A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS."— Transcrição da apresentação:

1 REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS

2 As turmas de crianças com idade menor, se deliciam e adoram experimentar novos materiais; para eles não é difícil inventar e atribuir novos significados aos objetos e materiais fora ao comum, de seus cotidianos. Logo de início, observa-se a vontade imensa de apreender todos os tipos de materiais que a professora trouxe. Todos querem fazer parte de todos os processos ao mesmo tempo. Dessa forma eu frisava qual era o primeiro passo: Amassar bem o barro e fazer uma placa bem lisa. Para isso poderiam usa um cano para substituir como um rolo de amassar pão e fazer pizza. Assim, todos juntos seguiam este caminho. Amassavam suas placas e depois poderiam iniciar seu desenho. Com lápis mágico, um palito de churrasquinho no qual eles faziam sulcos na argila. Então o segundo passo:

3 Desenhar sobre a placa de barro lisa, cuidando para deixar a superfície lisa, bem as rebarbas de barro. Depois disso o grande charme e diferente é usar rolinhos, rolos de pintura pra entintar a placa de barro. Com qual cor desejas que saia a tua imagem? Passar tinta guache o suficiente para desaparecer a cor da argila.

4 A alegria era grande ao usar esse material diferente e ainda com um objetivo específico e desejado. Somente colorir um pouco sua placa, depois passar a diante para o próximo colega que desejasse a cor. Alguns faziam experimentos por conta própria em folhas de jornais velhos que estavam ali para cobrir a a mesa ou limpar a sala. Diante desse fato minha atitude era de orientar que aquele não era o momento e que noutra situação poderíamos experimentar usar o rolinho em diferentes superfícies. Houve aqueles que misturaram as cores dos rolos.) Depois de colocar cor a próxima etapa era:

5 Utilizar o papel jornal, um papel de gramatura bem fina, e pressioná-lo levemente contra a placa de argila e fazer suaves movimentos circulares com a ponta dos dedos. S'então após este passo, retirar a folha e verificar como ficou a sua imagem. Deixar secar na estante com cuidado. Pode–se notar um processo longo e elaborado para ser executado, uma prática atenta e consciente das causas e conseqüências de cada ato.

6 Fantasias no processo: muito interessante perceber como os interesses individuais enriquecem a prática do grupo e as trocas interpessoais. Pude perceber a dedicação de alguns alunos específicos que se detiveram em realmente gravar várias vezes e fazer diversas cópias sempre tentando alcançar melhor seu objetivo,e valorizando a possibilidade da técnica de produzir uma série de trabalhos.


Carregar ppt "REGISTRO DA OFICINA DE GRAVURA PROJETO SOCIAL ACM Ministrada por Jéssica F. do Couto Estudante de Licenciatura em Artes Plásticas/UFRGS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google