A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA DOS JOGOS APLICADA À ECONOMIA Aluna Priscila Zacarias Rizzo Orientador Prof. Vladimir Sipriano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA DOS JOGOS APLICADA À ECONOMIA Aluna Priscila Zacarias Rizzo Orientador Prof. Vladimir Sipriano."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA DOS JOGOS APLICADA À ECONOMIA Aluna Priscila Zacarias Rizzo Orientador Prof. Vladimir Sipriano Camilo 2009

2 Introdução Este trabalho ter por objetivo estudar a teoria dos jogos e o equilíbrio de Nash. Analisar como estes podem ser úteis na tomada de decisões de empresas. E tentar aplicá-la ao ramo automobilístico.

3 O objetivo deste trabalho é entender a teoria dos jogos e o equilíbrio de Nash; Analisar seus experimentos e críticas; Mostrar como esta teoria pode ser útil na tomada de decisões de empresas; E aplicá-la ao ramo automobilístico, mostrando assim o quanto é importante se fazer uma análise das possíveis ações e reações antes da tomada de decisão. Objetivo específico:

4 Justificativa: O estudo desta teoria é importante na Economia, pois ajuda na criação de estratégias. No ramo automobilístico esta teoria nos ajuda a identificar a melhor estratégia a ser tomada com base nas possíveis reações da concorrência, tornando possível maximizar o lucro das empresas- através de atração de demanda ou até mesmo eliminação de concorrência- que é um dos principais objetivos das empresas modernas.

5 Metodologia: A metodologia utilizada foi exploratória, pois a pesquisa buscava mostrar como esta teoria pode ser aplicada a Indústria automobilística. Foram estudadas diversas fontes da literatura econômica que ajudaram a compreender o que é esta teoria, suas aplicações e suas críticas. Foi realizado um estudo sobre as empresas do ramo automobilístico Brasileiro e uma análise de como esta teoria pode auxiliar as empresas na tomada de decisão.

6 Estrutura do Trabalho: Elaboração de uma base teórica sobre a teoria dos jogos e seus teoremas; Análise de experimentos; Estudo sobre o que são os oligopólios e de que forma a teoria dos jogos pode ajudar estes na tomada de decisões; Análise das críticas e como estas prejudicam a criação de cenários; E histórico das indústrias automobilísticas e criação situações hipotéticas com análise sobre as possíveis ações e reações.

7 Principais Resultados: A teoria dos jogos estuda situações estratégicas onde são analisadas as possíveis ações de um jogador na tentativa de aumentar seu retorno. O equilíbrio de Nash é um conjunto de estratégias onde cada jogador fará o melhor que pode em função das ações de seus adversários.

8 Principais Resultados: A partir da análise dos experimentos da teoria dos jogos (Dilema dos prisioneiros, Leilão do Dólar, Jogo do Ultimato, entre outros), percebe- se que a cooperação em todos os casos traria um resultado melhor. Porém como as pessoas estão pensando em diminuir suas perdas, sem saber a reação do concorrente, decidem que é melhor ganhar menos do que sair no prejuízo.

9 Principais Resultados: Em um oligopólio cada uma das empresas participantes pretende fazer o melhor que pode, para gerar lucros, portanto precisa prever antecipadamente as ações, reações dos concorrente para escolher a melhor estratégia, através da construção de cenários; Existem diversas críticas à aplicação desta Teoria, como: o método experimental, o fator psicológico, não transparência dos mercados, difícil gestão do jogo e as informações assimétricas, o que dificulta a análise.

10 Referências: ABRANTES, Maria Luísa Perdigão A Teoria dos Jogos e os Oligopólios Disponível em: Acesso em 16 out 2008http://www.caaei.org/anexos/33.pdf FIANE, Ronaldo Teoria dos Jogos: para cursos de Administração e Economia 5. ed. Rio De Janeiro : Elsevier, 2004 KON, Anita Economia Industrial São Paulo: Nobel, 1999 MARINHO, Raul Prática na teoria – aplicações da teoria dos jogos e da evolução aos negócios São Paulo : Saraiva, 2005

11 Referências: MCGUIGAN, James R. ; MOYER, R. Charles ; HARRIS, Frederick H. De B. Economia de Empresas – aplicações, estratégia e táticas Tradução da 9. ed. Norte americana ; tradução : GALMAN, Roberto São Paulo : Pioneira Thomson Learning, 2004 PINDYCK, Robert S. ; RUNBINFELD, Daniel L Microeconomia 5ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA DOS JOGOS APLICADA À ECONOMIA Aluna Priscila Zacarias Rizzo Orientador Prof. Vladimir Sipriano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google