A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dízimo é Partilha Pastoral do Dízimo ORIGEM DO DÍZIMO RELIGIOSO O Dízimo nas religiões Abraâmicas foi instituído na Lei de Moisés estipulado para manter.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dízimo é Partilha Pastoral do Dízimo ORIGEM DO DÍZIMO RELIGIOSO O Dízimo nas religiões Abraâmicas foi instituído na Lei de Moisés estipulado para manter."— Transcrição da apresentação:

1

2 Dízimo é Partilha Pastoral do Dízimo

3 ORIGEM DO DÍZIMO RELIGIOSO O Dízimo nas religiões Abraâmicas foi instituído na Lei de Moisés estipulado para manter os sacerdotes e a tribo de Leví, que mantinha o Tabernáculo e depois o Templo, já que eles não poderiam possuir herdades e territórios como as outras tribos. Também o dinheiro era usado para assistir os órfãos, as viúvas e os pobres. Depois da destruição do Templo no ano 70 d.C a classe sacerdotal e os sacrifícios foram desmantelados, assim os rabinos passaram a recomendar que os judeus contribuissem em obras caritativas.

4 Dízimo Protestante A primeira menção de dízimo na Bíblia está registrado no livro do Gênesis, capítulo 14, referindo-se à uma atitude voluntariosa de Abraão, ora Abrão, quando depois de uma guerra, ele "deu o dízimo de tudo" a um sacerdote de quem pouco se sabe, chamado Melquisedeque. Após uma noite em que teve um sonho, Jacó, neto de Abraão, também comprometeu-se voluntariamente a dar dízimos - "oferecerei o dízimo de tudo que me deres". Posteriormente, a lei de Moises previa um imposto de 10% (dízimas) dos animais e colheitas recolhidos uma vez ao ano, registrado em Levítico 27. Há também um aspecto mais abrangente desse imposto, relatado em Deuteronômios 14, onde percebem-se alguns aspectos que não foram explicitados em Levítico, como: razão de culto, interação familiar e auxílio a classe sacerdotal.

5 Dízimo Protestante Desde a Reforma, as igrejas protestantes tradicionais creêm que sob a Graça o dízimo não é válido, visto que o Sacrifício de Cristo cumpriu a Torá, houve o fim do templo, e a crença no sacerdócio universal anulava a existência de uma casta sacerdotal. As igrejas protestantes tradicionais (reformadas, luteranas, batistas) utilizam-se várias formas para a manutenção, como subscrições, ofertas voluntária e em alguns casos fundos estatais. Mas mesmo assim a prática do dízimo é empregada hoje por várias denominações pentecostais ou neo-pententecostais, principalmente na América Latina.

6 DÍZIMO NO CATOLICISMO BRASILEIRO No Brasil o dízimo voltou a ser implantado pela CNBB na Igreja Católica após 1969, quando o sistema de pagamento de taxas pelos serviços prestados pela Igreja haviam sido considerados "pastoralmente inadequados". Por essa sugestão, os dízimos não tinham sentido meramente monetário, mas centravam-se em atender às necessidades das dimensões social, religiosa e missionária assumidas pela Igreja. Desde então não se utilizava mais a estipulação de porcentagem da renda dos adeptos, mas uma doação de compromisso de acordo com a sua possibilidade e disposição, uma proposta de participação do fiel na Igreja. Todavia, a maioria das paróquias não possuía esta prática implementada.

7 DÍZIMO NO CATOLICISMO BRASILEIRO O Papa Bento XVI extinguiu o termo "dízimos" do quinto Mandamento da Igreja, conforme Compêndio do Catecismo da Igreja Católica por ele promulgado em 28 de junho de 2005 e republicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O Quinto Mandamento agora é assim: "Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades". Deve-se considerar que a "pastoral do dízimo", cuja expansão verificou-se nos últimos anos, num ato simplório, reduzira o antigo termo "dízimos" para o singular "dízimo", que não encontrava outro significado senão a décima parte. O Papa Bento XVI, extinguindo o termo "dízimos" trouxe à frase o seu real significado, ou seja, a obrigação de contribuir com as necessidades da Igreja, sem nenhuma relação com taxação de 10%.

8 No Batismo sou chamado a ser DIZIMISTA Ml 3, 10

9 Dízimo, o que é... Antes de ser um percentual, fixado pela lei mosaica, era expressão de graça divina e manifestação espontânea de gratidão da criatura ao seu Criador. Ao oferecer o dízimo, Abraão praticou um ato religioso, demonstrando toda sua fé e gratidão ao Deus Altíssimo (Gn 14, 18-20).

10 O dízimo, antes de ser um percentual, é manifestação de obediência à Palavra de Deus. Os dízimos pertencem a Deus, sendo coisa consagrada (Lv 27, 30.32). Se pertencem a Deus, não são nossos. Devemos devolvê-los. O dízimo, antes de ser um percentual, é parte da minha vida, é produto do meu trabalho que devo separar ( Dt 14,22) e levar ao Templo, lugar que Javé escolheu para fazer habitar seu nome ( Dt 12,11). O dízimo, antes de ser um percentual, é um ato de generosidade com o qual glorificamos o Senhor, dando, com alegria e de boa vontade, um dízimo justo e fiel (Eclo 35, 7-8).

