A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 4 – NOÇÕES DE ESTÉTICA Estética vem do grego aisthetiké. Refere-se a tudo aquilo que pode ser percebido pelos sentidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 4 – NOÇÕES DE ESTÉTICA Estética vem do grego aisthetiké. Refere-se a tudo aquilo que pode ser percebido pelos sentidos."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 4 – NOÇÕES DE ESTÉTICA Estética vem do grego aisthetiké. Refere-se a tudo aquilo que pode ser percebido pelos sentidos.

2

3 Objetivo da estética Alcançar o conhecimento captado pelos sentidos. Seu principal objeto de investigação é o fenômeno artístico que se traduz na obra de arte. Por isso difere e se contrapõe à lógica e à matemática, que partem da razão para estabelecer conhecimento claro e distinto.

4 O que é belo?

5 Idealistas PLATÃO: a beleza é algo que existe em si mesma.

6 Empiristas Hume A beleza não está propriamente nos objetos (não é algo puramente objetivo), mas nas condições de recepção do sujeito. Depende do gosto de cada um, do modo como a pessoa vê e valoriza o objeto (juízo subjetivo).

7 Gosto influenciado pela cultura em que se vive.

8 Interpretação de Kant Tentou superar esse impasse. Crítica da faculdade do juízo: O belo é aquilo que agrada universalmente, ainda que não se possa justificá-lo intelectualmente.

9 Julgamos belo o que nos proporciona prazer, isso é subjetivo (depende do sentimento do sujeito). Portanto o juízo estético é subjetivo. Mas este pode ser universalizado. As condições subjetivas da faculdade de julgar são as mesmas em todos os homens.

10 Perspectiva histórica Hegel: a beleza muda de face e de aspecto através dos tempos. O conceito do que é belo depende do momento histórico e do desenvolvimento cultural. A beleza não é apenas a sensação de prazer proporcionada por uma obra.

11 Para HEGEL, a arte é bela quando: Consegue sintetizar um dado conteúdo cultural (evolução espiritual) de certo momento histórico. Mesmo a representação de algo feio pode ser bela, e o será quanto mais conseguir comunicar às pessoas o sentido de mostrar aquele feio.

12 Portanto, para Hegel, tanto a definição do que é beleza quanto a capacidade individual de percebê-la são construções histórico-sociais.

13

14 Les demoiselles d'Avignon. Picasso, É considerado um quadro pré-cubista, ou o marco do início do cubismo, porém evidenciando também o impacto da arte africana sobre Picasso e a importância desta para a própria caracterização do cubismo.

15 Uma obra de arte pode ser feia?


Carregar ppt "AULA 4 – NOÇÕES DE ESTÉTICA Estética vem do grego aisthetiké. Refere-se a tudo aquilo que pode ser percebido pelos sentidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google