A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 5 – Introdução à Teoria Estatística da Medição Natureza estatística da medição Nenhuma medição é exata Portanto, se a mesma quantidade é medida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 5 – Introdução à Teoria Estatística da Medição Natureza estatística da medição Nenhuma medição é exata Portanto, se a mesma quantidade é medida."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 5 – Introdução à Teoria Estatística da Medição Natureza estatística da medição Nenhuma medição é exata Portanto, se a mesma quantidade é medida várias vezes, ainda que sob exatamente as mesmas condições, valores diferentes serão encontrados Por exemplo, em uma aula de Fis. Exp. I, estudantes mediram o valor de g e encontraram diferentes valores: g 1, g 2, g 3, etc. A partir dos valores medidos, como obter o valor verdadeiro de g e sua incerteza?

2 Valor verdadeiro = média dos valores medidos Incerteza = dispersão (ou desvio-padrão) dos valores medidos Atividade I - Calcular a média e a dispersão dos valores medidos de g (apostila)

3 Histograma Outra maneira de analisar um conjunto de medidas experimentais é através da confecção de um histograma Número de vezes (frequência) que a medição de g deu um valor entre : largura da caixa (ou bin)

4 Atividade II – Confeccionar um histograma com os dados fornecidos de g. Vamos escolher Δg=100 cm/s 2 Quando o número de valores medidos aumenta muito, o histograma evolui para uma função contínua: distribuição de probabilidades

5 Se os erros são aleatórios, para um número muito grande de medidas o histograma evolui para uma função gaussiana Algumas propriedades interessantes: O valor máximo da função ocorre quando g = (valor médio) A dispersão δg está associada à largura da gaussiana Quando, então

6 Atividade III – Ajustar visualmente uma função gaussiana ao histograma e obter graficamente os valores de e δg a partir do ajuste, verificando se estão em bom acordo com os valores obtidos algebricamente


Carregar ppt "Módulo 5 – Introdução à Teoria Estatística da Medição Natureza estatística da medição Nenhuma medição é exata Portanto, se a mesma quantidade é medida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google