A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho #2Tesla Motors Inc. AMI – Assistência Médica Internacional Caracterização da organização Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia Organização.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho #2Tesla Motors Inc. AMI – Assistência Médica Internacional Caracterização da organização Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia Organização."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho #2Tesla Motors Inc. AMI – Assistência Médica Internacional Caracterização da organização Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia Organização e Gestão da Empresa OGEstores (Turma 1 - Equipa 3): Sérgio ReisGestor da Equipa João Pedro FerreiraGestor Adjunto Pedro Moura MaiaGestor da Documentação Pedro BarrosAuditor Interno Pedro LinoAuditor Interno

2 Metodologia/Abordagem 2 Descrição da Organização Evolução do Negócio Ambiente Geral e Específico Análise dos Níveis de Gestão Recursos Humanos Análise Interna Certificações e Normas Sustentabilidade Social e Ambiental Descrição da Organização Evolução do Negócio Ambiente Geral e Específico Análise dos Níveis de Gestão Recursos Humanos Análise Interna Certificações e Normas Sustentabilidade Social e Ambiental Análise Comparativa Principais Semelhanças Principais Diferenças Conclusões

3 Planeamento para o Desenvolvimento do Trabalho Recolha de Dados Todos os membros ficam responsáveis pela recolha de informação de ambas as empresas Esta informação recolhida é lida individualmente por todos os membros antes da reunião de brainstorming Discussão de Ideias É marcada uma reunião presencial onde se discutem os tópicos alvo de análise para ambas em empresas Alcança-se um consenso dentro da equipa acerca das várias temáticas a incluir no relatório Preparação da Apresentação Após esta visão de grupo estar bem definida, cada membro fica encarregue de redigir/preparar apresentação sobre um dos tópicos de análise A mesma pessoa redige o mesmo tópico de análise para ambas as empresas, de modo a facilitar a comparação directa entre organizações 3

4 Agenda – Tesla Motors Inc Descrição da Organização Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

5 Descrição da Organização 5 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade A Tesla é uma empresa Americana pública com fins lucrativos. O seu nome é em honra ao inventor no campo da engenharia mecânica e elétrica, Nikola Tesla. A Tesla dedica-se à criação, projeção e fabricação de veiculos elétricos de alta performance, mas também a fabricação de componentes elétricos e sua venda a outros produtores automóveis.

6 Descrição da Organização 6 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade A Tesla possui a sua base empresarial na Califórnia, no mesmo local onde se encontra a sua fábrica. Contudo tem vindo a expandir a sua área de negócio. Possui neste momento lojas por todos os EUA Expandiu-se para a Europa, começando por Londres, tendo agora a sua base empresarial europeia em Amsterdão, num total de 24 lojas por toda a Europa. Expandiu-se já para a Ásia, nomeadamente China, Japão, Singapura e Hong Kong, estando ainda presente na Austrália.

7 Descrição da Organização 7 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade A Tesla subsiste num mercado extremamente competitivo, necessitando de definir os seus factores críticos de sucesso. Definiu metas a atingir nas áreas do design, tecnologia, conforto, performance e autonomia dos seus veiculos. O cumprimento das metas permite à Tesla avaliar o seu futuro sucesso. A transformação de materiais em peças, levando à construção de veículos, e a sua venda, são a forma de criação de valor da empresa, bem como desenvolvimento e investigação na área da técnologia.

8 Descrição da Organização 8 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade A Tesla trabalha como produtor de equipamento original (OEM) e tem parcerias com várias marcas: Daimler Toyota produção de peças para outros produtores de veículos. Mercedes Panasonic produção e desenvolvimento de baterias. 27% da empresa pertence a Elon Musk, 0,27% ao Toyota Group e 0,14% à Daimler AG.

