A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dezembro/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 7ª REGIONAL DE SAÚDE DE PATO BRANCO SEÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dezembro/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 7ª REGIONAL DE SAÚDE DE PATO BRANCO SEÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE."— Transcrição da apresentação:

1 Dezembro/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 7ª REGIONAL DE SAÚDE DE PATO BRANCO SEÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE

2 2008 1ª Oficina de Capacitação sobre Manejo Clínico e Descentralização do Programa de Tuberculose Publico Alvo: Médicos, Enfermeiros e ACS* Resultado da Oficina: - Não ocorreu a descentralização; - Resistência da Referência Regional; - Resistência dos Gestores Municipais; - Resistência de alguns Médicos. Descentralização do Programa de Controle da Tb

3 Dificuldades Encontradas: - Falta de apoio da Direção Regional; - Permanência de baixa taxa de detecção de casos novos; - Não houve adesão e implantação do TDO; - Baciloscopias de acompanhamento não solicitadas/realizadas [por parte da referência]; - Alta rotatividade dos profissionais médicos nos municípios. Aspectos Positivos: - Aumento do número de Baciloscopias de Controle; - Melhoria na avaliação dos contatos dos BK positivos; - Aumento da solicitação de exames de HIV e atualização no sistema de informação.

4 Persistência da Coordenação Regional e Estadual para ocorrer a descentralização do Programa Com apoio e empenho do novo Diretor da Regional Dr. Carlos Volpato, o mesmo sensibilizou a referência regional no sentido da descentralização. Descentralização do Programa de Controle da Tb

5 2011 2ª Oficina de Capacitação para Descentralização e Manejo Clínico da TB Público Alvo: Médicos, Enf., Ass. Social, Coordenação dos Programas DST/AIDS, Saúde Mental e ESF. Resultado Alcançados: -Apoio da Referência Regional e dos municípios; -Estabelecido fluxo de atendimento; -Aumento de registro de Sintomáticos Respiratórios [SR]; -Implantação do TDO; -Sensibilização das ESFs; -Diagnóstico de TB em 02 municípios; -Realização de Teste Tuberculínico [TT] Reunião técnica para a descentralização dos medicamentos.

6 Obrigada! Katia Storti de Azevedo Noris Ribeiro da Silva Seção de Vigilância Epidemiológica [46]


Carregar ppt "Dezembro/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 7ª REGIONAL DE SAÚDE DE PATO BRANCO SEÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google