza e explica os MATEMÁTICA
Tema 2: Ciência Classificação das Ciências FILOSOFIA (LÓGICA) FORMAIS (PURAS) Sintetiza e explica os MATEMÁTICA fatos e princípios descobertos Sobre o universo e seus habitantes Arte: Eduardo Ulysséa

16 Tema 2: Ciência Classificação das Ciências
FÍSICA NUCLEAR, MINERALOGIA, LOGÍSTICA MILITAR, PETROGRAFIA, GEOLOGIA, COMPUTAÇÃO, FACTUAIS ENGENHARIA, ASTRONOMIA (Aplicadas) NATURAIS Utiliza os fatos e princípios científicos QUÍMICA ORGÂNICA, INORGÂNIGA, FÍSICO-QUÍMICA, para fazer coisas FARMÁCIA E BIOQUÍMICA úteis aos homens BIOLOGIA BOTÂNICA, MEDICINA, ZOOLOGIA, VETERINÁRIA, AGRICULTURA, TEC. ALIMENTOS, ENFERMAGEM, ECOLOGIA SOCIAIS SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA SOCIAL, ANTROPOLOGIA CULTURAL, GEOGRAFIA, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO COMUNICAÇÃO SOCIAL, ECONOMIA, HISTÓRIA EDUCAÇÃO BUNGE, Mário. La Ciencia, Su Metodo y Su Filosofia. Buenos Aires: Sigioveinte, Cap. 1. Arte: Eduardo Ulysséa

17 Tema 2: Ciência Espírito Científico ou Atitude Científica
Disposição subjetiva adequada à sociedade do trabalho científico. Espírito Crítico ou Consenso Criticar é analisar, questionar, submeter a exame, julgar a validade e a fundamentação das soluções estabelecidas. Espírito de Confiança na Ciência O homem que cultiva o espírito científico de confiança na ciência caminha a igual distância entre dois extremos: do ceticismo e da docilidade ingênua à dogmatismos. Espírito de Análise Decomposição ou desdobramento de um todo complexo em elemntos ou componentes simples. Arte: Eduardo Ulysséa

18 Tema 2: Ciência Espírito Positivo de apego à objetividade
Ciência não é literatura de ficção. Espírito Criativo Criatividade Científica versa sobre a elaboração de hipóteses, de instrumentos e de processos de pesquisa. Espírito Indagador “Não aceitar nada como verdadeiro sem saber evidentemente o que é”. (DESCARTE) Arte: Eduardo Ulysséa

19 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa

20 Desenvolvimento Histórico do Método Científico
Tema 3: Método Desenvolvimento Histórico do Método Científico Francis Bacon ( ) – fundador do método indutivo de investigação científica. Preposições quanto à observação dos fenômenos, o uso de três tábuas: de presença, de ausência e de graus Arte: Eduardo Ulysséa

21 Desenvolvimento Histórico do Método Científico
Tema 3: Método Desenvolvimento Histórico do Método Científico Francis Bacon ( ) – fundador do método indutivo de investigação científica. Preposições quanto à observação dos fenômenos, o uso de três tábuas: de presença, de ausência e de graus Galileu Galilei ( ) – interpretação quantitativa da natureza. Sustenta que a pesquisa científica acontece por dois momentos: um analítico – consiste na observação do fenômeno e proposição das hipóteses. e outro sintético – consiste na experimentação e se a hipótese for confirmada, transforma-se em lei. Preposições quanto à liberdade do peso da autoridade do passado, seja no campo filosófico ou religioso. Arte: Eduardo Ulysséa

22 Desenvolvimento Histórico do Método Científico
Tema 3: Método Desenvolvimento Histórico do Método Científico Renê Descartes ( ) – sustenta o método matemático dedutivo. Pensamento racionalista moderno. Preposições: Sustenta que os elementos fundamentais do método matemático são expressos em quatro regras: Regra da evidência – “ Não acolher jamais como verdadeira uma coisa que não se reconheça evidentemente como tal, isto é, evitar a precipitação e o preconceito”. Arte: Eduardo Ulysséa

23 Desenvolvimento Histórico do Método Científico
Tema 3: Método Desenvolvimento Histórico do Método Científico Renê Descartes ( ) – sustenta o método matemático dedutivo. Pensamento racionalista moderno. Preposições: Sustenta que os elementos fundamentais do método matemático são expressos em quatro regras: Regra da evidência – “ Não acolher jamais como verdadeira uma coisa que não se reconheça evidentemente como tal, isto é, evitar a precipitação e o preconceito”. Regra da análise – “ Dividir cada uma das dificuldades em tantas partes necessárias para melhor resolvê-las”. Arte: Eduardo Ulysséa

