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Sociologia na Educação Básica: IV EPPECOS V Simpósio de Formação de Professores de Ciências Sociais Encontro Estadual de Formação em Sociologia EVENTO.

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1 Sociologia na Educação Básica: IV EPPECOS V Simpósio de Formação de Professores de Ciências Sociais Encontro Estadual de Formação em Sociologia EVENTO

2 Direitos humanos e movimentos sociais: a legislação educacional em debate MESA REDONDA

3 Direito à educação de qualidade : não é exercido plenamente por todos os cidadãos brasileiros Diversos avanços na legislação educacional (CF/88 expressa na LDB e demais dispositivos legais como o Plano Nacional de Educação (PDE/2007) Lançado pelo ME) UNESCO: desenvolve e promove os princípios universais e instrumentos normativos baseados em valores comuns para enfrentar desafios no campo da Educação. Legislação educacional brasileira : concebe a educação como um direito de todos, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Dever (Família e Estado): ofertar condições para o pleno desenvolvimento do educando (exercício da cidadania e qualificação para o trabalho) Fragilidade da sociedade civil: em termos de participação e promoção do direito à educação no Brasil A DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

4 Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE/INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/2009) Objetivo: Conhecer ações discriminatórias no âmbito escolar nas seguintes áreas: Étnico-racial, gênero, geracional, territorial, necessidades especiais, socioeconômica e orientação sexual SOCIEDADE BRASILEIRA (preconceito)

5 OLIVEIRA, David Dijaci de Oliveira. Sociologia na educação básica: complexidade e interculturalidade. Disponível em: rtura_de_gts/sociologia_na_educacao_basica.pdf. Acesso em 17/11/2012 rtura_de_gts/sociologia_na_educacao_basica.pdf. Acesso em 17/11/2012 SOCIEDADE BRASILEIRA (preconceito) Professor de ciências sociais na UNB

6 Universo da pesquisa: 501 escolas nas 27 unidades da federação entrevistas PESQUISA INEP/FIPE 2009

7 Entrevistados: alunos, pais de alunos, diretores, funcionários e professores DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

8 99,3% demonstram alguma atitude preconceituosa RESULTADO DA PESQUISA

9 Portadores de necessidades especiais (96.5%) Preconceito étnico-racial (94,2%) preconceito de gênero (93,5%) VÍTIMAS PREFERENCIAIS DO PRECONCEITO

10 Geracional (91%) Socioeconômico (87,5%) Orientação sexual (87,3% ) Territorial (75,9%) VÍTIMAS PREFERENCIAIS DO PRECONCEITO

11 Alunos; Diretores de escolas GRAUS EXTREMOS DE PRECONCEITO

12 Ao contrário do que comumente se pensa, os jovens demonstram mais intolerância que solidariedade à diferença INTOLERÂNCIA

13 Dinheiro, perdas e ganhos, segredos, vestimentas, assuntos sexuais NÚCLEO DE INTERESSE (conversa juvenil)

14 Crianças e jovens: não nasceram programados para pensar assim RAIZ SOCIAL DE TAIS VALORES

15 Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH/1996) DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO

16 Sistema educacional: tem o papel de construir a cultura de direitos humanos PRÁTICA EDUCATIVA

17 Destacar o papel dos direitos humanos para a consolidação do Estado democrático de direito Enfatizar a importância da construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática OBJETIVOS/PNEDH

18 Educação Básica; Ensino Superior; Educação Não-formal; Educação dos Profissionais de Justiça e Segurança; Educação e Mídia EIXOS ESTRUTURANTES (PNEDH)

19 não é a redentora da sociedade (Paulo Freire) ESCOLA

20 Enfatizar e disponibilizar um amplo estudo sobre os conflitos sociais PAPEL DA SOCIOLOGIA

21 Defesa da equidade, da negociação e do reconhecimento do pluralismo? Valorizar a diversidade Combater a desigualdade (econômica, política/neoliberalismo e a exploração selvagem dos recursos naturais) COMPROMISSO DA SOCIOLOGIA (ensino médio)

22 Globalização, Direitos Humanos e multiculturalismo SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. RJ: Civilização Brasileira, 2003 INSTITUIÇÃO ESCOLAR

23 Globalização hegemônica: suscita novas formas de racismo e ao mesmo tempo, cria condições para a emergência do multiculturalismo. Este pode ser conservador ou emancipatório PROPOSIÇÃO (AUTOR)

24 Justiça multicultural, direitos coletivos, cidadanias plurais MULTICULTURALISMO

25 RELAÇÕES TENSAS Diferença e igualdade Combate às reduções eurocêntricas Desconstrução conceitual Invenção de novas cidadanias MULTICULTURALISMO

26 Sociologia das ausências com o objetivo de identificar: os silêncios as ignorâncias os saberes UTILIZAÇÃO DE NOVOS RECURSOS CONCEITUAIS

27 Cultura: conceito estratégico Um campo de luta Um recurso para a afirmação da diferença e da exigência de reconhecimento O direito de ser diferente não significa o reconhecimento de ser e viver na desigualdade DIREITOS HUMANOS/CURRÍCULO ESCOLAR


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