A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sol - estrela central do nosso sistema planetário solarestrela sistema planetário Gravitam pelo menos 8 planetas, 3 planetas anões, 1600 asteróides, 138.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sol - estrela central do nosso sistema planetário solarestrela sistema planetário Gravitam pelo menos 8 planetas, 3 planetas anões, 1600 asteróides, 138."— Transcrição da apresentação:

1 Sol - estrela central do nosso sistema planetário solarestrela sistema planetário Gravitam pelo menos 8 planetas, 3 planetas anões, 1600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas.planetasplanetas anões asteróidessatélitescometas Sua massa é vezes a da Terra e o seu volume vezes.Terra A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilómetros (ou 1 Unidade Astronómica (UA) aproximadamente). A luz solar demora 8 minutos e 18 segundos (8'18") para chegar à Terra.luz solarTerra

2 Radiação Solar - definição Radiação que provém do sol de natureza electromagnética emitida pelo hidrogénio altamente aquecido existente no Sol

3 Espectro solar A parte da radiação solar captada pelo olho humano. Janela óptica. A restante radiação é invisível quer a radiação infravermelha (de grande comprimento de onda) quer a ultravioleta (pequeno comprimento de onda).

4 Espectro Solar Raios gama; raios x; radiação ultravioleta (pequeno comprimento de onda) Visível Radiações infravermelhas, microondas e ondas rádio (grande comp. onda)

5 A Cor do Céu! A atmosfera funciona como um prisma que dispersa os raios de luz. A luz azul e vermelha são mais dispersadas que o resto do espectro. Como nossos olhos são mais sensíveis a cor azul, vemos o céu da cor azul, pois há dispersão de radiação solar (azul) na atmosfera. Vemos o céu branco, é porque existem partículas grandes que dispersam igualmente todos os comprimentos de ondas, com a mistura de cores, o céu fica branco. O céu acima da atmosfera é preto, pois sem atmosfera não há dispersão de luz. As nuvens são brancas devido às gotas de água que são maiores que o comprimento de ondas do espectro visível, provocando dispersão generalizada.

6 A Terra e a sua atmosfera recebem e irradiam energia de volta para o espaço.

7 O albedo varia de 0 a 1 Albedo: s.m. - Astr.- É a medida da quantidade de radiação solar reflectida por um corpo ou uma superfície. É calculado como sendo a razão entre a quantidade de radiação reflectida pela quantidade de radiação recebida 0 – absorção total 1 – reflexão total

8 Albedo variação em função das superfícies

9 Efeito de Estufa

10 A radiação solar varia em função do movimento anual aparente do sol Mov. Anual Aparente do Sol consequência do Movimento de Translação da Terra

11 A radiação solar varia com: a inclinação dos raios solares a espessura da atmosfera atravessada pelos raios solares o ângulo de incidência Quanto maior é o ângulo de incidência, menor é a espessura da atmosfera atravessada pelos raios solares, maior é a superfície iluminada e menor é a radiação recebida.

12 Radiação Solar Global Distribuição As regiões do Alentejo e do Algarve recebem valores mais elevados de radiação solar.

13 Insolação - distribuição As Regiões que recebem maior nº de horas de sol são o Alentejo e Algarve.

14 Energia Solar Recurso a Potencializar

15 Solar Passivo Evitar orientar os edifícios para Norte (H. Norte). Ter cuidado na utilização dos materiais de construção

16 Colectores Solares Energia Térmica. Aquecimento de água

17 Painéis Solares Energia Fotovoltaica

18 Características do Turismo no Espaço Rural situado em zonas rurais - áreas com ligação tradicional e significativa à agricultura ou ambiente e paisagem de carácter vincadamente rural; considerado como um conjunto de actividades e serviços realizados e prestados mediante remuneração em zonas rurais, segundo diversas modalidades de hospedagem, de actividades e serviços complementares de animação e diversão turística; à escala rural do ponto de vista da dimensão e das características arquitectónicas e dos materiais construtivos típicos da região; ligado às estruturas sociais ditas tradicionais - conservam as características gregárias, os valores, modos de vida e de pensamento das comunidades rurais baseadas em modelos de agricultura familiar; sustentável - o seu desenvolvimento deve ajudar a manter as características rurais da região, utilizando os recursos locais e os conhecimentos derivados do saber das populações e não ser um instrumento de urbanização; diferenciado de acordo com a diversidade do ambiente, da economia e com a singularidade da história, das tradições e da cultura populares; de acolhimento personalizado e de acordo com a tradição de bem receber da comunidade em que se insere.

19 Modalidades de Turismo no Espaço Rural Turismo de Habitação O serviço de hospedagem de natureza familiar, prestado a turistas em casas antigas particulares que, pelo seu valor arquitectónico, histórico ou artístico, sejam representativas de uma determinada época, nomeadamente, os solares e casa apalaçadas. Turismo Rural O serviço de hospedagem prestado a turistas em casas rústicas particulares, utilizadas simultaneamente como habitação do proprietário, possuidor ou legítimo detentor e que, pela sua traça, materiais construtivos e demais características, se integram na arquitectura típica regional. Agro-turismo O serviço de hospedagem prestado a turistas em casa particulares integradas em explorações agrícolas, que permitam aos hóspedes o acompanhamento e conhecimento da actividade agrícola ou a participação nos trabalhos aí desenvolvidos, de acordo com as regras estabelecidas pelo responsável das casas e empreendimentos. Turismo de aldeia O serviço de hospedagem prestado num empreendimento composto por um conjunto de, no mínimo, cinco casas particulares situadas numa aldeia e exploradas de forma integrada, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria dos seus proprietários, legítimos possuidores ou detentores.Estas casas devem, pela sua traça, materiais de construção e demais características, integrar-se na arquitectura típica local. Deve ser explorado por uma única entidade, em aldeias históricas, em centros rurais ou em aldeias que mantenham, no seu conjunto, o ambiente urbano, estético, e paisagístico tradicional da região. Casas de campo As casas particulares e as casas de abrigo situadas em zonas rurais que prestem um serviço de hospedagem, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria.Estas casas devem, pela sua traça, materiais de construção e demais características, integrar-se na arquitectura e ambiente rústico próprio da zona e local onde se situam. Outras Modalidades no âmbito do TER · os empreendimentos turísticos no espaço rural "Hotéis rurais" e "Parques de Campismo Rurais"; · as actividades de animação ou diversão que se destinem à ocupação dos tempos livres dos turistas e contribuam para a divulgação da região.

20 Vantagens da Energia Solar Vantagens A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes actualmente. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que o custo dos mesmo vem decaindo. Isto torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. Em países tropicais e mediterrâneos, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, e sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

21 Desvantagens da Energia Solar Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia. Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade. As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroeléctrica (água) e a biomassa


Carregar ppt "Sol - estrela central do nosso sistema planetário solarestrela sistema planetário Gravitam pelo menos 8 planetas, 3 planetas anões, 1600 asteróides, 138."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google