A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais Conferências Ambientais sobre o Clima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais Conferências Ambientais sobre o Clima"— Transcrição da apresentação:

1 Principais Conferências Ambientais sobre o Clima
Trabalho elaborado por: Ana Rita Câmara, nº1 Carolina Silveira, nº4 Frederico Soares, nº10 Tiago Goulart, nº18

2 Introdução Neste trabalho iremos falar nas Principais Conferências Ambientais a nível do Clima. A Conferência do Rio de Janeiro, os documentos oficiais dessa Conferência, os Temas e Desenvolvimentos, a Convenção de mudanças Climáticas, o Protocolo de Quioto e por fim a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

3 Principais Conferências Ambientais(A ECO-92)
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD). Realizada entre 3 e 14 de Junho de 1992, no Rio de Janeiro. Teve como principal objectivo encontrar meios de conciliar socioeconómico, com a conservação e protecção dos ecossistemas da Terra.

4 A Conferência do Rio de Janeiro
A Conferência do Rio consagrou o conceito de Desenvolvimento Sustentável, e contribuiu para a mais se perceberem que os danos ao meio ambiente eram grande parte responsabilidade dos países desenvolvidos. Ao mesmo tempo reconheceu-se a necessidade de os países em desenvolvidos receberem apoio financeiro e tecnológico para avançarem na direcção do desenvolvimento sustentável.

5 História Em 1992, no Rio de Janeiro representantes de quase todos os países do Mundo, reuniram-se para decidir que medidas tomar para conseguir diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações. A intenção, nesse encontro, era introduzir a ideia do Desenvolvimento Sustentável, um modelo de crescimento económico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico. Os encontros ocorreram no centro de convenções chamado Rio Centro.

6 A diferença entre 1992 e 1972 (quando teve lugar a Conferência de Estocolmo) pode ser traduzida pela presença maciça de Chefes de Estado, factor indicativo da importância atribuída à questão ambiental no início da década de Já as ONGs fizeram um encontro paralelo no Aterro do Flamengo. Além do encontro paralelo, certo é que as ONGs, conquanto não tivessem o direito de deliberar, participaram dos debates na CNUMAD de 1992. ONG - Organizações não governamentais, são associações do sector terciário , da sociedade civil, que se declaram com finalidades públicas e sem fins lucrativos, que desenvolvem acções em diferentes áreas e que, geralmente, mobilizam a opinião pública e o apoio da população para modificar determinados aspectos da sociedade.

7 As forças armadas fizeram a protecção da cidade, gerando uma sensação de segurança, que motiva até hoje a defesa da utilização das forças armadas na segurança pública da cidade. Durante o Evento O presidente da República Fernando Collor de Mello, transferiu, durante o evento a capital de Brasília para o Rio de Janeiro. Fazendo durante alguns dias, que o Rio voltasse a ser a capital do país, como foi de 1763 até 1960.

8 Documentos oficiais A ECO-92 frutificou a elaboração dos seguintes documentos oficiais: - A Carta da Terra; -Três convenções Biodiversidade Desertificação Mudanças climáticas - Uma declaração de princípios sobre florestas; - A Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; e - Agenda 21

9 PRINCÍPIOS: Respeitar e cuidar da comunidade de vida
Integridade ecológica Justiça social e económica Democracia, não-violência e paz É uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Procura inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações.

10 Convenção da Biodiversidade
A Convenção da Biodiversidade foi o acordo aprovado durante a RIO-92, por 156 países e uma organização de integração económica regional. Entrou em vigor no final de Dezembro de 1993. Os objectivos da convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos.