24 Desenvolvimento Histórico do Método Científico
Tema 3: Método Desenvolvimento Histórico do Método Científico Renê Descartes ( ) – sustenta o método matemático dedutivo. Pensamento racionalista moderno. Preposições: Sustenta que os elementos fundamentais do método matemático são expressos em quatro regras: Regra da evidência – “ Não acolher jamais como verdadeira uma coisa que não se reconheça evidentemente como tal, isto é, evitar a precipitação e o preconceito”. Regra da análise – “ Dividir cada uma das dificuldades em tantas partes necessárias para melhor resolvê-las”. Regra da síntese – “ Ir do mais simples ao mais complexo”. Arte: Eduardo Ulysséa

25 Desenvolvimento Histórico do Método Científico
Tema 3: Método Desenvolvimento Histórico do Método Científico Renê Descartes ( ) – sustenta o método matemático dedutivo. Pensamento racionalista moderno. Preposições: Sustenta que os elementos fundamentais do método matemático são expressos em quatro regras: Regra da evidência – “ Não acolher jamais como verdadeira uma coisa que não se reconheça evidentemente como tal, isto é, evitar a precipitação e o preconceito”. Regra da análise – “ Dividir cada uma das dificuldades em tantas partes necessárias para melhor resolvê-las”. Regra da síntese – “ Ir do mais simples ao mais complexo”. Regra da enumeração – “ Realizar sempre enumerações tão cuidadas e revisões gerais que se possa ter certeza de nada haver omitido”. Arte: Eduardo Ulysséa

26 Desenvolvimento Histórico do Método Científico
Tema 3: Método Desenvolvimento Histórico do Método Científico Descartes fundamenta-se na razão humana, base deste sistema é o “Cogito, ergo sum” (=Penso, logo existo) Arte: Eduardo Ulysséa

27 Tema 3: Método MÉTODO INDUTIVO
A indução compreende um conjunto de procedimentos: empíricos, lógicos e intuitivos David Hume – ( ) – demonstra que a indução se converte em princípio lógico independente. Arte: Eduardo Ulysséa

28 Tema 3: Método MÉTODO INDUTIVO
A indução compreende um conjunto de procedimentos: empíricos, lógicos e intuitivos David Hume – ( ) – demonstra que a indução se converte em princípio lógico independente. John Locke – ( ) – ceticismo, irracionalismo e misticismo. Arte: Eduardo Ulysséa

29 Tema 3: Método MÉTODO INDUTIVO
A indução compreende um conjunto de procedimentos: empíricos, lógicos e intuitivos David Hume – ( ) – demonstra que a indução se converte em princípio lógico independente. John Locke – ( ) – ceticismo, irracionalismo e misticismo. Karl Popper – a indução é um conceito dispensável. A teoria popperiana é sem dúvida uma explanação da lógica e da história da ciência. Positivismo. O conhecimento é de caráter provisório. Arte: Eduardo Ulysséa

30 Tema 3: Método MÉTODO INDUTIVO
Indução Formal – lei que rege o ponto de chegada expressando realmente a totalidade dos fenômenos observados. Arte: Eduardo Ulysséa

31 Tema 3: Método MÉTODO INDUTIVO
Indução Formal – lei que rege o ponto de chegada expressando realmente a totalidade dos fenômenos observados. Indução Científica ou Amplificadora – conclui de um ou mais fatos particulares para todos os fatos semelhantes, presentes e futuros. Arte: Eduardo Ulysséa

32 Procura transformar enunciados complexos, universais, em particulares.
Tema 3: Método MÉTODO DEDUTIVO Procura transformar enunciados complexos, universais, em particulares. Fazem parte da ciência dedutiva a lógica e a matemática. A dedução apresenta duas formas: formal ou silogística e analítica Arte: Eduardo Ulysséa

33 Tema 3: Método MÉTODO CARTESIANO
O pensador Descartes identifica no intelecto, na razão humana duas faculdades essenciais: a intuição e a dedução. Rever as quatro regras de Descartes no método indutivo. Arte: Eduardo Ulysséa