9 Agenda – Tesla Motors Inc. 9 Descrição da Organização 1 1 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental Evolução do Negócio Descrição EvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

10 Negócio - Funding 10 5 Venture Rounds – Fundos de Capital de Risco Total arrecadado: 187 Milhões USD Empréstimo do Departamento de Energia dos Estados Unidos Total empréstimo: 465 Milhões USD Compra de 10% da empresa pela Daimler AG (fabricante da Mercedes- Benz) por 50 Milhões USD Aabar Investments compra 40% dessa parte à Daimler AG Descrição EvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

11 Negócio – Produto/Serviço (I) 11 Descrição EvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Roadster ( ) Super-desportivo para early adopters Model S (2013 – atualmente) Sedan de luxo Model X (finais …) Crossover/SUV Citadino (futuro/missão) Económico/Competidor marcas comuns

12 Negócio – Produto/Serviço (II) 12 Descrição EvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Venda de componentes de motores automóveis elétricos a outros fabricantes de automóveis ( Comércio B2B ) Rede de postos de abastecimento grátis – Supercharger

13 Negócio – Performance Financeira 13 Prejuízo desde o início (2003) Excepção: T Ainda em ramp-up : Custos Elevados I&D Economias de Escala por atingir A pagar investimentos Confiança dos mercados: Alta cotação em bolsa (crescente) Descrição EvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

14 Agenda – Tesla Motors Inc Ambiente Geral e Específico Evolução do Negócio 2 2 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvolução AmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Descrição da Organização 1 1

15 Ambiente Geral e Específico 15 DescriçãoEvolução AmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Estado da economia na qual se insere; Taxas de câmbio, tendência inflacionista ou deflacionista; Taxa de desemprego; Custos energéticos Forças económicas Inovação tecnológica; Forças tecnológicas Legislação sobre a proteção de patentes; Programas de incentivo à inovação, investigação e recurso a energias alternativas; Estabilidade política Forças políticas, éticas e ambientais Grau de alfabetização e escolarização; Grau de desenvolvimento dos países; Forças demográficas, culturais e sociais Ambiente geral

16 Ambiente Geral e Específico 16 DescriçãoEvolução AmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Consumidores atuais e potenciais dos produtos Clientes Responsáveis pelos materiais e componentes requeridos pela empresa Parceiros no desenvolvimento de tecnologias necessárias Fornecedores Outros fabricantes de carros elétricos Outros fabricantes de carros de luxo Concorrentes Onde são realizadas as campanhas de divulgação da empresa Meios de comunicação social Sindicatos de trabalhadores, associações empresariais do setor económico e energético Grupos de interesse especiais Trabalhadores e acionistas da empresa Grupos de interesse internos Ambiente específico

17 Agenda – Tesla Motors Inc Análise dos Níveis de Gestão Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvoluçãoAmbiente Níveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Descrição da Organização 1 1

18 Análise dos Níveis de Gestão 18 DescriçãoEvoluçãoAmbiente Níveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade CEO Elon Musk Chief Technical Officer JB Straubel Chief Financial Officer Deepak Ahuja Chief Designer Franz Von Holzhausen Chief Information Officer Jay Vijayan Vice President, World Wide Sales and Service Jerome Guillen Vice President, Manufacturin g Gilbert Passin Vice President, Business Development Diarmuid OConnell Vice President, Human Resources Arnnon Geshuri Vice President, Supply Chain Peter Carlsson

19 Agenda – Tesla Motors Inc Recursos Humanos Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis Gestão RHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Descrição da Organização 1 1

20 Recursos Humanos 20 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis Gestão RHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Atualmente a Tesla conta com cerca de 6000 empregados. A Tesla dispõe formação para todos os seus colaboradores, desde o operário fabril a todos os engenheiros, que recebem formações regulares para se manterem actualizados acerca dos avanços na tecnologia.

21 Agenda – Tesla Motors Inc Análise Interna Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Descrição da Organização 1 1

22 Análise Interna 22 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Análise SWOT: Forças Ameaças Fraquezas Oportunidades

23 Análise Interna 23 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Análise SWOT: Forças Maior produtor mundial de componentes para automóveis elétricos; Maior produtor de automóveis elétricos de alta performance, líder no mercado de automóveis elétricos: Tecnologia avançada na produção de componentes para automóveis elétricos (imbatível no mercado); Parceria com grandes empresas do ramo automóvel, Daimler (Smartev e Mercedes classe A) e Toyota; Lealdade dos consumidores;

24 Análise Interna 24 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Análise SWOT: Fraquezas Marca pouco consolidada, dada a recente existência da empresa quando comparada com a maioria do sector automóvel Quota de mercado pouco significativa no mercado automóvel Gama de produtos pouco diversificada, uma vez que só inclui automóveis elétricos Baixa eficiência na produção dos automóveis (inexperiência de produção em massa e introdução constante de novas tecnologias) Associação de veículos elétricos com veículos de mais baixa performance