11 Agenda 21 Concilia métodos de protecção ambiental, justiça social e eficiência económica. Este documento está estruturado em quatro secções subdivididas num total de 40 capítulos temáticos. Eles tratam dos temas: Conservação e questão dos recursos para o desenvolvimento Dimensões Econômicas e Sociais A aceitação do formato e conteúdo da Agenda Revisão dos instrumentos necessários para a execução das acções propostas

12 Agenda 21 De 23 a 27 de Junho de 1997, em Nova Iorque (chamada de "Rio+5"), foi realizada a 19ª Sessão Especial da Assembleia-geral das Nações Unidas. Com o objectivo de avaliar os cinco primeiros anos de implementação da Agenda 21, o encontro identificou as principais dificuldades relacionadas à implementação do documento Para os países em desenvolvimento, o principal resultado da Sessão Especial foi a preservação intacta do património conceitual originado na RIO-92.

13 Temas e Desenvolvimentos
Redução da chuva ácida Camada de ozono Ecoturismo Temas e Desenvolvimentos Transporte alternativo Ar e água Redução do desperdício

14 Convenção de Mudanças Climáticas e Protocolo de Quioto
A Convenção das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, estabelecida a partir da Eco-92 e da Agenda-21, foi ratificada pela maioria dos países, mas o mesmo não aconteceu com o Protocolo de Quioto. Essa diferença se deve ao fato de a convenção apresentar apenas propostas, sem estabelecer prazos, nem limites para a emissão de poluentes. Já o Protocolo de Quioto (1997- Japão) estabeleceu metas para a redução da emissão de gases poluentes que intensificam o "efeito estufa", com destaque para o CO2.

15 A ratificação do Protocolo de Quioto pelos países do mundo esbarrou na necessidade de mudanças na sua matriz energética. Os elevados custos recairiam, principalmente, sobre os países desenvolvidos, em especial os Estados Unidos. O presidente George W. Bush declarou que não iria submeter o avanço da economia norte-americana aos sacrifícios necessários para a implementação das medidas propostas, motivo pelo qual não ratificou o protocolo.

16 Rio+10 Em síntese, pode-se dizer que houve:
Dez anos após a ECO-92, a ONU realizou a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+10 . O objectivo principal da Conferência seria rever as metas propostas pela Agenda 21 e direccionar as realizações às áreas que requerem um esforço adicional para sua implementação, porém, o evento tomou outra direcção, voltado para debater quase que exclusivamente os problemas de cunho social. Em síntese, pode-se dizer que houve: Discussão em torno apenas dos problemas sociais. Muitos países apresentaram propostas concretas, porém, não saíram do papel – caso Agenda 21. Diversidade de opiniões e posturas, muitas vezes conflituantes. Maior participação da sociedade civil e suas organizações. Formação de grupos para defender seus interesses. - Iniciativa de Energia – global

17 Conclusão Com este trabalho ficámos a conhecer as principais Conferências realizadas sobre o ambiente e o clima. E as decisões que lá ficaram tomadas para cuidar do ambiente. Também vimos que destas Conferências resultaram documentos dos quais se destacaram a Carta da Terra e a Agenda 21. E por fim o Protocolo de Quioto e o Rio+10.

18 Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/ECO-92
s0cJi9I/AAAAAAAAAA0/27zYwB4QTB0/s320/hands.jpg&imgrefurl=http://ambienteho je.blogspot.com/&usg=__LoMaeqSeYKK9jBOXK2tAkPkTfKU=&h=264&w=320&sz=13&hl =pt-pt&start=86&zoom=1&tbnid=V8hc_otNY4bi_M:&tbnh=125&tbnw=148&ei=- 1aPTZbBNca14gb- 1eCgCw&prev=/search%3Fq%3Dconferencia%2Bdo%2Brio%2Bde%2Bjaneiro%2B199 2%26um%3D1%26hl%3Dpt- pt%26sa%3DN%26biw%3D1345%26bih%3D567%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=rc &dur=422&oei=alaPTb7HKoX1sgaos4iACg&page=5&ndsp=21&ved=1t:429,r:6,s:86&tx =57&ty=85 pt&q=principais%20conferencias%20ambientais%20sobre%20o%20clima&wrapid=tlif &um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1345&bih=567


Carregar ppt "Principais Conferências Ambientais sobre o Clima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google