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DA HORTIFRUTICULTURA NO PARANÁ

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Apresentação em tema: "DA HORTIFRUTICULTURA NO PARANÁ"— Transcrição da apresentação:

1 DA HORTIFRUTICULTURA NO PARANÁ
PERSPECTIVAS DA HORTIFRUTICULTURA NO PARANÁ 06/06/2003 Livaldo Gemin

2 PRODUTORES VÃO DOBRAR EXPORTAÇÕES DE FRUTAS

3 ELEVAÇÃO

4 As exportações brasileiras de frutas frescas devem somar US$ 512,1 milhão no biênio 2003/04, um crescimento de 112% sobre a receita obtida pelo setor em 2002, de US$ 241 milhões. A expectativa é de que até o final de 2004 o volume de frutas embarcado para o mercado exterior ultrapasse as 900 mil toneladas. No ano passado, o Brasil exportou 668,9 mil toneladas de frutas.

5 O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas, com safra estimada em 38 milhões de toneladas, atrás da China, que produz anualmente 133 milhões de toneladas e da Índia, que colhe todo ano 58 milhões de toneladas.

6 PROJETO HORIZONTAL IBRAF X APEX

7 Para elevar as vendas externas e ingressar em novos mercados, o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) renovou parceria com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex) e criou o Projeto Horizontal de Promoção das Exportações de Frutas Brasileiras, que receberá investimentos de R$ 8,5 milhões até o final de 2004, dos quais R$ 4,5 milhões serão oriundos da iniciativa privada e R$ 4 milhões serão financiados pela Apex.

8 Deverão surgir 500 novas empresas, entre produtores e exportadores
Deverão surgir 500 novas empresas, entre produtores e exportadores. Além de incrementar as exportações, a iniciativa vai contribuir para elevar em 15% ao ano o valor bruto da produção, que se situou em R$ 9,6 bilhões em 2000.

9 O Programa entre Ibraf e Apex existe desde 1998
O Programa entre Ibraf e Apex existe desde O Programa vai continuar mantendo os mercados já fixados e ingressar em novas praças como: Rússia Leste Europeu Pacífico Sul Canadá Países Asiáticos América Latina

10 PRINCIPAIS CONSUMIDORES
O Brasil exporta limão, banana, abacaxi, tangerina entre outras frutas, para os principais consumidores mundiais, como por exemplo: Alemanha Espanha Estados Unidos Reino Unido Portugal Escandinávia França

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13 A POPULAÇÃO QUE HOJE NÃO É CONSUMIDORA HABITUAL DE FRUTAS
± NO BRASIL = 40% da população

14 TOTAL DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE FRUTAS FRESCAS 2000/2001

15 Existem cerca de 30 mil produtores de frutas no Paraná, cultivando 56
Existem cerca de 30 mil produtores de frutas no Paraná, cultivando hectares que geram uma produção da ordem de toneladas (dados SEAB/DERAL - safra 99/00).

16 PRINCIPAIS FRUTAS CULTIVADAS NO ESTADO

17 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES PARA 2003
Identificar alternativas para suprir a insuficiência de assistentes técnicos capazes de alcançar todos os produtores; Identificar e mostrar ao setor de pesquisa as reais necessidades da produção, evitando o descasamento hoje existente e buscar mecanismos que melhorem a difusão dos resultados alcançados; Buscar solução para o impasse causado pela necessidade de realização de tratamentos fitossanitários e a limitada disponibilidade de produtos químicos registrados para tal;

18 Buscar mecanismos para minimizar as dificuldade de acesso a crédito
Buscar mecanismos para minimizar as dificuldade de acesso a crédito. A formação do fundo de aval é uma das reivindicações; Fomentar a organização dos produtores; Proporcionar treinamento em comercialização, incentivando a evolução das relações comerciais para o estabelecimento de parcerias e contratos; Fomentar a capacitação (do trabalhador, do produtor e do técnico);

19 Considerando que a industrialização é fator de grande importância para dar sustentabilidade à produção, identificar mecanismos de incentivo à instalação de pequenas agroindústrias que garantam absorção de matéria prima local; Estabelecer sistema de divulgação sistemática de preços e de quantidades disponíveis para comercialização. Buscar o envolvimento das instituições que compõem o agronegócio da fruta no estado para definir um programa estadual para a fruticultura que, além de definir o zoneamento agro- climático para cada cultura (trabalho em andamento no IAPAR) também contemple o planejamento estratégico e comercialização, ou seja: o quê, quanto e onde plantar, para quem vender; qual a melhor época para ofertar o produto (podas programadas), etc;

20 COMO VAI SE DAR A CONVERSÃO DAS PROPRIEDADES PRODUTORAS DE GRÃOS ?

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22 PRODUÇÃO FAMILIAR NÃO QUER DIZER PRODUÇÃO COM QUALIDADE NEM SUSTENTAÇÃO DA FAMÍLIA NO CAMPO


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