A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FILOSOFIA DO DIREITO EM ROMA. TÓPICOS GERAIS O direito como a razão escrita. Principais influências: platonismo, aristotelismo e estoicismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FILOSOFIA DO DIREITO EM ROMA. TÓPICOS GERAIS O direito como a razão escrita. Principais influências: platonismo, aristotelismo e estoicismo."— Transcrição da apresentação:

1 A FILOSOFIA DO DIREITO EM ROMA

2 TÓPICOS GERAIS O direito como a razão escrita. Principais influências: platonismo, aristotelismo e estoicismo.

3 CÍCERO E A FILOSOFIA JURÍDICA Difusão da filosofia grega em Roma. Doutrina jurídica:. Teoria da lei natural: razão comum – reta razão. Doutrina política:. A realização da justiça é o fim essencial da sociedade política.. Defesa da aristocracia senatorial.. Ajuste do exercício do poder ao direito.. Teoria do Estado natural.. Jus civile.. Jurisprudência: ciência das coisas divinas e humanas.

4 ULPIANO E A FILOSOFIA JURÍDICA Conceito de direito natural. Divisão tripartida do direito natural. Jus gentium e mos maiorum. Separação entre direito público e privado. A justiça como a constante e perpétua vontade de dar a cada qual o seu direito. Preceitos fundamentais do direito: viver honestamente, não prejudicar a ninguém, dar a cada um o que é seu.


Carregar ppt "A FILOSOFIA DO DIREITO EM ROMA. TÓPICOS GERAIS O direito como a razão escrita. Principais influências: platonismo, aristotelismo e estoicismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google