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A Teoria do Caos e as Organizações As possíveis influências e impactos do caos determinístico no processo de administrar. Guilherme Aurélio da Silva Arantes.

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1 A Teoria do Caos e as Organizações As possíveis influências e impactos do caos determinístico no processo de administrar. Guilherme Aurélio da Silva Arantes

2 Roteiro Introdução; Teoria das Organizações; Teoria do Caos; Interseção; Metodologia; Case – Coca Cola; Case – GM; Considerações finais;

3 A descrição dos físicos sobre mecânica quântica e a teoria do caos dos matemáticos podem fornecer um esclarecimento em relação a como as organizações mudam. -Henry Mintzberg et al (1998, pg 8)

4 Introdução Complexidade nas Organizações; Rapidez das Tomadas de Decisão; Surgimento de novas abordagens; Teoria do Caos – filosofia Científica; Objetivos: –Organizações = sistemas caóticos? –Impactos da Teoria do Caos; –Estudos de caso; Justificativa;

5 Teoria das Organizações Evolução das Teorias Organizacionais; Tomada de Decisão: –Certeza x Incerteza (Certo, 2003); –Racionalidade Delimitada (Shimizu, 2010); Planejamento (Certo, 2003); Controle (Lacombe e Heilborn, 2008); Estratégia (Mintzberg et al, 1998); Imprevisibilidade do longo prazo;

6 Teoria do Caos Definição do Caos (Lorenz, 1993); Sistemas caóticos (Williams, 1999); –Não-linearidade; –Dinamicidade; –Determinismo; Dependência Sensível das Condições Iniciais (Gleick, 1989); (vídeo)(vídeo) Atrator de Lorenz;

7 Interseção Teoria do Caos = abordagem sistêmica; Não linearidade: influência de várias variáveis; dificuldade em quantificar; Dinâmico: ambiente interno e externo em frequente mudança; Determinístico: a situação de hoje depende da situação de ontem - efeito de seu estado anterior, e como a causa daquele que virá (Laplace, 1902);

8 Interseção Tomada de Decisão Procurar entender o máximo de variáveis para chegar a decisões estruturadas. Fugir da racionalidade delimitada. Fazer do processo decisório algo contínuo. Análise detalhada dos problemas na busca de causas pequenas. Planejamento Construção diária de metas e objetivos baseado nos resultados. Decisões no presente para alcançar um cenário futuro (não se pode agir no futuro). Controle Análise de resultados e feedback. Modificação das direções da empresa para minimizar o efeito da Dependência Sensível das Condições Iniciais. Estratégia Procurar aprender e se adaptar conforme enfrenta problemas. Deixar de ser reativa e procurar renovar seu plano geral de ação à medida que surgem novas perspectivas. Busca de um modelo geral para ponderar as variáveis e suas relações de causa e efeito.

9 Metodologia Tipo de Pesquisa: –Exploratória; –Explicativa; –Bibliográfica; –Estudo de Caso; Tratamento qualitativo dos dados;

10 Caso da Coca-Cola Erro de Marketing; Decisão estruturada; Ações no sentido de deter a concorrente; Marca > Produto; Reconhecimento do erro; Adaptação e aprendizagem; Planejamento, Controle e Estratégia minimizando a Dependência Sensível das Condições Iniciais;

11 Caso da GM Diminuição do market share; Decisão para mudar a situação; Erro de estratégia? Insistência no erro; Investimentos muito altos; Despreocupação com o curso das ações; Consequências devastadoras;

12 Considerações Finais Objetivos; Cases – grandes empresas, grandes erros; O papel da Teoria do Caos; Limitações: –Análise filosófica / não matemática; –Falta de bibliografia específica; Sugestões para trabalhos futuros;

13 Referências Bibliográficas MINTZBERG, H; AHLSTRAND, B e LAMPEL, J. Strategy safari: a guided tour through the wilds of strategic management. New York: The Free Press, SHIMIZU, Tamio Decisão nas organizações. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, LACOMBE F. e HEILBORN G. Administração Princípios e Tendências. 2ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2008; CERTO, Samuel C. Administração Moderna. São Paulo: Prentice Hall, 2003; LORENZ, Edward A essência do Caos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, WILLIAMS, G. P. Chaos theory tamed. Washington: Joseph Henry Press, 1999; LAPLACE, P. S. A philosophical essay on probabilities: Robert Drummond Printer, New York, 1902; GLEICK, James Caos: a criação de uma nova ciência. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

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