A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Glossário Epidemiológico Nascido Vivo: É a expulsão ou extração completa do corpo da mãe, independente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Glossário Epidemiológico Nascido Vivo: É a expulsão ou extração completa do corpo da mãe, independente."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Glossário Epidemiológico Nascido Vivo: É a expulsão ou extração completa do corpo da mãe, independente da duração da gestação, de um produto de concepção que, depois dessa separação, respira ou manifesta outro sinal de vida, tal como batimento cardíaco, pulsação do cordão umbilical ou contração voluntária, haja ou não sido cortado da placenta. (ROUQUAYROL, 1994)

2 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Natimorto É o nascimento de um feto que pesa mais de 500g e que não tem evidências de vida depois de nascer. Para fins de cálculos padronizados dos coeficientes de mortalidade perinatal e para comparação perinatal internacional, serão incluídos somente os fetos mortos que pesam 1.000g ou mais ao nascer. Aborto A expulsão ou extração de um feto ou embrião que pesa menos de 500g (idade gestacional aproximadamente 20 a 22 semanas completas ou dias completos). (ROUQUAYROL, 1994)

3 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) Número de óbitos de menores de um ano, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Taxa de Mortalidade neonatal precoce Número de óbitos de crianças de 0 a 6 dias de vidas completos, por mil nascidos vivos na populaçao residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. (ROUQUAYROL, 1994)

4 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) FONTE: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais Projeção Preliminar da População do Brasil - Revisão 2005.IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais Projeção Preliminar da População do Brasil - Revisão 2005

5 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato

6 Taxa mortalidade perinatal Número de óbitos fetais (a partir de 22 semanas completas de gestação ou 154 dias) acrescidos dos óbitos neonatais precoces (0 a 6 dias) por mil nascimentos totais (óbitos fetais mais nascidos vivos) em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Todos os valores referem-se à população residente. (ROUQUAYROL, 1994)

7 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Taxa de mortalidade neonatal tardia Número de óbitos de crainças de 7 a 27 dias de vidas completos, por mil nascidos vivos na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado Taxa de mortalidade pós neoantal Número de óbitos de crianças de 28 dias e mais de vida completos, por mil nascidos vivos na população residente em determiando espaço geográfico, no ano considerado. (ROUQUAYROL, 1994)

8 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Classificação dos recém- nascidos quanto ao peso: Recém- nascido a termo: peso ao nascimento de 2.500g a 3.500g; Recém- nascido de baixo peso ao nascer: peso ao nascimento é menor que 2.500g; Recém- nascido de muito baixo peso ao nascer: peso ao nascimento é menor que 1.500g; Recém- nascido de extremo baixo peso ao nascer: peso ao nascimento é menor que 1.000g. (ROUQUAYROL, 1994)

9 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Idade gestacional: idade em semanas e dias desde o início da última menstruação. Muito Baixo Peso: recém-nascido com peso inferior a 1500 gramas PIG: pequeno para a idade gestacional. Diz-se do recém-nascido cujo peso ao nascer está abaixo do percentil 10 para a sua idade gestacional. Geralmente se usa o gráfico de Lula O. Lubchenco para esta determinação. Pós-maturo: recém-nascido com mais de 42 semanas de idade gestacional (10 meses) Prematuro: recém-nascido com menos de 37 semanas de idade gestacional (36 semanas e 6 dias ou menos - abaixo dos 9 meses). Recém-nascido: do nascimento até 28 dias de idade RN: recém-nascido Termo ou RN de termo: diz-se do recém-nascido cuja idade gestacional está entre 37 semanas e 41 semanas e 6 dias. (ROUQUAYROL, 1994)

10 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Algumas definições dentro da neonatologia: AIG: adequado para a idade gestacional. Diz-se do recém-nascido cujo peso ao nascer está entre os percentis 10 e 90 para a sua idade gestacional. Geralmente se usa o gráfico de Lula O. Lubchenco para esta determinação. Baixo Peso: recém-nascido com peso inferior a 2500 gramas D.U.M. : data da última menstruação. A partir daí será marcada a idade gestacional. GIG: grande para a idade gestacional. Diz-se do recém-nascido cujo peso ao nascer está acima do percentil 90 para a sua idade gestacional. Geralmente se usa o gráfico de Lula O. Lubchenco para esta determinação.

11 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Escala de Lubchenco (MADEIRA, 2006)

12 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Causas mais frequentes de morbidade e mortalidade no período perinatal e neonatal Anoxia neonatal Baixo peso ao nascer Tétano neonatal Infecções congênitas Causas mais frequentes de morbidade e mortalidade no período pós- neonatal Diarréia infantil e desnutrição Infecção respiratórias agudas Doenças preveníveis por imunização (ROUQUAYROL, 1994)

13 Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Considerações finais Apesar da diminuição nos índices de mortalidade infantil, nos preocupam os índices de mortalidade perinatal e neonatal precoce. Mesmo com a melhoria no preenchimento das DO e AIH, ainda são frequentes as subnotificações, a falta de certidão de nascimento e cemitérios clandestinos principalmente nas regiões Norte e Nortedeste do País. É necessária uma melhoria noa tendimento pré-natal não em quantidade mas em qualidade.


Carregar ppt "Conceitos e Aspectos Epidemiológicos do Neonato Glossário Epidemiológico Nascido Vivo: É a expulsão ou extração completa do corpo da mãe, independente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google