A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Curso de tecnologia em sistemas para internet A utilização de um Sistema de Informação como estratégia competitiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Curso de tecnologia em sistemas para internet A utilização de um Sistema de Informação como estratégia competitiva."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Curso de tecnologia em sistemas para internet
A utilização de um Sistema de Informação como estratégia competitiva nas empresas de Máquinas e Implementos Agrícolas no Estado do Rio Grande do Sul Graduando: Fernando Sartori Orientador: Professor Dr. Renato Neves Allemand Co-Orientador: Professor Dr. Gilson Porciúncula

2 Roteiro de apresentação
Introdução Objetivo Revisão da Literatura Descrição do Sistema Apresentação do Sistema Conclusões

3 1) Introdução Grande volume de dados gerados através da internet
Sistemas de Informação  Gerenciamento MAPSMAG: Mapeamento do Setor de Máquinas Agrícolas Justificativa: Por meio da utilização do MAPSMAG uma empresa pode diferenciar-se de outra e tornar- se competitiva no mercado ao utilizar os recursos do sistema e estiver sendo mapeada.

4 2) Objetivo Investigar a possibilidade da utilização de estratégias competitivas através de um Sistema de Informação visando identificar os principais benefícios para as empresas de máquinas e implementos agrícolas do estado do RS.

5 3) Revisão da Literatura
Sistema de informação Ferramenta de suporte à gestão Coletam dados, processam e geram informações úteis Permitem monitorar o ambiente dos negócios Processo de tomada de decisão Tomadas de decisões baseadas em experiências de vida.  Identificação do problema – Investigar a solução - Selecionar a melhor opção - Implementação.

6 3) Revisão da Literatura
Inteligência competitiva Processo ético que consiste em buscar, analisar e gerenciar informações externas auxiliando na tomada de decisão Visa reduzir os riscos Possibilita agir antecipadamente em relação aos concorrentes

7 4) Descrição do sistema O Sistema MAPSMAG Interface: simples e usual
Módulo Mapeamento: mapear as empresas de máquinas agrícolas do estado do RS

8 4) Descrição do sistema Módulo Estatísticas Gráficas: recurso que possibilita aos gestores a análise de informações referentes as empresas de máquinas agrícolas. Geração de tabelas com dados oriundos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

9 4) Descrição do sistema Processo de desenvolvimento
 Conceitos da Engenharia de Software - Modelo em cascata (sequencial) Análise: Estudo da viabilidade e análise de requisitos Projeto: UML - Diagramas de sequência e Casos de uso Implementação: Geração de código

10 4) Tecnologias utilizadas
 PostgreSQL - Robusto - Estável - Arquitetura confiável HTML + CSS - Estruturação e estilização das páginas  CodeIgniter - Framework PHP - Desenvolvimento rápido de aplicações - Estrutura baseada em MVC(Model, View, Controller)

11 4) Descrição do sistema Tecnologias utilizadas  GoogleMaps
- API: Interface de programação de aplicativos - Conjunto de classes e métodos escritos em Javascript  Chart Tools - API - Geração de gráficos estatísticos - Cross-browser – compatibilidade com navegadores

12 4) Descrição do sistema A coleta dos dados: Manipulação dos dados:
 Empresas de máquinas agrícolas  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Sistema SIDRA Manipulação dos dados:

13 4) Descrição do sistema O Arquivo CSV - Exemplo arquivo csv
gerado pelo SIDRA - Contém os dados dos principais produtos e a quantidade total produzida por mesorregião do RS

14 4) Descrição do sistema O parser
- Script que automatiza o processo de inserção dos dados para o banco de dados do MAPSMAG - Utilização de funções de manipulação de arquivos - Recebe como entrada um arquivo, faz a leitura, e grava os dados no banco do MAPSMAG

15 4) Descrição do sistema Benefícios para as organizações
- Desenvolvimento de novos produtos - Ferramenta de poio na tomada de decisão

16 5) Apresentação do sistema

17 6) Conclusões O mapeamento, os gráficos estatísticos e as tabelas:
- Permitem as empresas posicionar-se estrategicamente - Constituem-se em ferramentas que possibilitam a análise de mercado bem como a descoberta de novas oportunidades de negócios - Verificou-se que a obtenção de conhecimento, através do MAPSMAG, auxilia os gestores na tomada de decisão e na intervenção da realidade.

