A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Inscrições A Universidade pretende desenvolver um Sistema de Inscrições A Secretaria Académica prepara o curriculum de disciplinas para um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Inscrições A Universidade pretende desenvolver um Sistema de Inscrições A Secretaria Académica prepara o curriculum de disciplinas para um."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Inscrições A Universidade pretende desenvolver um Sistema de Inscrições A Secretaria Académica prepara o curriculum de disciplinas para um semestre Uma área vocacional oferece várias disciplinas Cada Estudante selecciona 6 disciplinas, 4 da sua área vocacional e 2 de uma área de opção Assim que o estudante faz a sua inscrição a Contabilidade é notificada e o valor é contabilizado na conta do estudante. Os estudantes podem utilizar o Sistema de Inscrições para alterar as disciplinas escolhidas durante um certo periodo após a inscrição Os professores utilizam o sistema para aceder á lista dos candidatos inscritos nas disciplinas que oferecem. Os utilizadores do Sistema de Inscrições possuem senhas (passwords) que são utilizadas para validar o acesso.

2 Actores Um actor é alguém ou algo que tem de interagir com o sistema que está a ser desenvolvido Secretaria Académica Professor Estudante Contabilidade

3 Solicitar Lista Candidatos
Use Cases Um “use case” é um padrão de comportamento que o sistema exibe; pode ser associado a um serviço que é disponibilizado. Cada “use case” é uma sequencia de transações relacionadas, executadas num diálogo entre um actor e o sistema Os actores são identificados para que se determinem as suas necessidades Secretaria Académica -- manter curriculum de disciplinas Professor -- solicitar lista de candidatos inscritos Estudante -- inscrever em disciplina Contabilidade -- receber a informação contabilística da Secretaria Académica Fazer inscrição Manter Curriculum Solicitar Lista Candidatos

4 Fluxo de Eventos Manter Curriculum
Este “use case” inicia-se quando a Secretaria Académica acede ao Sistema de Inscrições e fornece a sua password. O sistema verifica que a password é valida (E-1) e notifica a Secretaria Académica para seleccionar o semestre corrente ou um semestre futuro (E-2). A Secretaria insere o semeste pretendido. O sistema solicita à Secretaria Académica que seleccione a operação que pretende realizar: ADICIONAR, REMOVER, REVER ou TERMINAR. Se a actividade selecionada for ADICIONAR inicia-se o subfluxo S-1: Adicionar uma disciplina. Se a actividade selecionada for REMOVER inicia-se o subfluxo S-2: Remover uma disciplina. Se a actividade selecionada for REVER inicia-se o subfluxo S-3: Rever curriculo. Se a actividade for QUIT, o “use case” termina.

5 Diagrama de “Use Case” Os diagramas de “Use case” são criados para visualizar as relações entre os actores e os “use cases” Solicitar Lista de Candidatos Professor Estudante Inscrever em Disciplina Contabilidade Manter Curriculum Secretaria Académica

6 Concretização do “Use Case”
O diagrama de “use case” apresenta uma visão externa do sistema O diagrama de interacção descreve o funcionamento do “use cases” através das interacções entre comunidades de objectos. Podem ser utilizados dois tipos de diagramas de interacção Diagramas de Sequencia Diagramas de Colaboração

7 Diagrama de Sequencia Um diagrama de sequencia apresenta as interacções entre objectos organizadas numa sequencia temporal : Estudante formulário Inscrição gestor inscrição matemática matemática estatística 1: preenche info 2: submete 3: adiciona disciplina (jose, matematica, estatística) 4: Funciona? 5: Funciona? 6: adiciona (jose) 7: adiciona (jose)

8 Diagrama de Colaboração
Um diagrama de colaboração apresenta as interacções entre objectos organizadas em torno dos objectos e das suas ligações : Secretaria Académica Formulario disciplina: FormularioDisciplina oGestor : gestorCurriculum umaDisciplina : Disciplina 1: define informação disciplina 2: processa 3: adiciona disciplina 4: nova disciplina

9 Diagramas de Classes Um diagrama de Classes apresenta a existencia de classes e suas ligações segundo a visão lógica do sistema Elementos de modelaçãoUML nos diagramas de class Classes e a sua estrutura e comportamentos Relações de associação, agregação, dependencia,e herança Indicadores de multiplicidade e navigação Nomes de “papeis”

10 Classes Uma classe é uma coleção de objectos com uma estrutura e comportamento, relacionamentos e semantica comuns Identificam-se classes examinando os objectos presentes nos diagramas de sequencia e de colaboração Uma classe é desenhada como um rectangulo com três compartimentos Classes devem ser designadas através de nomes utilizados no vocabulário do domínio. Devem ser criadas normas de identificação ex., todas as classes tem um nome singular que começa por maiuscula

11 Classes AlgoritmoPlaneamento FormInscricao GestorInscricao Disciplina
Estudante Professor OfertaDisciplina

12 Operações O comportamento de uma classe é representado pelas suas operações Operações são identificadas nos diagramas de interacção formulario inscrição gestor 3: adicionar disciplina (jose, matematica, estatistica) GestorInscrição adicionarDisciplina (Estudante, Area,Disciplina)

13 Atributos A estructura de uma classe é representada pelos sues atributos Podemos determinar os atributos examinando a definição das classes, os requisitos do problema e apliccando o nosso conhecimento do domínio OfertaDisciplina numero localização hora Cada oferta de disciplina possui um número, localização e hora

14 Classes AlgoritmoPlaneamento FormInscrição GestorInscrição Disciplina
adicionarEstudante(Disciplina, InfoEstudante) Disciplina nome numeroCreditos open() addStudent(StudentInfo) Estudante nome área Professor nome categoriaAcademica OfertaDisciplina localização abri() AdicionarEstudante (InfoEstudante)