25 Análise Interna 25 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Análise SWOT: Oportunidades Aumento da procura de automóveis elétricos; Exploração de mercados emergentes e expansão no mercado asiático. Adquirir subsidiárias nos Estados Unidos e exterior; Aumento dos impostos em automóveis de combustão interna; Aumento dos preços de combustível; Crescente consciencialização ambiental por parte das pessoas, maior preocupação com produtos eco-friendly; Legislação que atribua benefícios/incentivos aos proprietários de automóveis elétricos;

26 Análise Interna 26 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Análise SWOT: Ameaças Entrada no mercado de automóveis elétricos por parte de outros fabricantes de automóveis mais experientes Legislação contra a produção de determinados modelos (principalmente ao nível da segurança) Novas formas de extrair petróleo e gás natural que colocam em causa o fim da utilização destes combustíveis

27 Agenda – Tesla Motors Inc Certificações e Normas Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise Interna CertificaçõesSustentabilidade Descrição da Organização 1 1

28 Certificações e Normas 28 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise Interna CertificaçõesSustentabilidade A Tesla encontra-se certificada pela norma ISO 9001: Conformidade dos seus produtos e serviços Satisfação dos clientes Análise de processos Melhoria contínua

29 Agenda – Tesla Motors Inc Sustentabilidade Social e Ambiental Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 1

30 Sustentabilidade Social e Ambiental 30 A preocupação social e ambiental da Tesla Motors é muito importante e as suas políticas nestas áreas são evidenciadas pelo facto de desenvolverem automóveis com zero de emissões de CO 2, mas também por utilizarem o alumínio, em vez de aço ou plástico, que, sendo mais caro, é quase completamente reciclável, como acontece com as baterias. DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificações Sustentabilidade

31 Agenda – AMI Descrição da Organização Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

32 Descrição da Organização 32 A Assistência Médica Internacional (AMI) é uma Organização não governamental (ONG) sem fins lucrativos É uma organização humanitária portuguesa que intervem no ambito da acção de saúde fisica e saúde social e ambiental, a nível nacional e intenacional. DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

33 Descrição da Organização 33 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Assistência Médica Acção SocialAmbiente Alertar Consciencias

34 Descrição da Organização 34 Assistência Médica: Melhoria das condições de saúde física, colaborando com as instituições médicas presentes na zona de atuação Ação Social: Atuação no sentido de combate à pobreza e à exclusão social Ambiente: Prevenção de catástrofes naturais através da valorização do ambiente Alertar Consciências: Apoio à sensibilização da sociedade no sentido de mudança de atitudes e comportamentos. O ser humano é o centro das preocupações DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

35 Descrição da Organização 35 Num senso a 190 empresas em Portugal a AMI ficou em 5º lugar, censo esse que avaliava o custo/beneficio e viabilidade financeira, averiguando a pertinência e eficácia da organização. É através destes estudos que a AMI avalia o seu sucesso, dado que necessita de bons índices para garantir a continuidade da entrada de recursos que assegurem a manutenção e crescimento da organização. A falta de sucesso levaria a uma redução ou extinção da AMI. A AMI acumula prémios como o prémio de Melhores ideias de 2012 (Espanha) e o prémio de Melhor distrito na área da saúde em Caué (São Tomé e Princípe), distrito que tem o apoio da AMI. DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

36 Descrição da Organização 36 A AMI trabalha muitas vezes em associação com outras organizações. Exemplo disso são projectos desenvolvidos com a Pekat (organização humanitária na Guiné Bissau) e actuação junto de serviços de apoio ao emprego em conjunto com a Casa do Amigo. DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

37 Agenda – AMI 37 Descrição da Organização 1 1 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental Evolução do Negócio Descrição EvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

38 Negócio – Funding 38 Diversas formas de financiamento Sem apoio internacional, apesar de projectos internacionais serem parte significativa dos gastos Principais financiamentos: Estado Cartão de Saúde AMI Donativos (a perder percentagem) Ganhos Financeiros (a ganhar percentagem) Descrição EvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

