A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO SÓCIOAMBIENTAL NA DÉCADA DE 70. ANTECENDENTES DA CRISE DE 1970 DIMINUICAO DA VIDA AQUÁTICA NÁUFRAGO DO NAVIO PETROLEIRO EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO SÓCIOAMBIENTAL NA DÉCADA DE 70. ANTECENDENTES DA CRISE DE 1970 DIMINUICAO DA VIDA AQUÁTICA NÁUFRAGO DO NAVIO PETROLEIRO EDUCAÇÃO AMBIENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO SÓCIOAMBIENTAL NA DÉCADA DE 70

2 ANTECENDENTES DA CRISE DE 1970 DIMINUICAO DA VIDA AQUÁTICA NÁUFRAGO DO NAVIO PETROLEIRO EDUCAÇÃO AMBIENTAL

3 CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO

4 A REUNIÃO OS MOTIVOS ANIMOSIDADES E CONFLITOS BRASIL NA CONFERÊNCIA

5 A posição do Brasil em relação à conferência de Estocolmo era de defender o desenvolvimento a qualquer custo e não reconhecer a gravidade dos problemas ambientais. O Brasil acreditava que para chegar a um nível de desenvolvimento adequado não podia poupar nenhum esforço para alcançá-lo. Alegava, ainda, que a maior poluição era a nossa pobreza.

6 A postura brasileira se deu por dois motivos primordiais: o primeiro é pelo fato do país ter um projeto de combate à pobreza, através do crescimento econômico, amparado na industrialização e na expansão de fronteiras agrícolas, nos mesmos moldes que estavam sendo questionados na conferência. Em segundo lugar, porque o Brasil encontrava-se sob uma ditadura militar, e o governo brasileiro temia que a questão ambiental pudesse servir de veiculo para interferência da ONU em assuntos internos.

7 No ano da conferencia de Estocolmo, o Brasil era comandado pelo General Emilio Garrastazu Médici ( ), cujo governo ficou conhecido como os anos negros da ditadura.O objetivo maior da Conferência de Estocolmo era encorajar a ação governamental e de organismo internacionais, bem como oferecer diretrizes para a proteção e aprimoramento do meio ambiente humano mediante cooperação internacional.

8 Incluiu entre seus temas para discussão, o crescimento populacional, a necessidade de crescimento econômico, principalmente dos países em desenvolvimento, e a conservação do meio ambiente, trazendo uma nova percepção sobre uso dos recursos naturais. Os debates giraram em torno da constatação de que o modelo tradicional de crescimento econômico levaria ao esgotamento completo dos recursos naturais, pondo em risco a própria sobrevivência do planeta.

9

10 Em 1972, um estudo do Clube de Roma apontou, pela primeira vez, Os limites do crescimento. Quatro décadas depois, a destruição das florestas, a degradação ambiental e a poluição aumentaram de forma vertiginosa, gerando o aquecimento do planeta pelas emissões de gases causadores do efeito estufa.

11 Hoje, diante do fracasso dos esforços para deter o aquecimento global (o Protocolo de Kyoto havia estabelecido a necessidade de reduzir gases causadores do efeito estufa ao nível de 1990), surge novamente a consciência dos limites do crescimento e a chamada ao decrescimento

12 A aposta pelo decrescimento não é apenas uma moral crítica e reativa,mas uma tomada de consciência sobre um processo que se instaurou no coração do mundo moderno, que atenta contra a vida do planeta e a qualidade da vida humana.

13 O estudo publicado pelo Clube de Roma foi um dos principais fatos para a ampliação da divulgação do tema. O relatório denunciava que o crescente consumo mundial ocasionaria um limite de crescimento e um possível colapso do ecossistema global. O relatório foi recebido com perplexidade pelo grande público e pelos cientistas, que após a 2ª Guerra Mundial, havia se habituado a escutar louvor ao crescimento econômico e à sociedade de massas.

14 SEMA (SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE)

15 A Secretaria do Meio Ambiente foi criada pela Lei n° 8.538, de 20 de dezembro de Originalmente chamada Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos –teve sua denominação alterada para Secretaria do Meio Ambiente – SEMA, em 06 de junho de 2008, a partir da implementação da sua reforma administrativa (Lei nº ).Lei n° 8.538Lei nº

16 A SEMA tem por finalidade assegurar a promoção do desenvolvimento sustentável dos Estado formulando e implementando as políticas públicas voltadas para harmonizar a preservação, conservação e uso sustentável do meio ambiente, com respeito à diversidade étnico-racial-cultural e à justiça sócio- ambiental.

17 O objetivo é implementar ações de fortalecimento comunitário, através de estratégias de educação ambiental, mobilização e articulação, deflagrando um processo de formação de lideranças jovens para atuarem como protagonistas na melhoria da qualidade de vida nas suas comunidades.

18 PNUMA (PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE); CRESCIMENTO DE GOIÂNIA; ACONTECIMENTOS ENTRE 1971 A 1979.

19 VANTAGENS DO MEIO AMBIENTE

20 Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social. No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao solo, ar e água; entre outros tantos fatores negativos.meio-ambienteresíduospapelárvoresmetanogás carbônicosoloarágua

21 No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de re- aproveitamento.recursos naturais No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.qualidade de vida

22 No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo.Eles também trabalham na colecta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.Brasilsucatasalumínio

23 Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.educação O manuseio de resíduos deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças. No Brasil, as prefeituras de cinco cidades fornecem serviço de coleta seletiva a 100% das residências. Esses municípios são: Curitiba (PR), Itabira (MG), Londrina (PR), Santo André (SP), Santos (SP) e Diadema (SP)BrasilCuritibaItabira LondrinaSantos

24 TIPOS DE RECICLAGENS Reciclagem de aço Reciclagem de alumínio Reciclagem de baterias Reciclagem de computadores Reciclagem de embalagens longa vida Reciclagem de entulho Reciclagem de madeira Reciclagem de metal Reciclagem de papel Reciclagem de plástico e embalagens Reciclagem de plásticoembalagens Reciclagem de vidro

25 OBRIGADA! BOA NOITE!


Carregar ppt "GESTÃO SÓCIOAMBIENTAL NA DÉCADA DE 70. ANTECENDENTES DA CRISE DE 1970 DIMINUICAO DA VIDA AQUÁTICA NÁUFRAGO DO NAVIO PETROLEIRO EDUCAÇÃO AMBIENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google