15 Relacionamentos Os relacionamentos estabelecem um caminho para a comunicação entre objectos Os diagramas de sequencia e/ou colaboração devem ser examinados de modo a determinar as ligações que devem existir entre objectos para concretizar o comportamento - deverá existir uma ligação entre dois objectos que precisam de “falar”. O UML define três tipos de relacionamentos: Associação Agregação Dependencia

16 Procurar Relacionamentos
Os relacionamentos identificam-se a partir dos diagramas de interacção Se dois objectos necessitam de “falar” então deverá existir um caminho para a essa comunicação GestorInscrição Disciplina Gestor Inscrição Matematica: Disciplina 3: adiciona estudante(jose)

17 Relacionamentos AlgoritmoPlaneamento FormInscrição GestorInscrição
Disciplina adicionaEstudante(Disciplina, InfoEstudante) nome numeroCreditos Estudante abre() nome adicionaEstudante(InforEstudante) área Professor OfertaDisciplina nome categoriaAcademica localização abre() adicionaEstudante(InfoEstudant)

18 Multiplicidade e Navigação
Multiplicidade define quantos objectos participam no relacionamento Multiplicidade representa o número de instancias de uma classe que estão relacionadas com UMA instancia de outra classe. Para cada associação e agregação temos de decidir qual a multiplicidade em cada extremo do relacionamento. Embora, por princípio, as associações e agregações sejam bi-direcionais é desejavel restringir a navegação a uma direcção previlegiada Se a navegação for restringida, será incluida uma seta para indicar a direcção da navegação

19 Multiplicidade e Navigação
AlgorimoPlaneamento FormInscrição GestorInscrição 1 0..* 1..* 4 3..10 0..4 adicionaEstudante() Disciplina nome numeroCreditos Estudante abre() nome area adicionaEstudante(InfoEstudante) Professor nome categoriaAcademica OfertaDisciplina localização abre() adicionaEstudantet(InfoEstudante)

20 Herança Herança é um relacionamento etre uma superclasse e as suas subclasses Existem dois modos de identificar herança: Generalização Especialização No nivel mais elevado da hierárquia apresentam-se atributos, operações e/ou relacionamentos comuns

21 Herança AlgoritmoPlaneamento FormInscrição GestorInscricao Disciplina
Estudante OfertaDisciplina Professor adicionaEstudante() nome numeroCreditos abre() adicionaEstudante(InfoEstudante) area localização adicionaEstudantet(StudentInfo) categoriaAcademica AlgoritmoPlaneamento nome UtilizadorInscricao

22 O Estado de um Objecto O diagrama de transição de estados apresenta
a história da vida de uma dada classe os eventos que provocam a transição de um estado para outro As acções que resultam de uma mudança de estado Os diagrama de transição de estado são criados para objectos com um comportamento dinamico significativo

23 Diagrama de Transição de Estado
Adiciona Estudante / Set contador = 0 Adiciona estudante[ contador < 10 ] [ contador = 10 ] Cancela Iniciado Aberto do: Inicia disciplina do: Finaliza disciplina do: Notifica estudantes inscritos entry: Regista estudante exit: Incrementa contador Cancelado Encerrado

24 O Mundo Físico: Implementação
Diagramas de componente ilustram a organização e dependencias entre componentes de software Um componente pode ser Um componente programa fonte Um componente “run time” Um componente executavel

25 Diagrama de Componentes
SecretariaAcademica.exe Disciplina.dll Pessoa.dll Disciplina OfertaDisciplina Estudante Professor

26 Interfaces Os interfaces de um componente devem ser apresentados no diagrama de componentes Registo.exe Contabilidade.exe Contabilidade

27 Implantação do Sistema
O diagrama de implantação apresenta a configuração dos elementos de processamento (computadores) e dos processos de software que os utilizam O diagrama de implantação descreve a localização dos componentes na empresa.

28 Diagrama de Implantação
Secretaria Académica Base de dados Edíficio Principal Biblioteca Sala Convívio

29 Estensão do UML Os Estereotipos são um mecacnismo de classificação que permitem estender os elementos de notação do UML Os Estereotipos podem ser utilizados para classificar e estender associações, relações de herança, classes e componentes Exemplos: Estereótipos de classe : fronteira, controlo, entidade, utilidade, excepção, interface Estereótipos de herança: “uses” e “extends” Estereótipos de componente: subsistema “Control” GestorInscrição “Excepção” Inscrição Recusada

30 Estensão do UML Um package é uma forma de organização de elementos de modelação. Cada pacote pode conter uma colecção de “use cases”, uma colecção de classes ou uma colecção de componentes. As setas descrevem dependencias entre packages. Exemplos Interfaces: FormInscrição, FormSelacçaoDisciplina, ... Elementos da Universidade: Disciplina, OfertaDisciplina, ListaCandidatos Pessoas: InfoEstudante, InfoProfessor Base de Dados: repositório de dados Package

31 Estensão do UML Packages Elementos Universidade Pessoas Interfaces
Base de dados

32 Conclusões Modelação visual pode ser utilizada para:
Definir processos de negócio Comunicar Dominar complexidade Definir arquitectura de software Promover reutilização O UML é uma linguagem “standard” para visualizar, especificar, construir e documentar os elementos de um sistema complexo de software. O UML pode sre utilizado com todos os processos, ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento e utilizando diversas tecnologias de implementação.


Carregar ppt "Sistema de Inscrições A Universidade pretende desenvolver um Sistema de Inscrições A Secretaria Académica prepara o curriculum de disciplinas para um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google