A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PDAs: CONCEITOS, PROGRAMAÇÃO E APLICAÇÃO VALMOR ADAMI JUNIOR, Meng.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PDAs: CONCEITOS, PROGRAMAÇÃO E APLICAÇÃO VALMOR ADAMI JUNIOR, Meng."— Transcrição da apresentação:

1 PDAs: CONCEITOS, PROGRAMAÇÃO E APLICAÇÃO VALMOR ADAMI JUNIOR, Meng

2 Roteiro (1)Introdução (2)Tipos de PDAs -> Computadores de Mão (3)Mercado (4)Sistemas Operacionais e Arquitetura (5)Ferramentas de Programação (6)Aplicações (7)Exemplo de Aplicação (8)Considerações finais

3 PDAs

4 Tipos de Computadores [WEISS, 2002]

5 Palmtop x Computador de mão

6 Computadores de mão possuem 2 padrões: – Palm OS e Pocket PC (Sistemas Operacionais) 2 filosofias: Palm: dispositivo satélite. Uma janela para os dados no PC; Pocket: pequeno PC; Computadores de mão

7 Palm x Pocket PCs

8 Comparação entre Palms e Pocket PCs. Palm x Pocket PCs

9 O mercado de PDAs em 2003 e O mercado de Smartphones cresceu nos últimos anos, evidenciando a convergência tecnológica. Mercado

10 Sistemas Operacionais Pocket PC – Memória de Programa; – Armazém de Objetos; – Suporta vários formatos de arquivos no Armazém de Objetos. Palm OS – RAM de armazenamento; – RAM dinâmica. – Banco de Dados (PDB) é o principal formato de arquivo. Gerenciamento de Memória:

11 Sistemas Operacionais Pocket PC – Modo "No Power"; – Modo On; – Modo Suspend; – Modo "Idle; – Modo Critical Off. Palm OS – Modo Sleep; – Modo "Doze; – Modo Run. Gerenciamento de Energia:

12 Arquitetura Inicialmente os PDAs eram apenas organizadores pessoas (PIM - Personal Information Manager); Atualmente possuem processadores robustos e representam a convergência de tecnologias, principalmente de comunicação.

13 A ferramenta de desenvolvimento de software Dois enfoques: 1. Aplicações têm um tamanho de código mais previsível: linguagens C/C++ e Java; a performance poderá ser bem diferenciada; requer tempo e habilidade; podendo comprometer a produtividade. 2. Ferramentas RAD (Rapid Application Development): Visual Basic e LabView; boa produtividade; normalmente geram código maior.

14 Aplicações de PDAs Comerciais: – Otimização no Controle de Estoques e Pedidos; – Automatização de atividades médicas; – Automatização de vistorias e fiscalização; – Automatização de serviços de pesquisa; – Automatização de Força de Vendas; – Automatização do Controle de Manutenção. Industriais: – HMI; – Parametrização e Monitoramento de Equipamentos.

15 Exemplo de Aplicação Ambiente Industrial: – a coleta e o controle de informações no chão de fábrica agregam valor aos produtos; – verificar o correto funcionamento dos equipamentos instalados no chão de fábrica e ligados a processos. – softwares para configuração e monitoramento dos equipamentos executados em computadores de mesa e laptops.

16 Cenário Atual Locais de difícil acesso?! Acesso rápido aos dados?!

17 Solução

18 Dispositivos computadores de mão: – acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer momento; – dimensões e consumo reduzidos, preços acessíveis e estabilidade de Sistemas Operacionais. Alguns fabricantes de equipamentos fornecem software de parametrização e monitoramento de equipamentos para PDA – Toshiba, Saftronics, Mitsubishi, Berges Electronic, Allen-Bradley.

19 Saftlink

20 Equipamentos Alvo Inversor CFW-09 da WEG e Regulador de Tensão GRMP- 03 da Grameyer : – protocolo de rede: Modbus; – até 247 equipamentos no barramento RS-485;

21 Protocolo de Comunicação - Modbus Padrão muito utilizado na Indústria (40% das aplicações [Ward, 2004]);

22 Implementação da Solução Ferramenta de programação: – Versão em ambas as plataformas (portabilidade); – A versão para PDA deve estar sintonizada com atualizações da versão para IBM-PC. Sua seleção deve estar pautada: – Na eficiência do código gerado; – No tempo de desenvolvimento; – Na possibilidade de extensão para aplicações: com banco de dados; com comunicação sem-fio; de conexão com sistemas supervisórios (SCADA).

