A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIÁLOGO DE INTRODUÇÃO DA OFICINA Como a gente faz quando quer várias cópias de uma imagem? -Xérox Se não tem xérox que outra forma? -Carimbos Pois é, alguém.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIÁLOGO DE INTRODUÇÃO DA OFICINA Como a gente faz quando quer várias cópias de uma imagem? -Xérox Se não tem xérox que outra forma? -Carimbos Pois é, alguém."— Transcrição da apresentação:

1 DIÁLOGO DE INTRODUÇÃO DA OFICINA Como a gente faz quando quer várias cópias de uma imagem? -Xérox Se não tem xérox que outra forma? -Carimbos Pois é, alguém já pensou como é feito o jornal? Um jornal é diferente do outro? -Não são iguais. Usa-se impressoras,máquinas com computador que repetem aquelas imagens, mas e quando não existia nenhum desses aparelhos? Os primeiros livros eram feitos assim. Quem falou em carimbo chegou muito perto do que nós vamos fazer hoje. Eu quero fazer um desenho e quero repetir ele várias vezes mas sem ter que desenhar ele todas as vezes. Querem ver como?

2 Mas também não tão antigamente, e hoje, se eu quero fazer um livrinho, uma história e trocar, vender ou dar aos meus amigos. Com essa idéia de fazer carimbos podemos confeccionar muitos trabalhos. É o que acontece no nordeste com a literatura de cordel. Assim, observamos e analisamos algumas xilogravuras do folclore brasileiro. Nossa atividade vai nos possibilitar a experiência de uma prática muito antiga no costume de vários povos.

3 Matrizes de xilogravuras: placas de madeira usadas para gravar imagens nos livretos

4 Cordéis para serem vendidos e trocados numa feira popular

5 Num primeiro momento, foi promovida a apreciação de exemplos de gravuras e, observando seu contexto histórico, verificou-se maior motivação e interesse às crianças e adolescentes.Houve o momento de observar cuidadosamente a produção da turma, os trabalhos, diferenças e semelhanças e o que agradava e não agradava.

6 Placas de barro construídas pelos alunos da oficina

7 Desenhando com palito na placa de barro, produzindo os sulcos. Trabalho impresso no papel jornal

8 Placa de argila com tinta guache vermelha. Observação do processo


Carregar ppt "DIÁLOGO DE INTRODUÇÃO DA OFICINA Como a gente faz quando quer várias cópias de uma imagem? -Xérox Se não tem xérox que outra forma? -Carimbos Pois é, alguém."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google