A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias de Sistemas de Informação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias de Sistemas de Informação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 Teorias de Sistemas de Informação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

2 Modelos de Sistemas Colocando o Pensamento Sistêmico em Prática

3 Para lidar com turbulências e melhorar sua sustentabilidade, as organizações lançam mão de estratégias: planejam seu futuro e procuram modelos para alcançar este futuro (CASTRO et al., 2005)

4 Construir uma representação da realidade que nos permita, de modo mais seguro e econômico, criar um ambiente para, se necessário, simular sua funcionalidade, estudar a viabilidade de implementação, etc. Então, podemos conceituar como uma abstração da realidade (AUDY; ANDRADE; CIDRAL, 2005)

5 Os modelos podem assumir diversas formas, desde os modelos físicos até aos modelos conceituais, incluindo-se aí os modelos matemáticos (CASTRO et al., 1999)

6 Os modelos podem assumir diversas formas, desde os modelos físicos até aos modelos conceituais, incluindo-se aí os modelos matemáticos ajudar na elaboração do raciocínio, uma vez que sua representação requer uma organização de seus elementos de forma clara e objetiva; ajudar na visualização do sistema que está em estudo, tanto do ponto de vista funcional, estrutural ou comportamental; ajudar na construção de sistemas; ajudar na documentação de sistema e no registro da decisão tomada; auxiliar na comunicação, pois a linguagem natural é ambígua e a representação construída pode ser a forma para uma única descrição; apoiar atividades de formação e treinamento, em muitos casos, o risco ao usar o modelo é menor do que trabalhar diretamente com o sistema; prever, pois podem ser usados em estudos antecipados de situações; viabilizar a realização de experimentos com custos mais baixos.

7 Quando se pensa por meio de modelos, passa-se a ter condições de colocar em prática a abordagem sistêmica, pode-se dizer que um modelo é um sistema, ou visto como tal, às vezes abstratos ou concretos. É muito comum o desenvolvimento de sistemas de informação fazer uso de representação gráfica para desenhar o modelo (AUDY; ANDRADE; CIDRAL, 2005).

8 Referências AUDY, J. L. N.; ANDRADE, G. K.; CIDRAL, A. Fundamentos de Sistemas de Informação. Porto Alegre: Bookman, AUDY, J. L. N.; ANDRADE, G. K.; CIDRAL, A. Fundamentos de Sistemas de Informação. Porto Alegre: Bookman, CASTRO, A. M. G; LIMA, S. M. V.; CARVALHO, J. R. P. Planejamento de C&T: sistemas de informação gerencial. Brasília: Embrapa-SPI, CASTRO, A. M. G; LIMA, S. M. V.; CARVALHO, J. R. P. Planejamento de C&T: sistemas de informação gerencial. Brasília: Embrapa-SPI, CASTRO, A. M. G; LIMA, S. M. V; BORGES- ANDRADE, J. E. Metodologia de Planejamento Estratégico das Unidades do MCT. Brasília: MCT, CASTRO, A. M. G; LIMA, S. M. V; BORGES- ANDRADE, J. E. Metodologia de Planejamento Estratégico das Unidades do MCT. Brasília: MCT, 2005.


Carregar ppt "Teorias de Sistemas de Informação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google