A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CHINA ANTIGA ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CHINA ANTIGA ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA."— Transcrição da apresentação:

1 A CHINA ANTIGA ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA

2 LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

3 OCUPAÇÃO DA CHINA Os primeiros grupos humanos a se fixar no atual território da China teriam chegado ali a cerca de 30 mil anos. Surgiram as primeiras as primeiras aldeias as margens dos rios. Nesses povoados, geralmente governado por mulheres teve inicio a prática da agricultura, principalmente o plantio de arroz.

4

5

6 O SURGIMENTO DAS DINASTIAS Aos poucos essas aldeias se transformaram em pequenos Estados governados por chefes de famílias. Por volta de 2200 a.C. um dos chefes, Yu, o Grande, unificou esses pequenos Estados e tornou-se rei. Surge assim a dinastia Xia, a primeira da história da China.

7 A DINASTIA XIA Construção de muralhas ao redor das cidades. Organização do exercito. Armas de bronze. Domínio de uma área de 1600 km². Derrotados pela dinastia Shang.

8 DINASTIA SHANG Expansão do território para km². Florescimento cultural (criação da escrita primitiva). Invenção do calendário de 365 dias. Utilização de conchas como moedas. Invenção de instrumentos musicais. Descoberta da fabricação de tecidos a partir dos casulos do bicho – da – seda. Religião politeísta, consulta de oráculos e sacrifícios de animais e humanos.

9

10

11

12

13 DINASTIA ZHOU Derrubaram a dinastia Shang em 1027 a.C.. Duzentos anos de tranquilidade. Foram enfraquecidos pelos proprietários de terras.

14 A DISPUTA CHINESA A partir do século V a.C. os reinos de Chu, Yan, Zhao, Han, Wei e Qim passaram a disputar a hegemonia (período dos reinos combatentes). Mudanças no Estado, nas leis e nos governantes. Nascimento das teorias filosoficas: taoísmo e o confuncionismo. Vitória do reino Qim.

15

16

17 A CHINA IMPERIAL Com a vitoria do reino de Qim, a China é unificada e Ying Zheng é proclamado imperador. Centralização do poder. Padronização de pesos, medidas e da escrita. Criação de leis e construção de estradas. Construção da grande Muralha da China.

18

19

20 CURIOSIDADE Ying Zheng foi um imperador intolerante, extremamente supersticioso. Determinou que seus soldados só recebessem pagamento caso mostrasse a cabeça decepada do inimigo.

21 Preocupado com a morte, Ying Zheng reunio magos e alquimistas para que estes encontrassem um elixir capaz de lhe garantir a eternidade. Morreu aos 49 anos. Seu corpo foi sepultado em um gigantesco mausoléu, junto com 6 mil ésculturas de soldados e cavalos em tamanho natural equipadas de armas de bronze para proteger o imperador em sua vida após a morte.

22

23

24 DINASTIA HAN Com a morte de Ying Zheng, o império entrou em crise. Em 206 a.C. Liu Bang subjulgou seus adversários e assumiu o governo, dando inicio à dinastia Han. Políticas baseadas nas idéias de Confúncio. Invenção do arado, utilização de instrumentos de ferro. Rota da Seda.

25 Expansão territorial e conquista da Coréia e de Cantão. Invenção da bússola, sismógrafo. Desenvolvimento de conceitos matemáticos, como as quatro operações fracionais e o calculo com números positivos e negativos. Criação do papel. Desenvolvimento da medicina.

26

27

28

29 Após o fim da dinastia Han, no século III d.C., a China viveu períodos de unificação e fragmentação do poder imperial.

30 CHINA CONTEMPORÂNEA

31

32

33

34

35

36

37

38 FIM


Carregar ppt "A CHINA ANTIGA ENSINO MÉDIO PROFESSOR: NELSON NORONHA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google