18 6) Conclusões Retomada do tema Dificuldades encontradas
Coleta dos dados das empresas Projetos futuros Expansão da ideia de mapeamento para outros setores da economia Utilização da tecnologia webservices para alimentar o sistema com dados externos mediante conexão de sistemas.

19 6) Conclusões Do ponto de vista teórico, existe a possibilidade de exploração comercial do sistema, tendo em vista suas funcionalidades e o interesse pela ferramenta demostrado pelos gestores. Plano de Negócios

20 Referências ABRAIC - Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva. Disponível em <http://www.abraic.org.br>. Acesso em 11 set 2011. AUDY, Jorge; ANDRADE, Gilberto; CIDRAL, Alexandre. Fundamentos de Sistemas de Informação. Porto Alegre: Bookman, 2005. BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistema de Informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004. CODEIGNITER. Disponível em: <http://www.codeigniter>. Acesso em: 23 de fev CHART TOOLS. Disponível em: < Acesso em: 20 de fev 2012. GABARDO, Ademir Cristiano. CodeIgniter Framework PHP – Construa websites rapidamente com orientação a objetos, MVC e PHP. Ed. Novatec GUIA DO USUÁRIO DO CODEIGNITER <http://codeigniter.com/user_guide/>. Acesso em: 25 de fev 2012. GOOGLE CODE < >. Acesso em: 23 de fev 2012. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: 16 de fev 2012.

21 Referências LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informações gerenciais. Tradução Thelma Guimarães; 7. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. MAEDA, John. As leis da simplicidade. Ed. 1: Novo conceito, 2007. MENCK, André Carlos Martins, MORIGUCHI, Stella Naomi. Marketing (Apostila). MORESI, Eduardo Amadeu Dutra. Delineando o valor de um Sistema de Informação de uma organização. Ci, Inf., Brasília, v.29, n.1, p , jan./abr OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas, operacionais. 5. ed. São Paulo: Atlas, PEREIRA, Maria José Lara de Bretãs; FONSECA, João Gabriel Marques. Faces da Decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997. PORTER, Michael E. Estratégia competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência / Michael E. Porter; tradução Elizabeth Maria de Pinho Braga. – 7. ed. – Rio de Janeiro : Campus, 1991. POSTGRESQL. Disponível em: <http://www.postgresql.org.br>. Acesso em 23 de fev 2012.

22 Referências RASÇÃO, José Poças. Das estratégias à gestão estratégica da Informação: como aumentar o tempo disponível para a tomada de decisão estratégica. Rio de Janeiro; E-Papers, 2006. ROCHA, C.H.B. Geoprocessamento: tecnologia transdisciplinar. Juiz de Fora: Ed. do Autor, 2000. RUMBAUGH, J. etall. Modelagem e Projetos baseados em Objetos. Tradução por Dalton Conde de Alencar. Rio de Janeiro: Editora Campus, SCIP - Society Of Competitive Intelligence Professionals. Disponível em: <http://www.scip.com>. Acesso em 11 de jul 2011. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed., São Paulo: Cortez, 2007. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES EsteraMuszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. SIDRA. Sistema IBGE de Recuperação Automática. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br>. Acesso em 12 de fev 2012. 

23 AGRADECIMENTO Orientador Co-orientador Banca Muito Obrigado!

24 Questionamentos?

25 Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Curso de tecnologia em sistemas para internet
A utilização de um Sistema de Informação como estratégia competitiva nas empresas de Máquinas e Implementos Agrícolas no Estado do Rio Grande do Sul Acadêmico: Fernando Sartori Orientador: Renato Neves Allemand


Carregar ppt "Instituto Federal Sul-Rio-Grandense Curso de tecnologia em sistemas para internet A utilização de um Sistema de Informação como estratégia competitiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google