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Projecto de EP 2010/11 Simulação de ecossistema. Descrição do Problema.

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Apresentação em tema: "Projecto de EP 2010/11 Simulação de ecossistema. Descrição do Problema."— Transcrição da apresentação:

1 Projecto de EP 2010/11 Simulação de ecossistema

2 Descrição do Problema

3 Mundo: mapa quadriculado dim x dim Cada quadrícula pode estar vazia ou ocupada por uma espécie.

4 Espécies: existem N espécies, numeradas de 1 a N, estabelecendo a hierarquia de uma cadeia alimentar linear. espécie 1 - água espécie 2 - alimenta-se de 1 espécie 3 - alimenta-se de 2 e de 1 espécie 4 - alimenta-se de 3 e de 1... A espécie m alimenta-se directamente da espécie m-1 e de água.

5 Condições de sobrevivência de um indivíduo da espécie m: tem de haver água numa vizinhança de raio m-1 (excepto se m=1) tem de haver comida numa vizinhança de raio 2 (excepto se m=1) o número de predadores da espécie m numa vizinhança de raio m não pode ser superior a 6 vezes o número de indivíduos da espécie m numa vizinhança de raio 1

6 Vizinhanças vizinhança de raio 1

7 Vizinhanças vizinhança de raio 2

8 Vizinhanças vizinhança de raio 1 - extremos...

9 Simulação

10 Descrição dos principais passos da simulação Objectivo Desenvolver um programa para simular a evolução do ecossistema até ao instante Tfim.

11 Inicialização Água distribui-se com densidade densA As restantes espécies distribuem-se uniformemente com densidade densE

12 Evolução do sistema É caracterizada pela evolução da espécies e recursos hídricos que habitam cada uma das quadrículas, de acordo com os mecanismos aleatórios associados aos seguintes eventos: eventos locais (associados a cada quadrícula) - Tloc; epidemias (associadas a cada espécie) - Tepi; mudança de estação - Test.

13 Eventos locais Se a quadrícula estiver ocupada pela espécie m então a seguir: continuará ocupada por m se esta tiver condições de sobrevivência; ficará vazia, caso contrário. m=3 sobrevive Para m=3, as condições de sobrevivência são: existir água numa vizinhança de raio m-1=2 existir comida numa vizinhança de raio 2 número de predadores (tipo 4) numa vizinhança de raio m=3 não pode ser superior a 6 vezes o número o número de quadrículas numa vizinhança de raio 1

14 Eventos locais Se a quadrícula estiver ocupada pela espécie m então a seguir: continuará ocupada por m se esta tiver condições de sobrevivência; ficará vazia, caso contrário. Descrição dos principais passos da simulação m=3 morre Para m=3, as condições de sobrevivência são: existir água numa vizinhança de raio m-1=2 existir comida numa vizinhança de raio 2 número de predadores (tipo 4) numa vizinhança de raio m=3 não pode ser superior a 6 vezes o número o número de quadrículas numa vizinhança de raio 1

15 Eventos locais Se a quadrícula estiver vazia: passa a ocupada por uma espécie (que não água) escolhida entre as que se encontrem na vizinhança de raio 1 e tenham condições de sobrevivência; continuará vazia, caso contrário. Descrição dos principais passos da simulação ocupada por 4

16 Eventos locais Se a quadrícula estiver vazia: passa a ocupada por uma espécie (que não água) escolhida entre as que se encontrem na vizinhança de raio 1 e tenham condições de sobrevivência; continuará vazia, caso contrário. Descrição dos principais passos da simulação continua vazia

17 Epidemia (espécie m) Os indivíduos da espécie m são eliminados com probabilidade Pepi. Descrição dos principais passos da simulação m=4

18 Mudança de estação (quadrante q) No quadrante q, cada quadrícula passa a ser ocupada por água com probabilidade Pchu; Nos outros quadrantes, cada quadrícula ocupada por água fica vazia com probabilidade Psec. Descrição dos principais passos da simulação q=NO

19 Apresentação dos resultados O programa deve devolver uma animação das fotografias tiradas ao sistema ao longo da simulação que permita visualizar a sua evolução, bem como um gráfico que mostre a evolução do número de quadrículas ocupadas por cada espécie. Descrição dos principais passos da simulação

20 Bom Trabalho!


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