A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESULTADOS 2009. O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESULTADOS 2009. O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007,"— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS 2009

2 O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas. QUEM PARTICIPA DA AVALIAÇÃO? As escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independente do número de alunos. As redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS. QUAIS SÉRIES SÃO AVALIADAS? Turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental de oito anos letivos ou do 3º e 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos e as turmas do 1º ano do Ensino Médio. O QUE É AVALIADO? Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos. A avaliação está dividida em níveis que classificam a aprendizagem como Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. COMO SÃO UTILIZADOS OS RESULTADOS DO SAERS? São considerados para: Implementação de ações de formação continuada de professores; Divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados; Identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio do poder público e replanejamento de sua gestão e ação pedagógica. POR QUE FAZER O SAERS, SE EXISTE A PROVA BRASIL? Para aplicar as provas e questionários também nas escolas rurais; Para divulgar questões das provas, que não são divulgadas pelo MEC, para as escolas e professores utilizarem no aperfeiçoamento de sua prática em sala de aula; Para avaliar outras séries que não as avaliadas pelo MEC e que são momentos decisivos no percurso escolar dos alunos. PERGUNTAS SOBRE A AVALIAÇÃO

3 RESULTADOS MATEMÁTICA - REDE ESTADUAL ANO ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL ,5 5ªSÉRIE/6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 211,0214,0218,7 1ºANO ENSINO MÉDIO 263,0260,8263,1 Escalas de Avaliação: 2ª Série / 3º Ano: De 0 a ª Série / 6º Ano: De 0 a 500 1º Ano: De 0 a 500

4 RESULTADOS LÍNGUA PORTUGUESA - REDE ESTADUAL ANO ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 152,3156,4161,1 5ªSÉRIE/6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 202,4200,4207,5 1ºANO ENSINO MÉDIO 249,8251,0252,7 Escalas de Avaliação: 2ª Série / 3º Ano: De 0 a 500 5ª Série / 6º Ano: De 0 a 500 1º Ano: De 0 a 500

5 NÍVEIS DE DESEMPENHO 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL (%) DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICOADEQUADOAVANÇADO Abaixo de Acima de MATEMÁTICA 24,021,320,852,351,150,919,622,622,34,14,95,6 Abaixo de Acima de LÍNGUA PORTUGUESA25,318,319,542,848,439,624,827,130,27,16,210,1 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado MATEMÁTICA76%78,6%78,8% Básico + Adequado+ Avançado LÍNGUA PORTUGUESA74,7%81,7%79,9%

6 NÍVEIS DE DESEMPENHO 5ª SÉRIE/6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL (%) DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICOADEQUADOAVANÇADO Abaixo de Acima de MATEMÁTICA 31,730,124,646,547,750,118,318,821,93,5 3,4 Abaixo de Acima de LÍNGUA PORTUGUESA192014,347,649,149,331,429,234,121,72,4 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado MATEMÁTICA68,3%70%75,4% Básico + Adequado+ Avançado LÍNGUA PORTUGUESA81%80%85,8%

7 NÍVEIS DE DESEMPENHO 1º ANO ENSINO MÉDIO - REDE ESTADUAL (%) DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICOADEQUADOAVANÇADO Abaixo de Acima de MATEMÁTICA 29,332,129,958,156,158,111,910,810,90,811,1 Abaixo de Acima de LÍNGUA PORTUGUESA18,918,116,159,25960,620,120,721,21,82,22,1 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado MATEMÁTICA70,8%65,2%70,1% Básico + Adequado+ Avançado LÍNGUA PORTUGUESA81,1%81,9%83,9%

8 POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 2ª SÉRIE / 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA

9 POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 2ª SÉRIE / 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA

10 POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 5ª SÉRIE / 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA

11 POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 5ª SÉRIE / 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA

12 POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - MATEMÁTICA

13 POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - LÍNGUA PORTUGUESA


Carregar ppt "RESULTADOS 2009. O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google