23 A ferramenta de desenvolvimento de software C/C++: – específicos para cada plataforma. LabView: – valor para aquisição; – Não é totalmente portável; Ferramentas baseadas na tecnologia Java: – Multiplataforma – J2ME e SuperWaba.

24 A ferramenta de desenvolvimento de software SuperWaba selecionado: – caráter financeiro; – a possibilidade de acesso aos códigos-fonte das bibliotecas; – a portabilidade; – a riqueza de recursos para montagem de interfaces com o usuário; – acesso ao hardware do computador de mão.

25 A modelagem do sistema UML (Unified Modeling Language ) – camadas de negócio, aplicação, arquitetura e estrutura. Casos-de-uso: – Identificação manual de equipamentos na rede; – Identificação automática de equipamentos na rede; – Monitoramento de parâmetros do equipamentos; – Aquisição de dados do equipamentos, com geração de gráficos; – Edição de parâmetros do equipamentos; e – Armazenamento e recuperação de dados em banco de dados.

26 Camada de Negócio Camada de Negócio da Aplicação.

27 A implementação da solução Janela da rede – Indicação online e offline; – Leitura online dos parâmetros dos inversores para o PDA, salvando-os em arquivo; e – Cópia dos conteúdos dos Parâmetros entre inversores e entre PDA e inversor.

28 A implementação da solução Janela IHM 1.Descrição do parâmetro selecionado; 2.Área de seleção dos parâmetros; 3.Área de indicação do valor dos parâmetros; 4.Setor de funções; 5.Área de informações específicas; 6.Estado do dispositivo; e 7.Edição da velocidade de referência.

29 A implementação da solução Janela de acesso aos parâmetros – permite operar sobre vários parâmetros simultaneamente; – edição offline de parâmetros; e – a leitura e monitoração de parâmetros dos inversores de forma online.

30 A implementação da solução Janela de geração de gráficos – o limite de aquisição entre amostra é de 500ms; – Os dados coletados podem ser armazenados em arquivo para posteriormente serem transferidos para outro computador.

31 A implementação da solução Janela de supervisão – Criação de regras para monitoramento usando conceito de tags.

32 Exemplo

33 Considerações Finais Capacidade computacional dos PDAs aumenta a cada lançamento. Crescente necessidade de soluções que utilizam PDAs (mobilidade, conectividade, etc); Futuro: comunicação sem fio com outros dispositivos (automóvel, aparelhos de som, sistemas de navegação, etc).

34 Referências Bibliográficas [l] Karmens, Daniel Maurício. Palms as HMIs in the Industry. VI Induscon. CDE-15, Joinville/SC, [2] Guia de Aplicação de Inversores de Freqüência. WEG Indústrias S/A - Automação, [3] Wilding-McBride, Daryl. Java development on PDAs: building applications for PocketPC and Palm devices. Addison-Wesley, MA, [4] MODBUS Protocol Reference Guide Rev. J. MODICON, junho de 1996 [5] Sousa, A. H., Ferreira, E. C., "O++: A Visual Object-Oriented Language for Embedded Systems", Proceedings of ISSCI-98: International Symposium on Soft Computing for Industry, Achorage/USA, [6] G. Booch, J. Rumbaugh, I. Jacobson: The Unified Modeling Language User Guide. Addison-Wesley, MA, [7] Page-Jones, Meilir. Fundamentos do desenho orientado a objeto com UML. Makron Books, SP, 2001.

35 Obrigado e Boa Noite. Contato:

36 Protocolo de Comunicação - Modbus Half-Duplex.

37 Protocolo de Comunicação - Modbus 2 Modos de Transmissão: RTU e ASCII. RS232: Conexão ponto a ponto; Distância máxima: 10 m; RS485: Multiponto; Distância máxima: 1000m (cabo blindado);

38 Supervisão Supervisory Control and Data Acquisition (SCADA). Permite que um usuário localizado em uma estação mestre possa coletar dados de uma ou mais instalações remotas e enviar instruções de controle, limitadas, para aquelas instalações. [Boyer, 2004]

39 Supervisão Os softwares para sistemas SCADA manipulam informações ligados ao controle de um processo de manufatura ou de distribuição de insumo. O protótipo desenvolvido lida, inicialmente, com informações referentes aos equipamentos.

40 Supervisão Softwares SCADA realizam, usualmente, 5 tarefas básicas: – E/S, Alarme, Tendência, Relatório e Exibição


Carregar ppt "PDAs: CONCEITOS, PROGRAMAÇÃO E APLICAÇÃO VALMOR ADAMI JUNIOR, Meng."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google