A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOSTRA VIRTUAL - 2013 TÍTULO: PROJETO QUANDO EU ERA NENÊ EMEI JARDIM DE PRAÇA PATINHO FEIO PROFESSORA SORAIA O. SANT ANNA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOSTRA VIRTUAL - 2013 TÍTULO: PROJETO QUANDO EU ERA NENÊ EMEI JARDIM DE PRAÇA PATINHO FEIO PROFESSORA SORAIA O. SANT ANNA."— Transcrição da apresentação:

1 MOSTRA VIRTUAL TÍTULO: PROJETO QUANDO EU ERA NENÊ EMEI JARDIM DE PRAÇA PATINHO FEIO PROFESSORA SORAIA O. SANT ANNA

2 TURMAS DE JA- MANHÃ E TARDE (A1 E A2) Nome dos alunos (4 anos) Djordan W. S. dos Santos Gabriel F. Pinheiro Lorran P de Souza Lucas M. de Souza Matheus G. dos Santos Pedro F. Soares Richard E. S. de Souza Vinícius A. Cesimbra

3 Agatha B. Schafer Ana Clara D. de Oliveira Bernardo S. B. Costella Bruna N. V. Rolim Bruno A. S. da Silva Cecília S de Souza Geise da L. Xavier Joel J. Vasconcellos Julia de A. V. Cordeiro Kamilly E. M. de L. Pinto Kauã G. S. Lucas Laura V. A Chuquel Lavínia V. Loss Lucas L. G. Carmona Pietro P. R de Almeida Richard dos S. Trindade Roberta M. Gouvêa Sophie T. Abelaira Vítor G. G. S. Oliveira Yasmin F. Tomazzini

4 Nome dos alunos (5 anos) Arthur G. dos Santos Wellington F. Tavares Ana Clara N. Trinca Helena de A. C. Nunes Kailane G. Fiuza

5 PERÍODO: 15 DE ABRIL A 31 DE MAIO DE PROPOSTA PEDAGÓGICA ORIENTAÇÃO DA PRODUÇÃO No mês de abril do corrente ano as crianças participaram da Mostra de Cinema Infantil na Usina do Gasômetro, onde assistiram vários desenhos animados, curtas infantis. Dentre eles a animação Parcialmente Nublado, em que mostrava a nuvem fabricando filhotes e a cegonha entregando. A mensagem da história instigou a curiosidade das crianças e motivou o grupo a brincar de mamãe e filhinho, ocasião em que muitas crianças colocavam bichinhos de pelúcia ou bonecas por baixo da blusa.

6 PERÍODO: 15 DE ABRIL A 31 DE MAIO DE Durante as brincadeiras percebe-se grande entusiasmo com os cuidados nos bonecos, onde as crianças dão comidinha e passeiam de carrinhos. Também a proximidade do dia das mães mobilizou as turmas a descobrirem o desenvolvimento dos bebês e perceberem que cada um deles já passou por diferentes fases desde o nascimento. Para a criança ser capaz de aprender, precisa primeiramente conhecer a si mesma. Quem conhece a própria história é capaz de aprender sobre o mundo e os outros..

7 OBJETIVO (S): Reconhecer-se como sujeito; Identificar situações e habilidades / características típicas de bebês; Observar suas habilidades e capacidades atuais, diferentes dos bebês; Estabelecer relação entre as fases da sua vida, dentre elas a de bebê; Valorizar sua origem, família, nome e sua história de vida; Construir auto-imagem positiva;

8 HABILIDADES DESENVOLVIDAS: Expressão de suas ideias; organização do pensamento lógico, comparação de atributos, seriação, classificação, construção da noção temporal, construção do esquema corporal, construção e valorização da identidade. Relações de medida e de tamanho. Construção de número. Análise e síntese. Coordenação motora.

9 C ARACTERÍSTICAS COGNITIVAS EXIGIDAS : Organização do pensamento, sequência lógica, relações lógico- matemáticas, atenção, dentre todas acima citadas que estão em construção nesta faixa etária.

10 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES: Conversas e canções na rodinha. Canções E músicas com esquema corporal: Eu nasci, eu cresci... (Beto Hermann); O que é que tem na sopinha do neném(Palavra Cantada), A cara redonda; Os dedinhos, Cabeça, ombro, joelho e pé, Eu conheço um jacaré; A cobra não tem pé; Meu boneco de lata (Cultura popular). Você é especial. Leitura de histórias sobre o tema; interagindo com vários conceitos: de família, de gestação, de bebê, identidade e de crescimento. Livros utilizados: A Gata Xereta; Fofinho, Seu Léo e o pintadinho, Rolim, A casa Sonolenta, Eu cresço, Eu Sou Isso?; Será Que Estou Virando Monstro?; O Cabelo de Lelê; Menina Bonita do Laço de Fita; Bibi não chupa mais o dedo, De Onde Viemos?. Leitura e pesquisa em livros informativos: O nascimento: como os bebês são feitos, Nascer É Assim; O Nascimento (Coleção Saúde e Bem Estar. Editora Ática) Durante as brincadeiras

