A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paisagens Naturais Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paisagens Naturais Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo."— Transcrição da apresentação:

1 Paisagens Naturais Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo

2 ZONAS CLIMÁTICAS DA TERRA

3 ZONA TROPICAL Localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio; Região mais aquecida do planeta (raios solares com menor inclinação nesta porção da Terra); Chuvas regulares próximo à porção equatorial; Chuvas irregulares próximo aos trópicos (chuvas concentradas no verão) Principais paisagens (Floresta Tropical Úmida e Savanas).

4 Florestas Tropicais Heterogênea (maior biodiversidade de espécies da fauna e flora); Densa (árvores muito próximas umas das outras), Auto-sustentável (produz seu próprio alimento), Latifoliada (folhas grandes para transpirar), Perene (folhas o ano todo), Predomínio do porte arbóreo. Animais de pequeno porte. Rios perenes e caudalosos.

5 Florestas Tropicais no Mundo

6 Florestas Tropicais - fisiografia

7 Savanas Vegetação de transição entre as florestas e as áreas desertificadas. Vegetação adaptada à estiagem do inverno Plantas rasteiras intercaladas por árvores pequeno porte (arbustos); Raízes profundas (captar água do subsolo); Aspecto ressecado (galhos tortuosos, casca grossa); Folhas cerosas (para não evapotranspirar); Pequena densidade (árvores espaçadas entre si); Animais de grande porte.

8 SAVANAS

9 ZONA TEMPERADA Localizada entre os Trópicos e os Círculos Polares; A Zona Temperada do Norte pode ser melhor caracterizada, devido a maior quantidade de terras emersas no Hemisfério Norte; Estações do ano bem evidentes; Inverno: neve, lagos congelados; Verão: inundações decorrentes do derretimento do gelo e chuvas de verão;

10 Zona Temperada Nas áreas subtropicais (zonas de transição entre a zona tropical e temperada) a alta pressão atmosférica faz com que ocorra a formação de desertos, como mostra os mapas.

11 Circulação atmosférica Global

12 Correntes descendentes na áreas subtropicais

13 Desertos litorâneos No Hemisfério Sul, a atuação de correntes marítimas frias (baixo potencial de evaporação) no litoral oeste da África, da América e da Oceania contribui para formação dos desertos litorâneos.

14 Correntes Marítimas Frias – Desertos Litorâneos

15 DESERTOS - SUBTROPICAIS

16 DESERTOS - CARACTERIZAÇÃO Geralmente associados a elevadas temperaturas (a maior registrada foi de 58° no Saara); Elevada amplitude térmica diária; Embora não seja o mais extenso, o Atacama, no Chile, é o deserto mais seco do planeta e chegou a ficar 40 anos sem chuva.

17 DESERTOS - CARACTERIZAÇÃO Caracteriza-se pela pequena e irregular quantidade de chuvas (inferior a 200 mm anuais); Baixa variedade de espécies em sua fauna e flora; Rios intermitentes (com exceção do Nilo, que atravessa o Saara sem secar, em virtude de suas nascentes estarem localizadas fora do deserto); Alguns apresentam riqueza mineral em seu subsolo (petróleo, gás natural, fosfato e enxofre);

18 DESERTOS - FISIOGRAFIA

19 DESERTOS E SEMI-DESERTOS Plantas xerófitas (que armazenam água em seus troncos ou caules, como os cactos), Folhas cerosas (com cera para evitar a perda de água); Folhas espinhetas; Raízes profundas e longas para buscarem água do subsolo.

20 Vegetação – Zona Temperada Taiga/Coníferas (área de transição entre a Zona Temperada e Polar) - Árvores de grande porte, floresta homogênea (com poucas espécies), densa e com folhas aciculifoliadas (em forma de agulha para não congelar e não perder umidade).

21 TAIGA - FISOGRAFIA

22 ZONA FRIA OU POLAR O frio é a característica marcante dessas regiões; Os rios encontram-se congelados a maior parte do ano; Fauna variada; Solos rasos e, em muitos casos, inexistentes, aparecendo somente a rocha nua. Exploração de recursos minerais em seu subsolo (gás natural e petróleo).

23 Tundra Vegetação rasteira com predomínio de musgos e liquens.

24 ALTAS MONTANHAS

25 ALTAS MONTANHAS - CARACTERIZAÇÃO Também conhecidas como Dobramentos Modernos, em geral com mais de 4 mil metros; Processo de formação: colisão entre placas tectônicas; Monte Everest (8.848m), no Himalaia – ponto mais elevado do planeta;

26 ALTAS MONTANHAS - CARACTERIZAÇÃO A altitude é determinante da paisagem; Temperatura baixa; Ventos fortes; Ar rarefeito; Solos rasos. Vegetação de Tundra como nas regiões polares.


Carregar ppt "Paisagens Naturais Identificar as principais paisagens naturais existentes no Globo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google