A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”"— Transcrição da apresentação:

1 LER E ESCREVER EM TODAS AS DISCIPLINAS CURRICULARES UTILIZANDO A COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS.

2 “Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.” Revista Nova Escola – Edição Especial / Janeiro 2010 NOSSA META Garantir que todos os alunos, até 8 anos de idade, estejam lendo e escrevendo com autonomia.

3 LER E ESCREVER Objetivo específico de todas as atividades escolares.
Um desafio para todos da escola. Compromisso do professor alfabetizador em todas as disciplinas.

4 LIVRO DIDÁTICO Ferramenta de trabalho do professor e do aluno no desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem.

5 Marcuschi, 2004 “A pior forma de uso do Livro Didático é aquela em que o professor perde autonomia e abandona seu próprio projeto de ensino em favor daquele livro, executando com seus alunos as instruções do autor, de ‘fio a pavio’.”

6 É necessário redimensionar nossas práticas e ressignificar o uso do Livro Didático no trabalho com a Leitura e a Escrita.

7 A sala de aula é um espaço privilegiado onde se dá o encontro entre a criança, a leitura e a escrita.

8 COMO DESENVOLVER ESTA PRÁTICA?
Utilizando o Livro Didático com o objetivo de auxiliar o professor no ensino de uma determinada disciplina, e, concomitantemente, ensinando a ler e escrever. Planejando as Ações Pedagógicas compatibilizando o conteúdo e os textos dos livros com as capacidades de escrita e leitura do 3º ano estabelecidas nos instrumentos institucionais. Estudando o guia do Livro Didático e o Manual do Professor.

9 Fonte: Guia do Alfabetizador
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Fonte: Guia do Alfabetizador

10 Fonte: Guia do Alfabetizador
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Fonte: Guia do Alfabetizador

11 LER E ESCREVER EM CIÊNCIAS
SUGESTÃO Conhecer textos expositivos e instrucionais para questionar. Gêneros privilegiados • Texto instrucional. • Texto jornalístico. • Texto expositivo. Procedimento de estudo • Relatório

12 Gêneros privilegiados Procedimento de estudo
LER E ESCREVER EM GEOGRAFIA SUGESTÃO Leitura de mapas e paisagens Gêneros privilegiados • Texto jornalístico • Mapa • Texto literário Procedimento de estudo • Croqui cartográfico

13 Gêneros privilegiados Procedimento de estudo
LER E ESCREVER EM HISTÓRIA SUGESTÃO A leitura crítica de fontes históricas Gêneros privilegiados • Texto literário • Imagem • Texto jornalístico Procedimento de estudo • Relato

14 LER E ESCREVER EM MATEMÁTICA
PITÁGORAS SUGESTÃO Problemas matemáticos sem problemas Gêneros privilegiados • Enunciado de problema • Tabela e gráfico Procedimento de estudo • Justificativa

15 Desenvolver hábitos de leitura no Livro Didático, implica em:
criar intimidade com o livro; ter comportamento ativo; atribuir sentidos; construir significados e, atender um objetivo que deve estar presente para o leitor: Ler para quê?


Carregar ppt "“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google