39 Negócio – Produto/Serviço 39 5 dezembro 1984 – Nascimento da AMI 1987 – Primeira Missão de Desenvolvimento (Guiné-Bissau) 1989 – Primeira Missão de Emergência (São Tomé e Príncipe) 1995 – Lançamento da Acção Social em Portugal Descrição EvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Assistência Médica Acção SocialAmbienteAlertar Consciências

40 Negócio – Performance Financeira 40 Alteração das fontes de financiamento nos últimos anos No entanto, valor fica praticamente inalterado Resultado líquido positivo AMI é uma ONG sem fins lucrativos: Lucros são reinvestidos no ano seguinte. Exemplo: Depósitos a prazo Novas/Mais Missões Internacionais Reforço das Acções de Apoio Social Descrição EvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

41 Agenda – AMI Ambiente Geral e Específico Evolução do Negócio 2 2 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvolução AmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Descrição da Organização 1 1

42 Ambiente Geral e Específico 42 DescriçãoEvolução AmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Estado da economia na qual se insere; Taxas de câmbio, tendência inflacionista ou deflacionista; Taxa de desemprego. Forças económicas Inovação tecnológica. Forças tecnológicas Legislação sobre a proteção de patentes; Programas de incentivo às causas sociais e ajuda humanitária; Estabilidade política. Forças políticas, éticas e ambientais Grau de alfabetização e escolarização; Grau de desenvolvimento dos países; Grau de acesso aos cuidados médicos Forças demográficas, culturais e sociais Ambiente geral

43 Ambiente Geral e Específico 43 DescriçãoEvolução AmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Ambiente específico Beneficiários das ações desencadeadas Clientes Responsáveis pelos materiais e distribuição Fornecedores Outras associações de assistência médica Concorrentes Onde são realizadas as campanhas de divulgação da organização Meios de comunicação social Sindicatos de trabalhadores, associações de cariz humanitário e social, pessoas em situação de necessidade Grupos de interesse especiais Funcionários da organização Grupos de interesse internos

44 Agenda – AMI Análise dos Níveis de Gestão Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvoluçãoAmbiente Níveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Descrição da Organização 1 1

45 Análise dos Níveis de Gestão 45 DescriçãoEvoluçãoAmbiente Níveis GestãoRHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Conselho de administração Direção Geral Direção Geral Adjunta 1 Dep. Ação Social Dep. Administrativ o e Tesouraria Dep. Recursos Humanos Direção Geral Adjunta 2 Dep. Internacional Dep. Informação e Comunicação Dep. Marketing Dep. Ambiente Dep. Contabilidade Dep. Gestão Financeira Dep. Logística Conselho Fiscal Assessoria da Presidência Auditoria Externa Apoio Jurídico

46 Agenda – AMI Recursos Humanos Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis Gestão RHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade Descrição da Organização 1 1

47 Recursos Humanos 47 A AMI conta com 240 funcionários assalariados e cerca de 3000 voluntários inscritos. Preza a igualdade de oportunidades no procresso de recrutamento de colaboradores, patente na diversidade de habilitações literárias dos colaboradores. DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis Gestão RHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

48 Recursos Humanos 48 A AMI oferece formação aos seus colaboradores nas áreas: Alfabetização Desenvolvimento Pessoal Trabalho Social e Orientação Saúde DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis Gestão RHAnálise InternaCertificaçõesSustentabilidade

49 Agenda – AMI Análise Interna Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Certificações e Normas 7 7 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Descrição da Organização 1 1

50 Análise Interna 50 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Análise SWOT: Forças Ameaças Fraquezas Oportunidades

51 Análise Interna 51 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Análise SWOT: Forças Boa divulgação a nível mundial Existência de necessidades na sua área de atuação

52 Análise Interna 52 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Análise SWOT: Fraquezas Dependência de apoios e parcerias para se manter sustentável

53 Análise Interna 53 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Análise SWOT: Oportunidades Avanços da medicina poderão facilitar a resolução de problemas saúde de forma mais económica e viável Crescente consciencialização global para a importância da ajuda de cariz humanitário, principalmente no campo da saúde

54 Análise Interna 54 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRH Análise InternaCertificaçõesSustentabilidade Análise SWOT: Ameaças Crise económica mundial causa limitações nos programas de apoio a associações humanitárias Existência de outras associações e organizações com o mesmo objetivo, pelo que poderá perder alguns apoios

