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Teoria Geral da Administração

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Apresentação em tema: "Teoria Geral da Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral da Administração
CHIAVANATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração

2 TGA - Teoria Geral da administração
A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência) e minister (subordinação ou obediência), isto é , aquele que presta um serviço a outro. Hoje, a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa é interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, afim de alcançar os objetivos da maneira mais adequada.

3 TGA - Teoria Geral da administração
A teoria geral da administração começou com o que chamamos de “ênfase nas tarefas” (atividades executadas pelos operários em uma fábrica) com a administração científica de Taylor. Cada uma das teorias administrativas buscaram privilegiar uma destas cinco variáveis: Tarefas Estrutura Pessoas Ambiente Tecnologia

4 TGA - Teoria Geral da administração
1903 Teoria da Administração Científica - Taylor, Gilberth 1909 Teoria da burocracia - Weber 1916 Escola dos Princípios de Administração - Fayol 1932 Escola das relações Humanas - Mayo e Lewin 1947 Teoria das decisões - Simon 1951 Teoria dos Sistemas - Bertalanffy,Kast e Rosenzweig 1953 Teoria dos Sistemas Sociotécnicos - Emery e Trist 1954 Teoria Neoclássica da Adm - Newman , Druker 1957 Escola Comportamental da Adm - McGregor 1962 Escola do Desenvolvimento Organizacional - Bennis 1972 Teoria da contingência - Woodward,Laurence e lorsch

5 TGA - Teoria Geral da administração
Todas as teorias apresentadas são válidas e surgiram como uma resposta para os problemas empresariais mais relevantes em sua época e todas foram bem sucedidas. De certo modo são aplicáveis aos dias de hoje e o administrador precisa conhecê-las para ter a sua disposição alternativas interessantes para cada ocasião. Por exemplo, a moderna indústria automobilística utiliza em suas linhas de montagem os mesmos princípios da Administração Científica, enquanto os gerentes se preocupam com a Teoria do Comportamento Organizacional .

6 TGA - Teoria Geral da administração
As cinco variáveis, até hoje constituem os principais componentes no estudo da Administração de Empresas. O comportamento desses componentes é sistêmico e complexo, cada qual influencia e é influenciado pelos outros componentes. Modificações em um provocam modificações em maior ou menor grau nos demais. Na realidade a adequação destas cinco variáveis (tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente) constitui o principal desafio da administração.

7 TGA - Teoria Geral da administração
Pode se dizer então que a tarefa básica da administração é fazer coisas através das pessoas, com os melhores resultados. A administração é a própria atividade organizacional e tornou-se vital e indispensável. Em uma sociedade de organizações , onde a complexidade e a interdependência das organizações são o aspecto crucial, a administração avulta como fator chave tanto para a melhoria da qualidade de vida quanto para a solução dos problemas mais complexos que afligem a humanidade hoje.

8 TGA - Abordagem Clássica da administração
No início do século XX dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da Administração. Um era americano Wilson Taylor e desenvolveu a Escola da Administração Científica. ( aumento da eficiência da indústria através da racionalização do trabalho do operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência através da estruturação e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações. Estas duas orientações juntas formam então o que chamamos de Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração.

9 Administração Científica
Antes de Taylor Sistema de Iniciativa e Incentivo Baixa produtividade Baixos salários Importância de Taylor: Pioneirismo: análise sistemática de organizações Ciência, em lugar de empirismo Harmonia de interesses entre patrão e empregado (?) Alta produtividade Altos salários

10 TGA - Abordagem Clássica da administração
Ênfase nas Tarefas Administração Científica Abordagem Clássica da Administração Taylor Ênfase na Estrutura Teoria Clássica Fayol

11 TGA - Administração Científica
A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com ênfase nas tarefas. No primeiro período de sua obra Taylor voltou-se exclusivamente para a racionalização do trabalho dos operários. No segundo período a definição de Princípios Administrativos aplicáveis a todas as situações da empresa.

