A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DUALIDADE QUE REGE O UNIVERSO CAOS E ORDEM CAOSCAOS EE ORDEMORDEM DUALIDADE QUE REGE O UNIVERSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DUALIDADE QUE REGE O UNIVERSO CAOS E ORDEM CAOSCAOS EE ORDEMORDEM DUALIDADE QUE REGE O UNIVERSO."— Transcrição da apresentação:

1 DUALIDADE QUE REGE O UNIVERSO CAOS E ORDEM CAOSCAOS EE ORDEMORDEM DUALIDADE QUE REGE O UNIVERSO

2 CAOS ROMANOSDesordem, confusão. ROMANOS : Desordem, confusão. Vasto abismo, fenda. Estado de matéria sem forma e espaço infinito que existia antes do universo ordenado. GREGOS GREGOS: ORIGEM DA PALAVRA:

3 SENTIDO FILOSÓFICO-CIENTÍFICO MODERNO: CAOSINTERAÇÃO ORDEMDESORDEM ORGANIZAÇÃO DESINTEGRAÇÃO

4 SISTEMAS ORDENADOSCONSTANTE MOVIMENTO MOVIMENTOVIDA MUNDO INSATISFAÇÃOINSATISFAÇÃO Não integrado ao movimento do mundo Não integrado ao movimento do mundo. Fim de um ciclo. Fim de um relacionamento. Mudança de emprego. Queda financeira. Perdas.Morte.

5 CIÊNCIA CIÊNCIA HÁ 100 ANOS HÁ 100 ANOS: Imagem do progresso e da civilização. DEPOIS DEPOIS: - Dúvidas quanto à ciência clássica. - Novas teorias foram surgindo. SÉCULO XX SÉCULO XX - Grandes contribuições: Teoria da Relatividade (Einstein) Física Quântica - Teoria das Incertezas (Heisenberg) Teoria do Caos - Ciência universal que estuda a complexidade.

6 Buscar um padrão em todo comportamento irregular. Detectar padrões nas coisas desprovidas de ordem aparente. Compreender e dar respostas às flutuações incertas e irregulares que se encontram na natureza (resíduos). TEORIA DO CAOS OBJETIVOS

7 SISTEMAS Aplica-se a SISTEMAS - partes em interação Aplica-se a SISTEMAS - partes em interação DINÂMICOS DINÂMICOS - mudam, evoluem. DETERMINISTAS DETERMINISTAS - evento futuro depende do precedente (não há aleatoriedade – há uma ordem oculta). NÃO-LINEARES NÃO-LINEARES - complexos. Agentes individuais com liberdade para interconectar-se e agir. Imprevisibilidade. DINÂMICOS DINÂMICOS - mudam, evoluem. DETERMINISTAS DETERMINISTAS - evento futuro depende do precedente (não há aleatoriedade – há uma ordem oculta). NÃO-LINEARES NÃO-LINEARES - complexos. Agentes individuais com liberdade para interconectar-se e agir. Imprevisibilidade. Conjunto de órgãos vegetais ou animais que cooperam na realização de uma função comum. TEORIA DO CAOS

8 RELAÇÕES LINEARES Podem ser estabelecidas com uma linha reta num gráfico. De fácil compreensão, tudo pode ser desmontado e novamente montado – as peças se encaixam. Equações ou problemas resolvíveis, por isso adequados aos manuais. RELAÇÕES NÃO-LINEARES Os problemas não podem, em geral, ser solucionados e não podem ser somados uns aos outros.

9 PONTO DE BIFURCAÇÃO CAOS MUDANÇA CAOS CAOS CAOS Sistema estável - alguma coisa acontece - penetramos no CAOS - leva a uma bifurcação do sistema. A partir do CAOS pode haver uma reorganização em outro patamar.

10 TEORIA DO CAOS CLIMA CLIMA Sistema de muita complexidade EDWARD LORENZ (1960) - matemático, meteorologista EDWARD LORENZ (1960) - matemático, meteorologista. T rabalhava num modelo informático de previsão do clima, para encontrar ordem nas alterações climáticas. Analisava sequências, a partir de parâmetros iniciais. Com a sequência 0,506127, chegou a um resultado surpreendente.TRADICIONALMENTE: - Resultados simples - causas simples - Resultados complexos - causas complexas

11 Após a experiência de LORENZ: Pequenas mudanças em um sistema recursivo podem alterar drasticamente os resultados a longo prazo, ou seja, os eventos possuem sensível dependência das condições iniciais. E F E I T O B O R B O L E T A E F E I T O B O R B O L E T A Folclore: Por falta de um prego, perdeu-se a ferradura; Por falta de uma ferradura, perdeu-se o cavalo; Por falta do cavalo, perdeu-se o cavaleiro; Por falta do cavaleiro, perdeu-se a batalha; Por falta da batalha, perdeu-se o reino. Folclore: Por falta de um prego, perdeu-se a ferradura; Por falta de uma ferradura, perdeu-se o cavalo; Por falta do cavalo, perdeu-se o cavaleiro; Por falta do cavaleiro, perdeu-se a batalha; Por falta da batalha, perdeu-se o reino.

