A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LER E ESCREVER EM TODAS AS DISCIPLINAS CURRICULARES UTILIZANDO A COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LER E ESCREVER EM TODAS AS DISCIPLINAS CURRICULARES UTILIZANDO A COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS."— Transcrição da apresentação:

1 LER E ESCREVER EM TODAS AS DISCIPLINAS CURRICULARES UTILIZANDO A COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS.

2 Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social. Revista Nova Escola – Edição Especial / Janeiro 2010 NOSSA META lendo e escrevendo com autonomia. Garantir que todos os alunos, até 8 anos de idade, estejam lendo e escrevendo com autonomia.

3 LER E ESCREVER Objetivo específico de todas as atividades escolares. Um desafio para todos da escola. Compromisso do professor alfabetizador em todas as disciplinas.

4 LIVRO DIDÁTICO Ferramenta de trabalho do professor e do aluno no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.

5 A pior forma de uso do Livro Didático é aquela em que o professor perde autonomia e abandona seu próprio projeto de ensino em favor daquele livro, executando com seus alunos as instruções do autor, de fio a pavio. Marcuschi, 2004

6 É necessário redimensionar nossas práticas e ressignificar o uso do Livro Didático no trabalho com a Leitura e a Escrita.

7 A sala de aula é um espaço privilegiado onde se dá o encontro entre a criança, a leitura e a escrita.

8 COMO DESENVOLVER ESTA PRÁTICA? Utilizando o Livro Didático com o objetivo de auxiliar o professor no ensino de uma determinada disciplina, e, concomitantemente, ensinando a ler e escrever. Planejando as Ações Pedagógicas compatibilizando o conteúdo e os textos dos livros com as capacidades de escrita e leitura do 3º ano estabelecidas nos instrumentos institucionais. Estudando o guia do Livro Didático e o Manual do Professor.

9 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Fonte: Guia do Alfabetizador

10 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Fonte: Guia do Alfabetizador

11 LER E ESCREVER EMCIÊNCIAS SUGESTÃO Conhecer textos expositivos e instrucionais para questionar. Gêneros privilegiados Texto instrucional. Texto jornalístico. Texto expositivo. Procedimento de estudo Relatório

12 LER E ESCREVER EMGEOGRAFIA SUGESTÃO Leitura de mapas e paisagens Gêneros privilegiados Texto jornalístico Mapa Texto literário Procedimento de estudo Croqui cartográfico

13 LER E ESCREVER EMHISTÓRIA SUGESTÃO A leitura crítica de fontes históricas Gêneros privilegiados Texto literário Imagem Texto jornalístico Procedimento de estudo Relato

14 MATEMÁTICA LER E ESCREVER EM MATEMÁTICA SUGESTÃO Problemas matemáticos sem problemas Gêneros privilegiados Enunciado de problema Tabela e gráfico Procedimento de estudo Justificativa PITÁGORAS

15 Desenvolver hábitos de leitura no Livro Didático, implica em: criar intimidade com o livro; ter comportamento ativo; atribuir sentidos; construir significados e, atender um objetivo que deve estar presente para o leitor: Ler para quê?


Carregar ppt "LER E ESCREVER EM TODAS AS DISCIPLINAS CURRICULARES UTILIZANDO A COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google