A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 4 Shell Molding Referências: CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica. Vol.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 4 Shell Molding Referências: CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica. Vol."— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 4 Shell Molding Referências: CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica. Vol. II TORRE, J. Manual Prático de Fundição Telecurso Processos de Fabricação.

2 Shell Molding (moldagem em casca) As desvantagens da moldagem em areia verde levaram a pesquisas e desenvolvimento de aglomerantes que permitissem melhorar as propriedades do molding. No Shell Molding usa-se resinas como aglomerante da areia. Com adição de calor a resina provoca uma união firme da areia e uma casca de aproximadamente 10 mm de espessura encobre o molde.

3 Passo a passo do Shel Molding 1.O modelo é feito de metal, para resistir ao calor e, às vezes à chama. É fixado numa placa de separação superior/inferior.

4 Passo a passo do Shel Molding 2.A placa é aquecida (200 a 250 °C), juntamente com o modelo, normalmente por bicos de gás.

5 Passo a passo do Shel Molding 3.Depois de aplicar um desmoldante, deposita-se a mistura de areia+resina sobre o modelo e a placa. Uma técnica usual de deposição da areia+resina consistem em bascular um reservatório desta mistura, como indica a figura.

6 Passo a passo do Shel Molding 4.A resina funde e adere à areia, formando uma casca de 10 a 15 mm de espessura sobre o molde e a placa.

7 Passo a passo do Shel Molding 5.A casca, ainda presa ao modelo, é curada em estufa entre 350 a 450°C

8 Passo a passo do Shel Molding Retirado o modelo, a casca forma o molde. Adequadamente montado em caixa de areia, o molde recebe o metal líquido. Após solidificação e esfriamento da peça fundida, o molde é destruído e a peça retirada. A mistura areia-resina que não formou a casca é utilizada em etapas futuras.

9 Resumo ilustrativo do Processo Shell Molding

10 Vantagens e Desvantagens do Processo Shell Molding, em relação à areia verde Vantagens: Pode ser totalmente automatizado, Maior produtividade, Menor custo operacional, Menor custo total na produção em série, Os moldes podem ser armazenados, Melhor acabamento superficial. Desvantagens: Maior custo com materiais e energia, Maior custo para pequenos volumes. Maior dificuldade em retirar os gases e as resinas normalmente fazem aumentar a produção de gases. Limitado a peças relativamente pequenas.


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 4 Shell Molding Referências: CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica. Vol."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google