A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O contexto Interno Movimentos nativistas em oposição a tributação metropolitana Os Criollos - os Homens Bons da América Espanhola – resistiam a metrópole.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O contexto Interno Movimentos nativistas em oposição a tributação metropolitana Os Criollos - os Homens Bons da América Espanhola – resistiam a metrópole."— Transcrição da apresentação:

1

2 O contexto Interno Movimentos nativistas em oposição a tributação metropolitana Os Criollos - os Homens Bons da América Espanhola – resistiam a metrópole. Criollos se opunham aos Chapetones (Burocratas Espanhóis).

3 O contexto Externo As forças capitalistas de produção O pensamento liberal burguês O imperialismo napoleônico - As Revoluções Atlânticas. A Era das Revoluções

4 As guerras de independência O movimento de Tupac Amaru (1780): resistência da população peruana ante a tributação na área mineral. O apoio inglês para os movimentos pró independência na América Latina. A difusão do Monroísmo: visava garantir um número cada vez maior de mercados independentes da metrópole espanhola.

5 As guerras de independência A independência do Haiti (1794 a 1804): Toussaint Louverture, levou a instalação de uma república popular abolicionista. O movimento em sua fase final acabou revelando a dominação de uma elite mestiça detentora das terras e exploradora de mão-de-obra de forma servil. O movimento mexicano (1811) de caráter popular, liderado pelos padres Hidalgo e Morelos. Com Morelos (1815) chegaram a criar um congresso, uma constituição e apregoar igualdade racial.

6 Os Libertadores da América O papel de Simon Bolívar Projeto: Grã- Colômbia ( Venezuela, Colômbia e Equador). Nascia uma República Provisória. união política, militar e a abolição geral.

7 José de San Martín O libertador da Argentina, do Chile, apoiou a derrubada do domínio espanhol no Peru, na Bolívia e na parte norte do Equador. Simon Bolivar X San Martin: representavam a elite colonial (Criollos). As campanhas vitoriosas de Simon Bolívar e San Martín não significaram uma união plena na América Latina, contudo o império espanhol fora derrotado.

8 Fracasso da unidade latina O império anglo-americano fez uso da bandeira dividir para melhor dominar. As desavenças entre as lideranças latinas. A falta de comunicação entre os líderes estimulou ações fragmentadas nas diferentes regiões.

9 Caudilhismo Força local, expressando os interesses de líderes carismáticos, autoritários, com posturas clientelísticas. Fundamento do populismo na América latina, no século XX e do Neopopulismo no século XXI.


Carregar ppt "O contexto Interno Movimentos nativistas em oposição a tributação metropolitana Os Criollos - os Homens Bons da América Espanhola – resistiam a metrópole."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google