55 Agenda – AMI Certificações e Normas Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Sustentabilidade Social e Ambiental 8 8 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise Interna CertificaçõesSustentabilidade Descrição da Organização 1 1

56 Certificações e Referenciais Normativos Titulo 1Titulo 2Titulo 3Titulo 4Titulo 5 56 Como entidade formadora a AMI encontra-se creditada pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho), encontrando-se certificada nas seguintes áreas: Trabalho Social e Orientação (Código 762) Alfebetização (Código 080) Desenvolvimento Pessoal (Código 090) Saúde (Código 729)

57 Agenda – AMI Sustentabilidade Social e Ambiental Evolução do Negócio 2 2 Ambiente Geral e Específico 3 3 Análise dos Níveis de Gestão 4 4 Recursos Humanos 5 5 Análise Interna 6 6 Certificações e Normas 7 7 DescriçãoEvoluçãoAmbienteNíveis GestãoRHAnálise InternaCertificações Sustentabilidade Descrição da Organização 1 1

58 Política e Práticas Sociais e Ambientais Titulo 1 Titulo 2Titulo 3Titulo 4Titulo 5 58 A política da AMI consiste em atenuar as desigualdades e o sofrimento humano no mundo tendo o ser humano no centro das preocupações. Evidencia esta política através da: Assistência Médica Internacional (envio de voluntários para missões de emergência) e Nacional (Centros Porta Amiga) Acção Social a nível Internacional (projetos de desenvolvimento) e nacional (combate à pobreza e exclusão social) Acção Ambiental intervindo, através do apoio em projetos em Portugal e no estrangeiro, na valorização do ambiente, considerando-o um vetor fundamental de desenvolvimento das sociedades e bem-estar das populações e, numa estratégia preventiva, evitando catástrofes humanitárias consequentes da degradação ambiental Alertar Consciências promovendo a mudança de atitudes e comportamentos

59 Agenda – Análise Comparativa 59 SemelhançasDiferençasConclusõesQuestões 11 Principais Semelhanças Principais Diferenças 2 2 Conclusões 3 3 Questões 4 4

60 Principais Semelhanças 60 SemelhançasDiferençasConclusõesQuestões Apesar de algumas diferenças, as organizações têm uma estrutura organizacional semelhante. Organização interna Resultados financeiros positivos são essenciais para o bom funcionamento das organizações e para estas se poderem manter no ativo Necessidade de serem sustentáveis Enquanto que a Tesla depende de fornecedores de cariz altamente tecnológico, a AMI depende do apoio da parte de empresas distribuidoras e do setor médico Dependência de fornecedores O apoio financeiro é essencial para ambas as organizações, principalmente numa fase inicial Dependência de financiamento externo Ambas começaram com um produto/serviço único, para mais tarde se diversificarem Diversificação

61 Agenda – Análise Comparativa 61 Semelhanças DiferençasConclusõesQuestões 22 Principais Diferenças Conclusões 3 3 Questões 4 4 Principais Semelhanças 1 1

62 Principais Diferenças 62 Semelhanças DiferençasConclusõesQuestões Lucro vs Ajuda humanitária Finalidade Setor automóvel vs Cuidados médicos Área de atuação Classe alta (elevado poder de compra) vs Classe carenciada sem acesso a cuidados de saúde Público alvo Uma empresa lucrativa, como a Tesla, necessita de gerar dinheiro para cobrir as suas despesas e gerar dividendos, de forma a atrair investidores Capacidade de gerar dinheiro

63 Agenda – Análise Comparativa 63 SemelhançasDiferenças ConclusõesQuestões 11 Conclusões Principais Diferenças 2 2 Questões 4 4 Principais Semelhanças 1 1

64 Conclusões 64 SemelhançasDiferenças ConclusõesQuestões Embora com âmbitos e objetivos diferentes, todas as organizações se encontram hierarquizadas e ordenadas de forma semelhante Todas as organizações se baseiam em valores, missão e objetivos para o seu funcionamento, de modo que a gestão é feita com moldes semelhantes

65 Questões 65 SemelhançasDiferençasConclusões Questões ?

66 Obrigado! 66


Carregar ppt "Trabalho #2Tesla Motors Inc. AMI – Assistência Médica Internacional Caracterização da organização Universidade do Porto – Faculdade de Engenharia Organização."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google