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Experiência Gênero, Trabalho e Renda no Instituto Consulado da Mulher. Desafios, dificuldades, limites e elementos inovadores...

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Apresentação em tema: "Experiência Gênero, Trabalho e Renda no Instituto Consulado da Mulher. Desafios, dificuldades, limites e elementos inovadores..."— Transcrição da apresentação:

1 Experiência Gênero, Trabalho e Renda no Instituto Consulado da Mulher. Desafios, dificuldades, limites e elementos inovadores...

2 2 Objetivos Promover a cidadania da mulher Estimular a emancipação da mulher por meio da geração de trabalho e renda; Promover a melhoria nas relações de Gênero e de trabalho por meio da Economia Solidária Promover a melhoria nas relações de Gênero e de trabalho por meio da Economia Solidária Estimular o compartilhamento de conhecimento e saberes entre voluntário(a)s da comunidade e da Whirlpool

3 3 A escolha da mulher Base de sustentação e estímulo a evolução social da família Representa 51% da população mundial e, no Brasil, já é 46,4% da população economicamente ativa (IBGE 2004) Chefia parte substancial dos domicílios mais pobres do Brasil, (Dieese 2004)

4 4 A escolha da mulher De acordo com UNICEF os resultados com as crianças são mais diretos quando se atua com a mulher Vem complementar as muitas iniciativas focadas na criança e no adolescente: apenas 11% do investimento social das empresas é direcionado para projetos com mulheres!

5 5 Nossas participantes 80% das vagas nas oficinas são oferecidas para mulheres –Idade mínima de 16 anos –70% do universo sem renda ou com renda per capta de até R$ 350,00 –Escolaridade: prioridade para as que tenham cursado até o ensino fundamental Mulheres em processo de infelicidade, vítimas de violência, exclusão e discriminação social

6 6 DESAFIOS Despertar processos de Geração de Trabalho e Renda com mulheres de baixa renda e pouca escolaridade Gerar Trabalho e Renda com Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental: –Autonomia; –Melhoria nas relações de Gênero; –melhoria nas relações de trabalho e com meio ambiente: cooperação e Economia Solidária;

7 7 DIFICULDADES Baixa escolaridade: –Adequação pedagógica nos processos de formação Baixa Renda: –Necessidades básicas, de curto prazo/emergenciais Desigualdade de Gênero: –Problemas com AUTOESTIMA; –SOBRECARGA de trabalho/tempo de dedicação ao projeto; –Descriminação Social : Exploração, trabalho não remunerado; –Desconstrução da função social Cuidadora do Espaço Privado ; –Construção de novos espaços de poder e de trabalho Públicos; Empreendedorismo Popular: –Baixos recursos e oportunidades; –Falta incentivos (leis/fiscal) e Informalidade (exclusão de oportunidades...); –Fragilidade dos pequenos empreendimentos

8 8 LIMITES Falta de Políticas Públicas de Equidade de Gênero e Economia Solidária Falta de coordenação de políticas públicas e complementaridade de ações afins (Educação, Programas Redistributivos, Crédito, Recursos e Infra...) Consumidor precisa incorporar o atributo SOLIDARIEDADE; Processo Complexo: –Muitas variáveis e elementos locais/globais de difícil governabilidade; –É possível ampliar oportunidades para que pessoas e grupos de pessoas ampliem suas habilidades e liberdades sociais e econômicas; Cultura patriarcal e individualista

9 9 Casa de Joinville - Inaugurada em Nov/2002 Consulado da Mulher: como atua Espaços de ACOLHIMENTO e estímulo à cidadania da mulher Oportunizando acesso à informação, formação continuada e recursos por meio de seus PROGRAMAS SOCIAIS

10 10 Periodicamente, ele(a)s também passam por capacitações visando diversificação e aprimoramento de sua atuação voluntária. As oficinas são dadas por voluntários e voluntárias que decidem compartilhar os seus saberes. Voluntariado: nosso alicerce

11 11 Processo de transformação Auto-estima Crença no potencial Aplicação/prática Aprendizado e desenvolvimento de habilidades Possibilita que ela se projete futuramente, acreditando em seu potencial Identifica oportunidades para desenvolvimento ou aplicação de suas habilidades Aprofunda conhecimentos sobre melhoria da qualidade de vida e geração do trabalho e renda Se apropria dos conhecimentos e começa a gerar renda

12 12 Programas Sociais Gênero e Ecosol. (em tudo, conteúdo mínimo e obrigatório) GÊNERO, TRABALHO E RENDA GÊNERO, TRABALHO E RENDA QUALIDADE DE VIDA QUALIDADE DE VIDA Oficinas –Yoga, Relaxamento, Expressão corporal, Lazer, dança, Saúde, Música, canto;Yoga, Relaxamento, Expressão corporal, Lazer, dança, Saúde, Música, canto; Orientação Jurídica Formação Política APOIO E ASSESSORIA a Emp. de Autogestão Produção (meios e Espaço); Comercialização (Pontos Solidários) Microcrédito (parceria ABN/Real); Fortalecimento das Redes de Economia Solidária; Formação Cooperativismo, Gênero, técnica e gestão Banca da empreendedora popular Atendimentos início ou melhoria de empreendimentos populares: Módulo 2 Oficinas Módulo 1, De acordo com interesse das participantes da Módulo 1, aprofunda-se conhecimentos técnicos com recorte de empreendedorismo Módulo 1 Oficinas Trabalhabilidade Empreendedorismo Artesanato, Culinária, Beleza Inclusão Digital

13 13 Metodologias Gênero, Trabalho e Renda: (Fascículos 1 e 2) O exercício da autonomia (Fascículos 1 e 2) Trajetos no Mundo Digital Manual do Voluntariado Valorização do Trabalho, Formação de Preços e Gestão Financeira Gestão de Empreendimentos Solidários por Indicadores

14 : Programa Usinas do Trabalho Apoio a empreendimentos solidários protagonizados por mulheres no Brasil Apoio a empreendimentos solidários protagonizados por mulheres no Brasil Meta: 100 usinas no Brasil em 3 anos; Meta: 100 usinas no Brasil em 3 anos; Estimativa de benefíciária(o)s: pessoas diretamente e indiretamente Estimativa de benefíciária(o)s: pessoas diretamente e indiretamente Doação de Eletrodomésticos como meios de produção (Alimentação, Lavanderias e outros): Freezer, Refrigeradores, Fogões, Lavadoras... Freezer, Refrigeradores, Fogões, Lavadoras... Transferência de Tecnologia Social: Metodologia de Gestão de Empreendimentos Solidários por Indicadores Metodologia de Gestão de Empreendimentos Solidários por Indicadores

15 15 Resultados: 2002 a 2007 Atendimentos: 110,4 mil Participações: 69,8 mil Oficinas: 6,9 mil Voluntários: + de 370/ano 25 empreedimentos solidários apoiados (RC e JOI) Microcrédito c/ Parceria ABN/Banco Real (mai a jul 2007) 100 empreendimentos populares beneficiados : Maioria Mulheres Entre 12 finalistas Prêmio Objetivos do Milênio (2005: PNUD/Governo Federal):

16 16 Evolução do projeto Próximos passos 2002 Consulado da Mulher Joinville Rio Claro 2005 Instituto São Paulo Manaus2007 Usinas do Trabalho

17 17 Nosso site Christiano Ferreira dos Santos Basile Coordenador Geral GTR


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