A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESULTADOS 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESULTADOS 2009."— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS 2009

2 PERGUNTAS SOBRE A AVALIAÇÃO
O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas. QUEM PARTICIPA DA AVALIAÇÃO? As escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independente do número de alunos. As redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS. QUAIS SÉRIES SÃO AVALIADAS? Turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental de oito anos letivos ou do 3º e 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos e as turmas do 1º ano do Ensino Médio. O QUE É AVALIADO? Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos. A avaliação está dividida em níveis que classificam a aprendizagem como Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. COMO SÃO UTILIZADOS OS RESULTADOS DO SAERS? São considerados para: Implementação de ações de formação continuada de professores; Divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados; Identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio do poder público e replanejamento de sua gestão e ação pedagógica. POR QUE FAZER O SAERS, SE EXISTE A PROVA BRASIL? Para aplicar as provas e questionários também nas escolas rurais; Para divulgar questões das provas, que não são divulgadas pelo MEC, para as escolas e professores utilizarem no aperfeiçoamento de sua prática em sala de aula; Para avaliar outras séries que não as avaliadas pelo MEC e que são momentos decisivos no percurso escolar dos alunos.

3 RESULTADOS MATEMÁTICA - REDE ESTADUAL
ANO 2007 2008 2009 2ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 762.4 767.4 768,5 5ªSÉRIE/6ºANO 211,0 214,0 218,7 1ºANO ENSINO MÉDIO 263,0 260,8 263,1 Escalas de Avaliação: 2ª Série / 3º Ano: De 0 a 1.000 5ª Série / 6º Ano: De 0 a 500 1º Ano: De 0 a 500

4 RESULTADOS LÍNGUA PORTUGUESA - REDE ESTADUAL
ANO 2007 2008 2009 2ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 152,3 156,4 161,1 5ªSÉRIE/6ºANO 202,4 200,4 207,5 1ºANO ENSINO MÉDIO 249,8 251,0 252,7 Escalas de Avaliação: 2ª Série / 3º Ano: De 0 a 500 5ª Série / 6º Ano: De 0 a 500 1º Ano: De 0 a 500

5 Básico + Adequado+ Avançado
NÍVEIS DE DESEMPENHO 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL (%) DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 725 Acima de 850 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 24,0 21,3 20,8 52,3 51,1 50,9 19,6 22,6 22,3 4,1 4,9 5,6 Abaixo de 120 Acima de 225 LÍNGUA PORTUGUESA 25,3 18,3 19,5 42,8 48,4 39,6 24,8 27,1 30,2 7,1 6,2 10,1 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 76% 78,6% 78,8% LÍNGUA PORTUGUESA 74,7% 81,7% 79,9%

6 Básico + Adequado+ Avançado
NÍVEIS DE DESEMPENHO 5ª SÉRIE/6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL (%) DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 190 Acima de 295 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 31,7 30,1 24,6 46,5 47,7 50,1 18,3 18,8 21,9 3,5 3,4 Abaixo de 165 Acima de 290 LÍNGUA PORTUGUESA 19 20 14,3 47,6 49,1 49,3 31,4 29,2 34,1 2 1,7 2,4 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 68,3% 70% 75,4% LÍNGUA PORTUGUESA 81% 80% 85,8%

7 NÍVEIS DE DESEMPENHO 1º ANO ENSINO MÉDIO - REDE ESTADUAL (%)
DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 240 Acima de 365 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 29,3 32,1 29,9 58,1 56,1 11,9 10,8 10,9 0,8 1 1,1 Abaixo de 210 Acima de 335 LÍNGUA PORTUGUESA 18,9 18,1 16,1 59,2 59 60,6 20,1 20,7 21,2 1,8 2,2 2,1 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 70,8% 65,2% 70,1% LÍNGUA PORTUGUESA 81,1% 81,9% 83,9%


Carregar ppt "RESULTADOS 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google