12 TGA - Administração Científica
A Organização racional do trabalho se fundamenta nas seguintes análises do trabalho operário: Estudo dos tempos e movimentos Fragmentação das tarefas especialização do trabalhador Buscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção Nesta fase a única forma de se obter a colaboração do operário era através de incentivos salariais e prêmios de produção. O salário era a única fonte de motivação

13 Administração Científica
Primeiro Período de Taylor Shop Management (1903) Boa Adm: métodos científicos : < salários + produção= > custo unitário Princípios e processos padronizados Adequação dos materiais e condições de trabalho dos empregados, que devem ser cientificamente distribuídos por seus postos de trabalho de acordo com as suas funções. Adestramento do trabalhador Boas relações entre adm e trabalhadores

14 Administração Científica
Elementos de ORT (Organização Racional do Trabalho) tempos e movimentos estudo da fadiga divisão e especialização do trabalho desenho de cargos e tarefas incentivos salariais conceito de “homo economicus” condições de trabalho padronização de métodos e máqs. supervisão funcional Fluxograma ORT: Adm. Científica

15 Administração Científica
Tempos e Movimentos Análise do Trabalho Decomposição de tarefas Eliminação de movimentos inúteis Simplificação de movimentos úteis Cálculo do tempo médio, tempos mortos e elementares = t. padrão Seleção de pessoal qualificado Treinamento adequado Uniformização do trabalho (nem excesso, nem ociosidade) Salários eqüitativos Therbligs de Gilbreth Ênfase na eficiência (E = P / R)

16 Administração Científica
Estudo da Fadiga Fadiga causa:  produtividade,  qualidade  rotatividade, doenças e acidentes  capacidade de esforço Divisão+Especialização do Trab. Desenho de Cargos e Tarefas Simplificação de cargos acarreta: baixos custos de treinamento redução de erros facilidade de supervisão Incentivos Salariais e Prêmios Estabelecida a eficiência padrão (100%), seriam dados maiores salários aos trabalhadores mais produtivos (> 100%)

17 Administração Científica
Homo Economicus O homem não gosta de trabalhar; o faz exclusivamente por necessidades financeiras Condições de Trabalho Padronização de Máqs. e Equips. Supervisão por Funções > especialização, < variedade de funções

18 Administração Científica
Segundo Período de Taylor: Princípios de Adm. Científica (1911) Sub-utilização do trabalho crença dos trabalhadores de que um maior rendimento homem / máquina resulta em desemprego sistema de produção por peças, em que o trabalho mais produtivo diminui o salário empirismo amador dos métodos de produção. desconhecimento da gerência do potencial de ganho por tempos e movimentos Falta de uniformidade dos métodos de trabalho Adm. Científica: 75% de análise, 25% de bom senso Visão de Homem: irresponsável, vadio e negligente

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20 TGA - Administração Científica
O desenho de Cargos e Tarefas enfatizava o trabalho simples e repetitivo, as padronizações e condições de trabalho que assegurassem a Eficiência. Verificou-se que somente os operários trabalhando de forma organizada e científica não garantiam o sucesso da empresa se os chefes, gerentes e diretores continuassem a trabalhar da mesma forma que antes. Surgiria assim os primeiros Princípios de Administração capazes de balizar o comportamento dos chefes e gerentes.

21 Administração Científica
Princípios de Taylor Princípio do Planejamento: separar quem pensa e quem faz Princípio do Preparo: selecionar os melhores e treiná-los de acordo com o melhor método de execução Princípio do Controle: aderência ao planejamento de tarefas através de rigorosa supervisão Princípio da Execução: não cabe somente aos operários a boa execução das tarefas - os diretores são co-responsáveis. Princípio da Exceção: os adms. devem concentrar-se apenas nos desvios dos processos.

22 Administração Científica
Críticas ao Taylorismo Mecanicismo Visão Atomizada do Homem Superespecialização Empiricismo Abordagem parcial da organização Abordagem prescritiva Empresa como sistema fechado

23 TGA - Administração Científica
As principais críticas a esta administração científica são: Super especialização que robotizam o operário Visão microscópica do homem, como sendo apenas um apêndice isolado da maquina industrial Abordagem envolvendo apenas a organização formal “Contudo, estas limitações não apagam o fato de que este foi o primeiro passo na busca de uma Teoria Administrativa”

24 TGA - Teoria Clássica da administração
Henri Fayol Caracteriza-se pela ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente. Divisão da empresa em seis grupos Funções Técnicas - produção Funções Comerciais - compra e venda Funções Financeiras - procura e gerência de capitais Funções de segurança - preservação dos bens e pessoas Funções contábeis - balanços,inventários, registros e custos Funções Administrativas - coordenam e sincronizam as demais funções

25 TGA - Teoria Clássica da administração
Fayol define o ato de administrar como sendo : Prever, Organizar, comandar, coordenar e controlar Estes elementos constituem o chamado Processo Administrativo, e são pertinentes a todas as áreas e níveis da administração da empresa. Ou seja todo chefe, gerente ou diretor, desempenham atividades ligadas a estes elementos. Não devemos confundir Funções Administrativas com Direção da empresa.