11 Reflexão sobre o que os bebês podem fazer e o que não sabem ainda fazer. Os nomes próprios são importantes e especiais, cada um tem uma história. Através das fotografias do livro Nascer é assim, fazer uma viagem de volta ao útero materno, conversando que todos um dia fomos uma sementinha. Comentar sobre a água quentinha que nos envolvia e aconchegava. Falar sobre os cuidados da mamãe com a sua barriga que era um ninho do seu bebê. Como o bebê se alimentava? Esta foi uma das curiosidades surgidas. Na pesquisa fazer a constatação do cordão umbilical. Durante as brincadeiras

12 Observação no próprio corpo, sobre a marquinha deixada pelo cordão umbilical. Mostra das fotos das crianças no período de nenê, com o significado ou história sobre seus nomes e mesmo fatos interessantes ocorridos com a criança. Observação de fotos trazidas pelos alunos de quando eram nenê. Painel com suas fotografias. Os alunos vão fazendo os seus comentários, relacionando às vivências e ideias próprias. Dvd com clips: O que é que tem na sopinha do neném? e Eu.(Palavra Cantada).

13 Mostra de vestimentas ou utensílios/ acessórios de bebê onde as crianças narram e fazem considerações sobre o que trouxeram ao grupo. Observação do tamanho que já tiveram um dia. Medidas da altura de cada um, relação de maior e menor. Comparação com as coisas de nenê e as coisas de criança maior. Observação das necessidades do bebê e as possibilidades que a criança passa a ter com o seu crescimento e as suas descobertas. O controle dos esfíncteres. DVD O urso da casa azul – crescendo e aprendendo. Relação entre as coisas que faziam e que agora não fazem mais.

14 Discussão sobre as características, diferenças e semelhanças entre as pessoas. Hereditariedade na família. Cabelos lisos ou crespos, curtos ou compridos. Olhos grandes ou pequenos, escuros ou claros. Pele branca ou negra. Mais baixo e mais alto. Visita ao Museu da Puc com interlocução entre o vivido e as pesquisas realizadas.

15 TRABALHOS PLÁSTICOS: Modelagem com massinha de modelar e com argila. Desenho com hidrocor e giz de cera. Desenhos com interferência de gravuras e recortes. Desenhos e pintura com texturas, frotage do corpo. Pintura a dedo e com pincel. Recorte com as mãos, papel rasgado e amassado. Recorte de revistas. Colagem de papel e de areia. Pintura com tinta guache. Colagem de figuras, lantejoulas, palitos e outros materiais. Decoração com colagem de papel e tinta. Esquema corporal através das brincadeiras cotidianas, de gestos e canções. Atividades lúdicas de Morto e vivo, Dança das cadeiras, Chefe manda, Ovo podre, Coelhinho sai da toca. Rodas cantadas: Viuvinha, Ó meu belo castelo... Recursos de apoio: Já citados no corpo do trabalho, dentre eles: visita ao cinema, visita ao Museu de Tecnologia e Ciências da Puc, livros, cds, dvds, roupinhas de bebês, fita métrica, papéis, cola, tinta etc.

16 ESTRATÉGIAS DE ACOMPANHAMENTO: Através das rodas de conversa, da observação do cotidiano e em trabalhos plásticos. Considerações : Este projeto foi bastante prazeroso. As crianças e suas famílias participaram bastante trazendo diversos materiais, favorecendo o desenvolvimento das atividades e promovendo descobertas. Cotidianamente os alunos teciam comentários que estão ficando grandes, manifestando alegria e entusiasmo com as propostas.

17 FOTO DA TURMA DA MANHÃ

18 FOTO DA TURMA DA TARDE

19 ROUPAS DE QUANDO ERAM BEBÊS

20

21 CADA UM COM A SUA ROUPINHA

22 CADA UM COM A SUA ROUPA

23 MUSEU DA PUC E CINEMA GASÔMETRO

24 NO CINEMA DO GASÔMETRO

25 CADA UM COM SUA ROUPA

26 CADA UM COM A SUA ROUPA

27 PINTANDO COM TINTA

28

29

30 MASSINHA DE MODELAR

31


Carregar ppt "MOSTRA VIRTUAL - 2013 TÍTULO: PROJETO QUANDO EU ERA NENÊ EMEI JARDIM DE PRAÇA PATINHO FEIO PROFESSORA SORAIA O. SANT ANNA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google