A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA PARA REVESTIMENTO DE DUTOS PARA A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Aluno: Rannier Marques.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA PARA REVESTIMENTO DE DUTOS PARA A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Aluno: Rannier Marques."— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA PARA REVESTIMENTO DE DUTOS PARA A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Aluno: Rannier Marques Mendonça Orientador: Prof. José Daniel Diniz Melo

2 Objetivos Geral Objetivos Específicos
Contribuir para o entendimento dos efeitos da adição de partículas nanométricas nas propriedades mecânicas de nanocompósitos de matriz polimérica para aplicação em revestimento de dutos. Objetivos Específicos Estudar o efeito da concentração de nanopartículas e do tratamento superficial (silanização) nas seguintes propriedades do nanocompósito: Módulo de armazenamento, determinado através do DMA (Dynamic-Mechanical Analysis) Temperatura de transição vítrea (Tg) Resistência ao desgaste

3 Materiais Resina epóxi.
Epóxi Araldite LY 1594 / Aradur 2954 (Huntsman Advanced Materials), em proporções de 100:35 em peso (resina/endurecedor). Nanopartículas de SiO2 As nanopartículas de sílica (Aerosil 200) foram adquiridas da Degussa (São Paulo, Brasil). Silano Aminoetilaminopropiltrietóxissilano (I) e Aminopropriltrietóxissilalno (II), em proporção de 100:1,43 em peso (nanopartículas/silano), (Dow Corning) (I) (II)

4 Metodologia Experimental
Nanopartículas tratadas com agente de acoplamento (solução de 0,5% silano + éter) As amostras foram produzidas usando resina epóxi e nanopartículas de SiO2 em frações de massa de 0%, 2%, 4% e 8% MET 15 mm MEV Ensaio de desgaste Tg

5 Resultados e Discussões
Módulo de armazenamento - DMA 6 mg/100ml o de 30ppm e 5.4 mg/100ml o de 100ppm

6 Resultados e Discussões

7 Resultados e Discussões
Tg - DMA

8 Resultados e Discussões

9 Resultados e Discussões
8% de SiO2 com tratamento de silano tipo I. 8% de SiO2 sem tratamento. Compostos olefínicos são os precursores de goma e determinam também a qualidade da gasolina. 8% de SiO2 com tratamento de silano tipo II.

10 Contribuições Diminuição da corrosão em dutos metálicos.
Utilização do mesmo revestimento para lilhas que trabalhem em temperaturas mais altas. Menor desgaste do revestimento. Menor rugosidade. Diminuição do uso de inibidores de corrosão.

11 Agradecimentos


Carregar ppt "PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NANOCOMPÓSITOS DE MATRIZ POLIMÉRICA PARA REVESTIMENTO DE DUTOS PARA A INDÚSTRIA DO PETRÓLEO Aluno: Rannier Marques."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google