11 O dízimo, antes de ser um percentual, é um chamamento à conversão, na volta à observância da Lei do Senhor, corrigindo os enganos e livrando-nos do egoísmo e da infidelidade. (Ml 3,9). Por isso, Malaquias nos exorta: façam a experiência comigo (Ml 3, 10ª). Deus sempre é fiel e nos cumula de bênçãos. A oferta do dízimo justo e fiel nos permite o reconhecimento das graças e das bênçãos recebidas e não percebidas: Vocês hão de ver, então, se não abro as comportas do céu, se não derramo sobre vocês as minhas bênçãos de fartura (Ml 3,10b).

12 Pelo exposto, percebemos que dízimo é muito mais que um percentual. Ele perdeu seu sentido literal/numérico da lei e retomou seu sentido religioso original. Mesmo sob a égide da lei mosaica, o dízimo tinha sentido religioso para os tementes a Deus (Tb 1,6-8). A Lei veio para favorecer a organização do povo e o dízimo veio para que o povo de Deus tivesse um sagrado instrumento de sustentação da comunidade. No Novo Testamento, também há referência textual ao dízimo. Jesus Cristo não veio abolir a Lei, e, sim, aperfeiçoá-la (Mt 7,17), ensinando-nos que o dízimo deve ser precedido por uma vida de justiça, de misericórdia e de fidelidade que se resume no mandamento do amor. Dízimo é um ato de amor, é a medida do amor, da justiça e da gratidão para com Deus.

13 Todos são convidados Dt 16 16b...não aparecerão diante do Senhor com as mãos vazias. 17.Cada um dará segundo o que tiver, em proporção das bênçãos que o Senhor, teu Deus, lhe tiver dado.

14 A medida certa... Dízimo 2º Cor 9 6.Convém lembrar: aquele que semeia pouco, pouco ceifará. Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará. 7.Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria. 8.Poderoso é Deus para cumular-vos com toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda espécie de boas obras.

15 O Dízimo é de Deus, vem de Deus. Todos os dízimos do campo, seja produto da terra, seja fruto das árvores, pertencem a Javé: é coisa consagrada a Javé. Todos os dízimos do campo, seja produto da terra, seja fruto das árvores, pertencem a Javé: é coisa consagrada a Javé. Levítico 27, 30

16 Dizimar é praticar a justiça Vocês receberam de graça, dêem também de graça! Mt. 10, 8b

17 Que ninguém se apresente de mãos vazias diante de Javé: cada um traga seu dom, conforme a benção que Javé seu Deus lhe tiver proporcionado. Deuteronômio 16, 16b-7 O que Você tem para oferecer?

18 Dízimo e suas Três Dimensões DIMENSÃO RELIGIOSA DIMENSÃO RELIGIOSA Folhetos para acompanhar a liturgia Folhetos para acompanhar a liturgia Folhas de cânticos Folhas de cânticos Velas, vinho, hóstias, som,.... Velas, vinho, hóstias, som,.... Materiais necessários para catequese: livro, papel,... Materiais necessários para catequese: livro, papel,... Conta de luz, água, telefone, etc.(tudo isso carece de dinheiro) Conta de luz, água, telefone, etc.(tudo isso carece de dinheiro)

19 Dízimo e suas Três Dimensões DIMENSÃO SOCIAL DIMENSÃO SOCIAL O pobre, a viúva, o menor abandonado, o indigente, o peregrino, o estrangeiro... O pobre, a viúva, o menor abandonado, o indigente, o peregrino, o estrangeiro... O dízimo tem um lugar determinado por Deus: Deut 12,11-12. O dízimo tem um lugar determinado por Deus: Deut 12,11-12. Enfim, os que por alguma razão não podem prover seu sustento, são responsabilidade da comunidade. Enfim, os que por alguma razão não podem prover seu sustento, são responsabilidade da comunidade.

20 Dízimo e suas Três Dimensões DIMENSÃO MISSIONÁRIA DIMENSÃO MISSIONÁRIA Quando contribuo para que seja desenvolvido um trabalho pastoral eficiente; Quando contribuo para que seja desenvolvido um trabalho pastoral eficiente; Quando contribuo para a formação dos Padres, Leigos... Quando contribuo para a formação dos Padres, Leigos... Quando contribuo para que seja criada uma catequese eficaz; Quando contribuo para que seja criada uma catequese eficaz;

21 Se Deus me dá 100, porque não posso dar 10...

22 ORAÇÃO DO DIZIMISTA Senhor, faz de mim um dizimista consciente e feliz. Que meu dízimo seja agradecimento, seja um ato de amor e reconhecimento pela tua bondade. O que tenho de bom de ti recebi: vida, fé, saúde, amor, família, bens... Ajuda-me a partilhar com justiça e fidelidade; Tira o egoísmo do meu coração. Que eu te ame cada vez mais; que ame e ajude cada vez mais aos irmãos. Que meu dízimo seja fonte de bênçãos para mim, minha família e minha comunidade. Amém!


Carregar ppt "Dízimo é Partilha Pastoral do Dízimo ORIGEM DO DÍZIMO RELIGIOSO O Dízimo nas religiões Abraâmicas foi instituído na Lei de Moisés estipulado para manter."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google