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EVENTO Sociologia na Educação Básica: IV EPPECOS V Simpósio de Formação de Professores de Ciências Sociais Encontro Estadual de Formação em Sociologia.

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1 EVENTO Sociologia na Educação Básica: IV EPPECOS V Simpósio de Formação de Professores de Ciências Sociais Encontro Estadual de Formação em Sociologia

2 MESA REDONDA Direitos humanos e movimentos sociais: a legislação educacional em debate

3 DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL
Direito à educação de qualidade : não é exercido plenamente por todos os cidadãos brasileiros Diversos avanços na legislação educacional (CF/88 expressa na LDB e demais dispositivos legais como o Plano Nacional de Educação (PDE/2007) Lançado pelo ME) UNESCO: desenvolve e promove os princípios universais e instrumentos normativos baseados em valores comuns para enfrentar desafios no campo da Educação. Legislação educacional brasileira : concebe a educação como um direito de todos, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Dever (Família e Estado): ofertar condições para o pleno desenvolvimento do educando (exercício da cidadania e qualificação para o trabalho) Fragilidade da sociedade civil: em termos de participação e promoção do direito à educação no Brasil A

4 SOCIEDADE BRASILEIRA (preconceito)
Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE/INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/2009) Objetivo: Conhecer ações discriminatórias no âmbito escolar nas seguintes áreas: Étnico-racial, gênero, geracional, territorial, necessidades especiais, socioeconômica e orientação sexual

5 SOCIEDADE BRASILEIRA (preconceito)
OLIVEIRA, David Dijaci de Oliveira. Sociologia na educação básica: complexidade e interculturalidade. Disponível em: Acesso em 17/11/2012 Professor de ciências sociais na UNB

6 Universo da pesquisa: 501 escolas nas 27 unidades da federação
PESQUISA INEP/FIPE 2009 Universo da pesquisa: 501 escolas nas 27 unidades da federação entrevistas

7 DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL
Entrevistados: alunos, pais de alunos, diretores, funcionários e professores

8 99,3% demonstram alguma atitude preconceituosa
RESULTADO DA PESQUISA 99,3% demonstram alguma atitude preconceituosa

9 VÍTIMAS PREFERENCIAIS DO PRECONCEITO
Portadores de necessidades especiais (96.5%) Preconceito étnico-racial (94,2%) preconceito de gênero (93,5%)

10 VÍTIMAS PREFERENCIAIS DO PRECONCEITO
Geracional (91%) Socioeconômico (87,5%) Orientação sexual (87,3% ) Territorial (75,9%)

11 GRAUS EXTREMOS DE PRECONCEITO
Alunos; Diretores de escolas

12 INTOLERÂNCIA Ao contrário do que comumente se pensa, os jovens demonstram mais intolerância que “solidariedade à diferença”

13 NÚCLEO DE INTERESSE (conversa juvenil)
Dinheiro, perdas e ganhos, segredos, vestimentas, assuntos sexuais

14 RAIZ SOCIAL DE TAIS VALORES
Crianças e jovens: não nasceram programados para pensar assim

15 DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH/1996)

16 PRÁTICA EDUCATIVA Sistema educacional: tem o papel de construir a cultura de direitos humanos

17 OBJETIVOS/PNEDH Destacar o papel dos direitos humanos para a consolidação do “Estado democrático de direito” Enfatizar a importância da construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática

18 EIXOS ESTRUTURANTES (PNEDH)
Educação Básica; Ensino Superior; Educação Não-formal; Educação dos Profissionais de Justiça e Segurança; Educação e Mídia

19 não é a redentora da sociedade (Paulo Freire)
ESCOLA não é a redentora da sociedade (Paulo Freire)

20 Enfatizar e disponibilizar um amplo estudo sobre os conflitos sociais
PAPEL DA SOCIOLOGIA Enfatizar e disponibilizar um amplo estudo sobre os conflitos sociais

21 COMPROMISSO DA SOCIOLOGIA (ensino médio)
Defesa da “equidade, da negociação e do reconhecimento do pluralismo”? Valorizar a “diversidade” Combater a desigualdade (econômica, política/neoliberalismo e a exploração selvagem dos recursos naturais)

22 INSTITUIÇÃO ESCOLAR Globalização, Direitos Humanos e multiculturalismo SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. RJ: Civilização Brasileira, 2003

23 PROPOSIÇÃO (AUTOR) Globalização hegemônica: “suscita novas formas de racismo” e ao mesmo tempo, cria “condições para a emergência do multiculturalismo”. Este pode ser “conservador ou emancipatório”

24 Justiça multicultural, direitos coletivos, cidadanias plurais
MULTICULTURALISMO Justiça multicultural, direitos coletivos, cidadanias plurais

25 Combate às reduções eurocêntricas Desconstrução conceitual
MULTICULTURALISMO RELAÇÕES TENSAS Diferença e igualdade Combate às reduções eurocêntricas Desconstrução conceitual Invenção de novas cidadanias

26 UTILIZAÇÃO DE NOVOS RECURSOS CONCEITUAIS
Sociologia das ausências com o objetivo de identificar: os silêncios as ignorâncias os saberes

27 DIREITOS HUMANOS/CURRÍCULO ESCOLAR
Cultura: conceito estratégico Um campo de luta Um recurso para a afirmação da diferença e da exigência de reconhecimento“ O direito de ser diferente não significa o reconhecimento de ser e viver na desigualdade


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