A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GUTAÇÃO GUTAÇÃO. GUTAÇÃO OU SUDAÇÃO Quando a temperatura está razoavelmente baixa e a umidade relativa do ar está alta, as plantas absorvem mais água.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GUTAÇÃO GUTAÇÃO. GUTAÇÃO OU SUDAÇÃO Quando a temperatura está razoavelmente baixa e a umidade relativa do ar está alta, as plantas absorvem mais água."— Transcrição da apresentação:

1 GUTAÇÃO GUTAÇÃO

2

3 GUTAÇÃO OU SUDAÇÃO Quando a temperatura está razoavelmente baixa e a umidade relativa do ar está alta, as plantas absorvem mais água que o necessário, involuntariamente, pois o solo fica saturado de água. A planta precisa, então, eliminar esse excesso de água.

4 Hidatódios Para isso as plantas possuem células chamadas Hidatódios.

5 Existem dois tipos de hidatódios: hidatódio epidermal, que é uma única célula epidérmica que excreta água por transporte ativo; hidatódio epitemal, chamado também de estômato aquífero que é formada por duas células estomáticas, que delimitam um poro permanentemente aberto nas plantas de ambientes muitos úmidos. Este último tipo de hidatódio é o mais frequente. Nele existe uma câmara que está preenchida por um parênquima aqüífero (epítema) onde desembocam vasos do xilema.

6

7

8 A gutação ocorre quando a transpiração é muito lenta ou ausente, o que em geral acontece durante a noite, especialmente quando a temperatura está baixa e a umidade relativa do ar é elevada.transpiração

9

10

11 Em experimentos com plantas de cevada: A sudação cessa ou é muito lenta quando: as raízes são mergulhadas em água destilada com ou sem aeração. A sudação é lenta quando as raízes são mergulhadas em solução aquosa de sais sem aeração. A sudação é ativa quando as raízes são mergulhadas em solução aquosa de sais com aeração. E esta sudação pode ser prolongada por muito tempo se a atmosfera for carregada com vapor de água.

12 Mecanismo da GUTAÇÃO: ALTO TEOR DE UMIDADE NO AR TRANSPIRAÇÃO PREJUDICADA Absorção ativa de sais minerais (solutos) pelas raízes. Pressão osmótica alta nas células radiculares. A água é absorvida por osmose. As raízes saturadas com água pressionam a seiva bruta no interior do xilema (pressão de raiz). A seiva bruta circula no interior do xilema.

13 HIDATÓDIOS A seiva bruta chega à folha e é empurrada para fora através dos HIDATÓDIOS.

14

15


Carregar ppt "GUTAÇÃO GUTAÇÃO. GUTAÇÃO OU SUDAÇÃO Quando a temperatura está razoavelmente baixa e a umidade relativa do ar está alta, as plantas absorvem mais água."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google