34 OUTROS MÉTODOS E APLICAÇÕES
Tema 3: Método OUTROS MÉTODOS E APLICAÇÕES Aplicação direta de uma teoria Revisão de hipóteses Crítico ou dialético Renovação Transferência de conceitos Transferência por analogia Prolongação Fenomenológico Teratológico Dicotomia Matrizes de descoberta Morfológico “Brainstorming” Arte: Eduardo Ulysséa

35 Tema 3: Método LEIS DA DIALÉTICA
Cada coisa é um processo, isto é, uma marcha, um tornar-se Existe um encadeamento dos processos No movimento dialético, as coisas trazem em si as suas contradições Em várias oportunidades, um processo que se orienta em ritmo quantitativo de repente muda qualitativamente Arte: Eduardo Ulysséa

36 Diferentes Modos de Conhecer Conhecer e Pensar
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Diferentes Modos de Conhecer Conhecer e Pensar O homem é “o ser verdadeiro, o olho que vê o mundo”. Vê e conhece, conhece o que vê e pensa no que viu e no que não viu, conhece e pensa, pensa e interpreta. Arte: Eduardo Ulysséa

37 Os Três Elementos do Conhecimento: Sujeito - a consciência cognoscente
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Os Três Elementos do Conhecimento: Sujeito - a consciência cognoscente Objeto – aquilo que o sujeito deseja conhecer Imagem – representa o ponto de coincidência entre o objeto e o sujeito Arte: Eduardo Ulysséa

38 Conhecimento Sensorial
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Sensorial Tanto o homem como os animais irracionais entram na posse cognitiva das realidades sensoriais. É comum aos referidos seres aprender o fato, a coisa, o indivíduo na sua singularidade concreta, tais como: Cores Movimentos Configurações Dureza Paladar Temperatura Odor Som Arte: Eduardo Ulysséa

39 Conhecimento Sensorial
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Sensorial O homem conhece as realidades materiais na concretude fatual, na singularidade, porém ultrapassa os limites do singular, apreendido pelos sentidos corporais. É capaz de apreender através de relações formais, de comparação, análise, abstração e generalizações. Arte: Eduardo Ulysséa

40 Conhecimento Intelectual
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Intelectual Vai além da aparência, do fenômeno, da coisa em si, operando sobre as imagens sensoriais, e ultrapassando-as em fórmulas, conceitos gerais abstratos, definições universais e relações ideais. O homem é dotado da capacidade de abstrair, de generalizar, de definir e de elaborar idéias transcendentes. Conhecimento Intelectual atinge o real por dentro, intus: o pensamento, a intuição. Arte: Eduardo Ulysséa

41 Conhecimento Científico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Científico Privilégio de especialistas das diversas áreas das ciências Programado, sistemático, metódico, orgânico Crítico, rigoroso, objetivo Nasce da dúvida e se consolida na certeza das leis demonstradas Procura as relações entre os componentes do fenômeno para enunciar as leis gerais Justifica e demonstra os motivos de sua certeza Estabelece leis válidas para todos os casos da mesma espécie nas mesmas condições, menos sujeito ao erro nas deduções e prognósticos Arte: Eduardo Ulysséa

42 Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico
Conhecimento Vulgar Comum e possível à todo ser humano Ocasional, assistemático, ametódico Não questiona, não analisa, não procede com vigor do método ou de linguagem, não exige demonstração Gera certeza desde seu nascimento, certezas ingênuas de um realismo pré-crítico Atinge o fato, o fenômeno, o singular Gera certezas intuitivas e pré-críticas Associa analogias globais, sujeito ao erro nas deduções e nos prognósticos Arte: Eduardo Ulysséa

43 O prazer ou a dor é um dado de experiência interna e externa
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Intuição Sensorial Existe com toda a evidência. Os sentidos não analisam, não comparam, não julgam O prazer ou a dor é um dado de experiência interna e externa Arte: Eduardo Ulysséa

44 Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico
Intuição Intelectual Evidência lógico-metafísica. Princípios lógicos, éticos ou estéticos, apreendidas nas relações transcendentais do ser “ Conhecer pelas razões que a própria razão desconhece é uma espécie de conhecimento do coração e não da razão”, como dizia Pascal. Arte: Eduardo Ulysséa

45 Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Científico Arte: Eduardo Ulysséa

46 Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Arte: Eduardo Ulysséa

47 Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Consiste em um ato de experiência sensível ou espiritual Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Arte: Eduardo Ulysséa

