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Sistema de Inscrições A Universidade pretende desenvolver um Sistema de Inscrições A Secretaria Académica prepara o curriculum de disciplinas para um semestre.

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Apresentação em tema: "Sistema de Inscrições A Universidade pretende desenvolver um Sistema de Inscrições A Secretaria Académica prepara o curriculum de disciplinas para um semestre."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Inscrições A Universidade pretende desenvolver um Sistema de Inscrições A Secretaria Académica prepara o curriculum de disciplinas para um semestre Uma área vocacional oferece várias disciplinas Cada Estudante selecciona 6 disciplinas, 4 da sua área vocacional e 2 de uma área de opção Assim que o estudante faz a sua inscrição a Contabilidade é notificada e o valor é contabilizado na conta do estudante. Os estudantes podem utilizar o Sistema de Inscrições para alterar as disciplinas escolhidas durante um certo periodo após a inscrição Os professores utilizam o sistema para aceder á lista dos candidatos inscritos nas disciplinas que oferecem. Os utilizadores do Sistema de Inscrições possuem senhas (passwords) que são utilizadas para validar o acesso.

2 Actores Um actor é alguém ou algo que tem de interagir com o sistema que está a ser desenvolvido Estudante Secretaria Académica ProfessorContabilidade

3 Use Cases Um use case é um padrão de comportamento que o sistema exibe; pode ser associado a um serviço que é disponibilizado. – Cada use case é uma sequencia de transações relacionadas, executadas num diálogo entre um actor e o sistema Os actores são identificados para que se determinem as suas necessidades – Secretaria Académica -- manter curriculum de disciplinas – Professor -- solicitar lista de candidatos inscritos – Estudante -- inscrever em disciplina – Contabilidade -- receber a informação contabilística da Secretaria Académica Fazer inscriçãoManter CurriculumSolicitar Lista Candidatos

4 Fluxo de Eventos Manter Curriculum Este use case inicia-se quando a Secretaria Académica acede ao Sistema de Inscrições e fornece a sua password. O sistema verifica que a password é valida (E-1) e notifica a Secretaria Académica para seleccionar o semestre corrente ou um semestre futuro (E-2). A Secretaria insere o semeste pretendido. O sistema solicita à Secretaria Académica que seleccione a operação que pretende realizar: ADICIONAR, REMOVER, REVER ou TERMINAR. Se a actividade selecionada for ADICIONAR inicia-se o subfluxo S-1: Adicionar uma disciplina. Se a actividade selecionada for REMOVER inicia-se o subfluxo S-2: Remover uma disciplina. Se a actividade selecionada for REVER inicia-se o subfluxo S-3: Rever curriculo. Se a actividade for QUIT, o use case termina.

5 Diagrama de Use Case Os diagramas de Use case são criados para visualizar as relações entre os actores e os use cases EstudanteSecretaria AcadémicaProfessor Inscrever em DisciplinaManter CurriculumSolicitar Lista de Candidatos Contabilidade

6 Concretização do Use Case O diagrama de use case apresenta uma visão externa do sistema O diagrama de interacção descreve o funcionamento do use cases através das interacções entre comunidades de objectos. Podem ser utilizados dois tipos de diagramas de interacção – Diagramas de Sequencia – Diagramas de Colaboração

7 Diagrama de Sequencia Um diagrama de sequencia apresenta as interacções entre objectos organizadas numa sequencia temporal : Estudante formulário Inscrição gestor inscrição matemática 1: preenche info 2: submete 3: adiciona disciplina (jose, matematica, estatística) 4: Funciona? 5: Funciona? 6: adiciona (jose) 7: adiciona (jose) matemática estatística

8 : Secretaria Académica Formulario disciplina: FormularioDisciplina oGestor : gestorCurriculum umaDisciplina : Disciplina 1: define informação disciplina 2: processa 3: adiciona disciplina 4: nova disciplina Diagrama de Colaboração Um diagrama de colaboração apresenta as interacções entre objectos organizadas em torno dos objectos e das suas ligações

9 Diagramas de Classes Um diagrama de Classes apresenta a existencia de classes e suas ligações segundo a visão lógica do sistema Elementos de modelaçãoUML nos diagramas de class – Classes e a sua estrutura e comportamentos – Relações de associação, agregação, dependencia,e herança – Indicadores de multiplicidade e navigação – Nomes de papeis

10 Classes Uma classe é uma coleção de objectos com uma estrutura e comportamento, relacionamentos e semantica comuns Identificam-se classes examinando os objectos presentes nos diagramas de sequencia e de colaboração Uma classe é desenhada como um rectangulo com três compartimentos Classes devem ser designadas através de nomes utilizados no vocabulário do domínio. – Devem ser criadas normas de identificação – ex., todas as classes tem um nome singular que começa por maiuscula

11 Classes FormInscricao GestorInscricao Disciplina OfertaDisciplina Professor Estudante AlgoritmoPlaneamento

12 Operações O comportamento de uma classe é representado pelas suas operações Operações são identificadas nos diagramas de interacção formulario inscrição gestor inscrição 3: adicionar disciplina (jose, matematica, estatistica) GestorInscrição adicionarDisciplina (Estudante, Area,Disciplina)

13 Atributos A estructura de uma classe é representada pelos sues atributos Podemos determinar os atributos examinando a definição das classes, os requisitos do problema e apliccando o nosso conhecimento do domínio Cada oferta de disciplina possui um número, localização e hora OfertaDisciplina numero localização hora

