A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Atômica De Dalton a Rutherford. A teoria de Dalton Todas as substâncias são formadas por átomos; Átomos são indivisíveis e indestrutíveis; Átomos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Atômica De Dalton a Rutherford. A teoria de Dalton Todas as substâncias são formadas por átomos; Átomos são indivisíveis e indestrutíveis; Átomos."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Atômica De Dalton a Rutherford

2 A teoria de Dalton Todas as substâncias são formadas por átomos; Átomos são indivisíveis e indestrutíveis; Átomos do mesmo elemento são iguais; Substâncias simples são combinações de átomos do mesmo elemento químico; Substancias compostas (compostos) são formados por combinações de átomos de elementos químicos diferentes, mas sempre na mesma proporção; Reações químicas são recombinações do arranjo entre átomos.

3 A teoria de Dalton Elementos são representados por símbolos (Na, Hg, O, H, S); Compostos são representados por fórmulas (Na 2 S, H 2 O, HgSO 4 ); Substância Simples – Formada por átomos do mesmo elemento químico; Substância Composta – Formada por átomos de elementos químicos diferentes; Equações químicas: Representam processos reacionais; Explica as observações de Lavoisier e Proust (como?)

4 Novas descobertas sobre a Estrutura do Átomo

5 Eletricidade Pode-se gerar eletricidade atritando dois corpos diferentes Benjamin Franklin Qual a origem das cargas elétricas?

6 Radioatividade Marie Curie O experimento Conclusões Partícula carga positiva; Partículas carga negativa; Partículas carga nula. Cai o conceito do átomo indivisível de Dalton

7 As experiências de Thomson A partícula emitida no cátodo tem carga negativa;

8 As experiências de Thomson A relação entre a carga e a massa dessa partícula negativa independe do constituinte do cátodo.

9 A experiência de Millikan Tensão elétrica é ajustada, de forma a fazer a gota de óleo flutuar; Relação entre massa da gota e sua carga permitiu avaliar a carga da partícula negativa;

10 O Elétron Franklin – Existem partículas carregadas positiva e negativamente; Curie – O átomo não é indivisível; sendo formado por constituíntes positivos, negativos e nêutros. Thomson – Partículas negativas (idênticas) estão presentes em todos os elementos químicos; Millikan – A carga das partículas negativas é 1,6 x C, e sua massa é muito pequena (9, x g); Os átomos devem ser todos constituídos por partículas negativas iguais, denominadas ELÉTRONS.

11 Raios Canal – Evidências dos Prótons O átomo também apresenta partículas compontentes com carga positiva; denominadas PRÓTONS; A razão entre a carga e a massa dos raios canal depende da substância; porém de forma constante.

12 Modelo Atômico de Thomson Elétrons, carregados negativamente, boiando em um pudim de cargas positivas Explica parcialmente os resultados de Curie (exceto as partículas de carga neutra); Explica a origens das cargas negativas e positivas; Não explica os experimentos com raios canal; Esfera positiva Elétrons

13 Os experimentos de Rutherford A maioria das partículas não sofre desvio

14 O modelo atômico de Rutherford Átomos são constituídos uma região central e maciça denominada núcleo, onde estão situados prótons (carga +) e nêutrons (carga 0) Os elétrons circulam em altas velocidades ao redor do núcleo;

15 Conclusão O modelo atômico de Rutherford explicava a maioria dos fenômenos e dados experimentais observados na época; Foi um modelo tão bom que é utilizado até os dias de hoje, para algumas aplicações; Novos descobertas e dados experimentais fizeram com que o modelo precisasse ser revisto.


Carregar ppt "Teoria Atômica De Dalton a Rutherford. A teoria de Dalton Todas as substâncias são formadas por átomos; Átomos são indivisíveis e indestrutíveis; Átomos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google