A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São propriedades que estão intimamente relacionadas com o número de partículas de um soluto dispersas em uma solução. A sua aplicação está em um dos principais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São propriedades que estão intimamente relacionadas com o número de partículas de um soluto dispersas em uma solução. A sua aplicação está em um dos principais."— Transcrição da apresentação:

1 São propriedades que estão intimamente relacionadas com o número de partículas de um soluto dispersas em uma solução. A sua aplicação está em um dos principais laboratórios de química que vocês conhecem : A COZINHA. Quando adiciona-se sal de cozinha, (NaCl) á água fervente nota-se que a fervura imediatamente pára. Por quê? PROPRIEDADES COLIGATIVAS

2 1 – Abaixamento da Pressão de vapor ou Tonoscopia 2 – Elevação do Ponto de Ebulição ou Ebulioscopia 3- Dimunuição do Ponto de Congelamento ou Crioscopia 4 - Osmose e pressão osmótica Dependem da diminuição da tendência de escape das moléculas do solvente pela adição das partículas de soluto!

3 Abaixamento da pressão de vapor -Tonoscopia A pressão de vapor de um solvente é mais baixa quando um soluto não volátil está presente Ex: evaporação de lagos salgados é mais demorada que lagos doces Também há moléculas de soluto na superfície Pressão de vapor menor Velocidade de evaporação maior

4

5 Elevação da temperatura de ebulição: Ebulioscopia Figura - Pressão de vapor em função da temperatura mostrando a curva do solvente e a solução.

6

7 O aumento da temperatura de ebulição provocado pela presença de um soluto não- volátil e molecular depende única e exclusivamente do número de partículas do soluto dissolvidas no solvente. Assim, quanto mais concentrada for a solução (maior quantidade de partículas do soluto), maior será a temperatura de ebulição.

8 Abaixamento da temperatura de congelamento: Crioscopia

9 Igual quantidades em mols de diferentes solutos moleculares e não voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, à mesma temperatura, causa o mesmo abaixamento na temperatura de congelamento desse solvente na solução.

10 Osmometria O fenômeno da osmose (do grego empurrar) é a passagem do solvente para a solução através de uma membrana semi-permeável, ou seja deixa passar moléculas com determinados tamanhos e barra outras. Solução: normalmente as moléculas do solvente são menores que as do soluto, a membrana permite a passagem das moléculas do solvente e impede a passagem das moléculas do soluto.

11 Obtendo água pura a partir da água do mar: osmose reversa


Carregar ppt "São propriedades que estão intimamente relacionadas com o número de partículas de um soluto dispersas em uma solução. A sua aplicação está em um dos principais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google