14 Classes FormInscrição GestorInscrição adicionarEstudante(Disciplina, InfoEstudante) Disciplina nome numeroCreditos open() addStudent(StudentInfo) Estudante nome área OfertaDisciplina localização abri() AdicionarEstudante (InfoEstudante) Professor nome categoriaAcademica AlgoritmoPlaneamento

15 Relacionamentos Os relacionamentos estabelecem um caminho para a comunicação entre objectos Os diagramas de sequencia e/ou colaboração devem ser examinados de modo a determinar as ligações que devem existir entre objectos para concretizar o comportamento - deverá existir uma ligação entre dois objectos que precisam de falar. O UML define três tipos de relacionamentos: – Associação – Agregação – Dependencia

16 Gestor Inscrição Matematica: Disciplina 3: adiciona estudante(jose) GestorInscrição Disciplina Procurar Relacionamentos Os relacionamentos identificam-se a partir dos diagramas de interacção – Se dois objectos necessitam de falar então deverá existir um caminho para a essa comunicação

17 Relacionamentos FormInscrição GestorInscrição Disciplina Estudante OfertaDisciplina Professor adicionaEstudante(Disciplina, InfoEstudante) nome numeroCreditos abre() adicionaEstudante(InforEstudante) nome área localização abre() adicionaEstudante(InfoEstudant) nome categoriaAcademica AlgoritmoPlaneamento

18 Multiplicidade e Navigação Multiplicidade define quantos objectos participam no relacionamento – Multiplicidade representa o número de instancias de uma classe que estão relacionadas com UMA instancia de outra classe. – Para cada associação e agregação temos de decidir qual a multiplicidade em cada extremo do relacionamento. Embora, por princípio, as associações e agregações sejam bi-direcionais é desejavel restringir a navegação a uma direcção previlegiada – Se a navegação for restringida, será incluida uma seta para indicar a direcção da navegação

19 Multiplicidade e Navigação FormInscrição GestorInscrição Disciplina Estudante OfertaDisciplina Professor adicionaEstudante() nome numeroCreditos abre() adicionaEstudante(InfoEstudante) nome area localização abre() adicionaEstudantet(InfoEstudante) nome categoriaAcademica AlgorimoPlaneamento 1 0..* *

20 Herança Herança é um relacionamento etre uma superclasse e as suas subclasses Existem dois modos de identificar herança: – Generalização – Especialização No nivel mais elevado da hierárquia apresentam-se atributos, operações e/ou relacionamentos comuns

21 Herança FormInscrição GestorInscricao Disciplina Estudante OfertaDisciplina Professor adicionaEstudante() nome numeroCreditos abre() adicionaEstudante(InfoEstudante) area localização abre() adicionaEstudantet(StudentInfo) categoriaAcademica AlgoritmoPlaneamento nome UtilizadorInscricao

22 O Estado de um Objecto O diagrama de transição de estados apresenta – a história da vida de uma dada classe – os eventos que provocam a transição de um estado para outro – As acções que resultam de uma mudança de estado Os diagrama de transição de estado são criados para objectos com um comportamento dinamico significativo

23 Diagrama de Transição de Estado Iniciado Aberto entry: Regista estudante exit: Incrementa contador EncerradoCancelado do: Inicia disciplina do: Finaliza disciplina do: Notifica estudantes inscritos Adiciona Estudante / Set contador = 0 Adiciona estudante[ contador < 10 ] [ contador = 10 ] Cancela

24 O Mundo Físico: Implementação Diagramas de componente ilustram a organização e dependencias entre componentes de software Um componente pode ser – Um componente programa fonte – Um componente run time – Um componente executavel

25 Diagrama de Componentes Disciplina.dll Pessoa.dll Disciplina OfertaDisciplina Estudante Professor SecretariaAcademica.exe

26 Interfaces Os interfaces de um componente devem ser apresentados no diagrama de componentes Registo.exeContabilidade.exe Contabilidade

27 Implantação do Sistema O diagrama de implantação apresenta a configuração dos elementos de processamento (computadores) e dos processos de software que os utilizam O diagrama de implantação descreve a localização dos componentes na empresa.

28 Diagrama de Implantação Secretaria Académica Base de dados BibliotecaSala Convívio Edíficio Principal

29 Estensão do UML Os Estereotipos são um mecacnismo de classificação que permitem estender os elementos de notação do UML Os Estereotipos podem ser utilizados para classificar e estender associações, relações de herança, classes e componentes Exemplos: – Estereótipos de classe : fronteira, controlo, entidade, utilidade, excepção, interface – Estereótipos de herança: uses e extends – Estereótipos de componente: subsistema Control GestorInscrição Excepção Inscrição Recusada

30 Estensão do UML Um package é uma forma de organização de elementos de modelação. Cada pacote pode conter uma colecção de use cases, uma colecção de classes ou uma colecção de componentes. As setas descrevem dependencias entre packages. Exemplos – Interfaces: FormInscrição, FormSelacçaoDisciplina,... – Elementos da Universidade: Disciplina, OfertaDisciplina, ListaCandidatos – Pessoas: InfoEstudante, InfoProfessor – Base de Dados: repositório de dados Package

31 Estensão do UML Interfaces Elementos Universidade Pessoas Base de dados Packages

32 Conclusões Modelação visual pode ser utilizada para: – Definir processos de negócio – Comunicar – Dominar complexidade – Definir arquitectura de software – Promover reutilização O UML é uma linguagem standard para visualizar, especificar, construir e documentar os elementos de um sistema complexo de software. – O UML pode sre utilizado com todos os processos, ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento e utilizando diversas tecnologias de implementação.


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