48 Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Consiste em um ato de experiência sensível ou espiritual Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Toma a experiência como estágio inicial do processo de pesquisa Arte: Eduardo Ulysséa

49 Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Consiste em um ato de experiência sensível ou espiritual É de ordem subjetiva Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Toma a experiência como estágio inicial do processo de pesquisa Arte: Eduardo Ulysséa

50 Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Consiste em um ato de experiência sensível ou espiritual É de ordem subjetiva Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Toma a experiência como estágio inicial do processo de pesquisa Fundamenta-se na objetividade, na evidência dos fatos Arte: Eduardo Ulysséa

51 Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Objeto Diferente Científico Atinge fatos concretos, positivos, fenômenos perceptíveis pelos sentidos, mediante instrumentos, técnicas e recursos de observação. Filosófico Arte: Eduardo Ulysséa

52 Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Objeto Diferente Científico Atinge fatos concretos, positivos, fenômenos perceptíveis pelos sentidos, mediante instrumentos, técnicas e recursos de observação. Filosófico São idéias, relações conceptuais e exigências lógicas, não redutíveis às realidades materiais. Arte: Eduardo Ulysséa

53 Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Método Diferente Científico É experimental; a ciência só afirma o que a experimentação autoriza, baseando-se em fatos reais. Filosófico Arte: Eduardo Ulysséa

54 Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Método Diferente Científico É experimental; a ciência só afirma o que a experimentação autoriza, baseando-se em fatos reais Filosófico Utiliza-se do método racional, no qual prevalece o processo dedutivo. Não exige confirmação experimental, mas somente coerência lógica Arte: Eduardo Ulysséa

55 Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Análise e Síntese Científico Circunscreve, delimita, fragmenta e analisa o objeto de pesquisa. Filosófico Arte: Eduardo Ulysséa

56 Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Análise e Síntese Científico Circunscreve, delimita, fragmenta e analisa o objeto de pesquisa. Filosófico Interessa à formulação de uma concepção unificada e unificante do universo, que englobem e harmonizem as conclusões científicas. Arte: Eduardo Ulysséa

57 Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Objetivo Científico Consiste na descoberta das relações positivas de causa e efeito. Filosófico Arte: Eduardo Ulysséa

58 Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Objetivo Científico Consiste na descoberta das relações positivas de causa e efeito. Filosófico Questiona as conclusões da própria ciência à procura de sentido ou de interpretação mais ampla que responda às grandes indagações do ser humano. Arte: Eduardo Ulysséa

59 Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Conhecimento Científico - Avança Está em constante reconstrução e avança à medida que novas descobertas são incorporadas aos seus domínios. Filosófico – Indaga Arte: Eduardo Ulysséa

60 Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico
Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Conhecimento Científico - Avança Está em constante reconstrução e avança à medida que novas descobertas são incorporadas aos seus domínios. Filosófico – Indaga Assume posições, estrutura correntes que inspiram ou dominam mentalidades em determinados períodos. Arte: Eduardo Ulysséa

61 Tema 7: A Ciência e a Sociedade
Texto para leitura: FOUREZ, G. A Construção das Ciências. São Paulo: Editora UNESP, p CAPÍTULO O MÉTODO CIENTÍFICO: A COMUNIDADE CIENTÍFICA CAPÍTULO O MÉTODO CIENTÍFICO: A CIÊNCIA COMO DISCIPLINA INTELECTUAL INTERMEZZO A CIÊNCIA E OS QUADRINHOS SEM LEGENDA Arte: Eduardo Ulysséa

62 Tema 7: A Ciência e a Sociedade
Avaliação da Unidade Após a leitura dos textos indicados, desenvolva as questões, a partir do seguinte entendimento: Como os textos contribuíram para o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e na sua capacidade de expressão ? Como você compreende a gestão e o comportamento da comunidade científica? De que forma a Interdisciplinaridade passa a ser compreendida após a leitura dos textos com abordagens múltiplas? Arte: Eduardo Ulysséa

63 Tema 7: A Ciência e a Sociedade
Avaliação da Unidade Entendendo que o conhecimento científico e de senso comum apontam na busca da compreensão do mundo, e compõem duas expressões que levam ao conhecimento do homem, do mundo, das relações e dos valores, construídos socialmente, solicitamos que você selecione textos de jornais e revistas não científicas, bem como, textos que abordem o mesmo tema, retirados de periódicos, dissertações e ou teses, comparando: verdade e autoridade argumentação objetivos Arte: Eduardo Ulysséa


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