26 TGA - Teoria Clássica da administração
Funções Universais da Administração: Previsão - avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele. Unidade, continuidade e flexibilidade são os aspectos de um bom plano de ação. Organização - Proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em Material e Social. Comando - Leva a organização a funcionar. Seu objetivo é alcançar o máximo retorno de todos os empregados no interesse dos aspectos globais.

27 TGA - Teoria Clássica da administração
Coordenação - Harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu trabalho e sucesso. Sincroniza todas as ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins. Controle - Consiste na verificação para certificar se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a recorrência.

28 TGA - Teoria Clássica da administração
Para Fayol existe uma proporcionalidade da função administrativa, ou seja, ela não é exclusividade da alta direção, mas é distribuída proporcionalmente entre todos os níveis hierárquicos. Administração  Organização Administração tem um conceito mais amplo que abrange aspectos como previsão , comando e controle, que a Organização por si só não envolveria.

29 TGA - Teoria Clássica da administração
Para Fayol então a palavra organização pode ter dois significados: Organização como uma unidade ou entidade social, na qual as pessoas se integram entre sí para atingir objetivos comuns. Formal - Organização oficial Informal - Relações impostas pela organização formal para o desempenho dos cargos. Organização como função administrativa e parte do processo.

30 TGA - Teoria Clássica da administração
Como toda ciência deve ser baseada em leis ou princípios, Fayol tentou definir o que ele chamou de “ Princípios gerais” da administração. Divisão do trabalho Autoridade e responsabilidade Disciplina Unidade de comando Unidade de direção Subordinação dos interesses individuais aos Globais Remuneração pessoal

31 TGA - Teoria Clássica da administração
Princípios universais de Fayol (cont.) Centralização Cadeia Escalar Ordem Eqüidade Estabilidade e duração do pessoal Iniciativa Espírito de equipe

32 TGA - Teoria Clássica da administração
Todos os autores da teoria Clássica descrevem a organização apenas em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos. Apesar de considerar o seu conteúdo psicológico e social , nenhum deles deu a sua devida importância. O racionalismo da Teoria Clássica visa a eficiência do ponto de vista técnico e econômico, ou seja , a organização é um meio de atingir a eficiência máxima sob o aspecto técnico e econômico. Por este fato alguns autores chamam a Teoria Clássica de Teoria das máquinas

33 TGA - Teoria Clássica da administração
Divisão do Trabalho Princípios gerais de Administração Especialização Máxima Eficiência Organização Formal Unidade de comando Amplitude de controle Abordagem prescritiva e normativa da Teoria Clássica

34 Teoria Clássica da Administração
Na segunda década deste século, surge uma doutrina administrativa que passou a ser conhecida como Teoria Clássica de Administração. Surgiu na França e, rapidamente, propagou-se pela Europa. Seu maior expoente foi o engenheiro de minas Henri Fayol.

35 Teoria Clássica da Administração
Ampliação do campo de estudo da administração: ênfase na estrutura. visão no todo organizacional. atenção para a complexidade do trabalho do gestor. Fayol: Dados Interessantes construiu sua carreira como executivo. ganhou reputação de administrador eficiente. em1888, assumiu o comando de uma grande empresa às portas da falência. Quando se afastou da empresa, ela era uma das mais prósperas da França.

36 Teoria Clássica da Administração
Prever: importância do planejamento. “prever é já agir”. Organizar: “é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa”. “é muni-la (a empresa) de tudo o que é necessário ao seu funcionamento”. “é definir e estabelecer a estrutura geral da empresa..”. organização do corpo material. organização do corpo social.

37 Teoria Clássica da Administração
Comandar: “dirigir o pessoal”. constituído o corpo social, é preciso fazê-lo funcionar. a finalidade do comando é obter o maior aporveitamento possível dos agentes que trabalham sob suas ordens. Coordenar: harmonizar esforços e ações para a perfeita realização do todo. compensação da divisão do trabalho. Controlar: verificar se os trabalhos acontecem como previstos. comparação com os padrões.

38 Teoria Clássica da Administração
Princípios gerais: divisão do trabalho. autoridade e responsabilidade. direito de dar e ser obedecido. disciplina. observação de preceitos e normas. unidade de comando. unidade de direção. um líder e um plano para cada grupo. interesses gerais acima dos interesses individuais. remuneração justa para o pessoal.

39 Teoria Clássica da Administração
Princípios gerais: centralização. cadeia escalar. ordem. cada coisa em seu lugar. estabilidade do pessoal. a rotativiadde prejudica a eficiência da empresa. iniciativa. espírito de equipe


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