12 Conclusão: CAOS não é desordem, não é confusão. CAOS é complexidade, imprevisibilidade....a incerteza surge porque a totalidade do universo resiste a ser estudada em pedaços... (Margaret Wheatley) O MUNDO É CAOS: NÃO É DETERMINADO NÃO É DETERMINADO É MAIS SENSÍVEL DO QUE JAMAIS IMAGINAMOS É MAIS SENSÍVEL DO QUE JAMAIS IMAGINAMOS É UM MAR DE ENERGIA É UM MAR DE ENERGIA É UMA CONQUISTA ETERNA É UMA CONQUISTA ETERNA Conclusão: CAOS não é desordem, não é confusão. CAOS é complexidade, imprevisibilidade....a incerteza surge porque a totalidade do universo resiste a ser estudada em pedaços... (Margaret Wheatley) O MUNDO É CAOS: NÃO É DETERMINADO NÃO É DETERMINADO É MAIS SENSÍVEL DO QUE JAMAIS IMAGINAMOS É MAIS SENSÍVEL DO QUE JAMAIS IMAGINAMOS É UM MAR DE ENERGIA É UM MAR DE ENERGIA É UMA CONQUISTA ETERNA É UMA CONQUISTA ETERNA

13 IMPREVISIBILIDADEIMPREVISIBILIDADE SER O QUE CADA UM É. FOCO DO CAOS: AS PESSOAS O ser humano é o ser mais vivo, mais completo, mais complexo, mais imprevisível, mais caótico... Precisamos nos entender como sistemas complexos. FOCO DO CAOS: AS PESSOAS O ser humano é o ser mais vivo, mais completo, mais complexo, mais imprevisível, mais caótico... Precisamos nos entender como sistemas complexos. E A BIODANZA? E A VIDA?

14 Podemos dizer que o CAOS é velho conhecido do Homem, das suas emoções, das suas atitudes, das suas decisões. CAOS representa aquilo que temos de espontâneo, mesmo quando tentamos ser racionais. CAOS representa as incertezas de sempre, mesmo quando achamos que temos resposta para tudo. Mas CAOS também representa que as nossas ações, por mais insignificantes que pareçam no geral, podem ter um peso fundamental sobre o nosso futuro.

15 CAOS representa que o destino não é algo determinado, mas está em nossas mãos. O CAOS representa o próprio homem. Por isso nos causa tanto medo. Mas não existe uma receita para fugir do CAOS. Não existe segredo no Universo. O que precisamos é ter nova percepção do Universo e das coisas do mundo a nossa volta. Precisamos encontrar novas maneiras de encarar o CAOS. Precisamos encontrar novas maneiras de encarar o CAOS. O que precisamos é ter nova percepção do Universo e das coisas do mundo a nossa volta. Precisamos encontrar novas maneiras de encarar o CAOS. Precisamos encontrar novas maneiras de encarar o CAOS.

16 A Biodanza nos ensina uma nova forma de perceber o mundo: Nada está separado. Nada está isolado. TODOS SOMOS UM. Cada um de nós está conectado com o outro. Todos estamos conectados com o Universo, com a totalidade. A Biodanza nos ensina uma nova forma de perceber o mundo: Nada está separado. Nada está isolado. TODOS SOMOS UM. Cada um de nós está conectado com o outro. Todos estamos conectados com o Universo, com a totalidade.

17 Poema de Rolando A força que nos conduz É a mesma que incendeia o sol Que movimenta o mar Que faz florescer as cerejeiras. A força que nos move É a mesma que faz vibrar a semente Com sua mensagem imemorial de vida.

18 A dança gera o destino Seguindo as mesmas leis Que vinculam a flor e a brisa. No girassol da harmonia TODOS SOMOS UM. Rolando Toro Araneda


Carregar ppt "DUALIDADE QUE REGE O UNIVERSO CAOS E ORDEM CAOSCAOS EE ORDEMORDEM DUALIDADE QUE REGE O UNIVERSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google