A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A cidade de Corinto –Paulo passou dezoito meses anunciando o Evangelho entre 50 e 52 (At 18,1-8). –A cidade contava com mais de 500 mil habitantes. –Dois.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A cidade de Corinto –Paulo passou dezoito meses anunciando o Evangelho entre 50 e 52 (At 18,1-8). –A cidade contava com mais de 500 mil habitantes. –Dois."— Transcrição da apresentação:

1 A cidade de Corinto –Paulo passou dezoito meses anunciando o Evangelho entre 50 e 52 (At 18,1-8). –A cidade contava com mais de 500 mil habitantes. –Dois terços da população era de escravos. –Cidade movimentada devido a dois importantes portos: Cencréia no mar Egeu e Lequéia no mar Adriático.

2

3

4

5

6 O canal...

7 Canal de Corinto

8 Lequéia

9 Golfo de Corinto

10

11 Corinto uma metrópole com brilho... Sua moeda

12 esplendor...

13 e riquezas... Quartz

14 Cristais

15 Portal em Corinto

16 Hoje, pálida idéia do grande porto...

17 –Uma cidade onde havia grande diversidade de religiões e culturas. –Muitos marinheiros que ali chegavam se entregavam aos prazeres e à devassidão depois de meses embarcados.

18 Afrodite era deusa grega da beleza e do amor. Identificada com Vênus pelos romanos. Havia um Templo consagrado a essa deusa. No culto a Afrodite as pessoas se entregavam à prostituição sagrada.

19 Uma minoria extremamente rica vivia às custas de multidões que viviam na miséria. Corinto era um centro intelectual onde muitas correntes de pensamento se faziam representar. Havia nela muitos filósofos e letrados com suas escolas. Podiam ser encontrados em cada esquina.

20 A comunidade de Corinto –A comunidade retrata o ambiente da cidade. Havia nela alguns ricos, mas a maioria era gente pobre: (1Cor 11,21-22). –Era uma comunidade forte e animada pela fé, mas sempre corria o risco de se deixar contaminar pela corrupção do meio ambiente da cidade.

21 Tentações sofridas pela comunidade –Moral sexual dissoluta (6,12-20). –Sedução pela sabedoria dos filósofos de origem pagã. –Cultos secretos (só para os iniciados) das religiões pagãs com suas manifestações desordenadas rondavam as comunidades cristãs (14,26-38). –No momento que a fé cristã se insere na cultura pagã, não vai estar livre de todos esses ricos e tentações.

22 Motivos da Carta –Em Éfeso, Paulo recebe as notícias que chegam da comunidade de Corinto. –Divisões na comunidade: partidos: os de Apolo, os de Paulo, os de Cristo. –Falsa e verdadeira sabedoria – a sabedoria da cruz em oposição à sabedoria humana. –O caso de um incestuoso na comunidade que dormia com a própria sogra. –Brigas entre cristãos iam parar nos tribunais pagãos (um escândalo).

23 –Casos de devassidão. –Desordem nas celebrações. –Gente que não acredita na ressurreição dos mortos. –Dúvidas quanto ao consumo de carnes imoladas aos ídolos. –As questões em torno do casamento. –A hierarquia dos dons.

24 Propostas de Paulo: –Evitar os excessos, os abusos. –Fazer reinar a paz e a união na comunidade. –Apresenta o amor (caridade) como o mais importante para a superação de todos os problemas cotidianos da comunidade. –Apresenta a loucura da cruz como superação de toda auto-suficiência e vã glória. –A vivência comunitária e fraterna expressa na Eucaristia.

25 Estrutura da 1ª Carta aos Coríntios Saudação e ação de graças (1,1-9) –Os partidos na comunidade (1,10-4,21) –O caso do incesto (5,1-13) –O apelo aos tribunais pagãos (6,1-11) –A fornicação (6,12-20) –Matrimônio e virgindade (7) –As carnes imoladas aos ídolos (8,1-11,1)

26 –O modo de proceder nas reuniões e celebrações (11,2-14,40) –A ressurreição dos mortos (15) Exortações, Saudações e Conclusões (16)

27 De Corinto (ontem)... a Aparecida (hoje).... Desafios a evangelização...

28 Nossa prática anuncia o Cristo?

29 E nós? Como vivemos a loucura da Cruz?

30 Nossa eucaristia tem feito comunhão?


Carregar ppt "A cidade de Corinto –Paulo passou dezoito meses anunciando o Evangelho entre 50 e 52 (At 18,1-8). –A cidade contava com mais de 500 mil habitantes. –Dois."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google