A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ISLAMISMO. CARACTERÍSTICAS Religião Monoteísta Religião Monoteísta Fundada por Maomé Fundada por Maomé Centro de Adoração: MECA Centro de Adoração:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ISLAMISMO. CARACTERÍSTICAS Religião Monoteísta Religião Monoteísta Fundada por Maomé Fundada por Maomé Centro de Adoração: MECA Centro de Adoração:"— Transcrição da apresentação:

1 O ISLAMISMO

2 CARACTERÍSTICAS Religião Monoteísta Religião Monoteísta Fundada por Maomé Fundada por Maomé Centro de Adoração: MECA Centro de Adoração: MECA Hoje: Milhões de seguidores; a que mais cresce no mundo. Hoje: Milhões de seguidores; a que mais cresce no mundo. Islã = submissão a Alá Islã = submissão a Alá

3 HISTÓRIA DE MAOMÉ Maomé nasce em 570 d.C. Maomé nasce em 570 d.C. Membro da tribo dos Coraixitas Membro da tribo dos Coraixitas O pai morre antes dele nascer e a mãe o deixa órfão aos 6 anos. O pai morre antes dele nascer e a mãe o deixa órfão aos 6 anos. Casa-se aos 25 anos com Khadija, viúva rica, que vai financiar sua vida religiosa. Casa-se aos 25 anos com Khadija, viúva rica, que vai financiar sua vida religiosa.

4 A REVELAÇÃO Aos 40 anos recebe a revelação : visão do Anjo Gabriel. Aos 40 anos recebe a revelação : visão do Anjo Gabriel. Profissão de Fé:Há um só Deus, Alá, e um só mediador entre Deus e os Homens, Maomé. Profissão de Fé:Há um só Deus, Alá, e um só mediador entre Deus e os Homens, Maomé.

5 H ÉGIRA Perseguido por artesãos e comerciantes de artigos religiosos (politeístas), foge de Meca para Yatreb (Medina) - HÉGIRA em 20/06/622. Perseguido por artesãos e comerciantes de artigos religiosos (politeístas), foge de Meca para Yatreb (Medina) - HÉGIRA em 20/06/622.

6 C ALENDÁRIO RELIGIOSO O calendário islâmico é um calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. O calendário islâmico é um calendário lunar composto por doze meses de 29 ou 30 dias com um total de cerca de 354 dias. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira - a fuga de Maomé de Meca para Yatreb, em 622 da era cristã. A contagem do tempo deste calendário começa com a Hégira - a fuga de Maomé de Meca para Yatreb, em 622 da era cristã.

7 Em Yatreb (Medina) Maomé organiza um exército para lutar contra os infiéis. Em Yatreb (Medina) Maomé organiza um exército para lutar contra os infiéis. Reconquista Meca (627) Reconquista Meca (627) Escreve o Alcorão (Corão) entre 610 e 632. Escreve o Alcorão (Corão) entre 610 e 632. Morre em 632 d.C. em Jerusalém (Segundo o Islã, é levado aos céus, como Jesus Cristo) Morre em 632 d.C. em Jerusalém (Segundo o Islã, é levado aos céus, como Jesus Cristo)

8 O CORÃO (OU ALCORÃO) Significa Recitação. Significa Recitação. 114 capítulos. 114 capítulos. Baseado no Torá (ou Talmud, Judeu) e na Bíblia (Cristã). Baseado no Torá (ou Talmud, Judeu) e na Bíblia (Cristã). Orienta fiéis como se relacionar uns com os outros, como rezar, como se vestirem, o que comer (e não comer), como adorar, como guerrear, como expandir a fé. Orienta fiéis como se relacionar uns com os outros, como rezar, como se vestirem, o que comer (e não comer), como adorar, como guerrear, como expandir a fé.

9 SALVAÇÃO E RESSURREIÇÃO Para os povos islâmicos a salvação acontecerá apenas para os seguidores de Alá. Para os povos islâmicos a salvação acontecerá apenas para os seguidores de Alá. Acreditam na Ressurreição e no juízo final. Acreditam na Ressurreição e no juízo final.

10 AS SEIS CRENÇAS DO ISLÃO A crença em um Deus Único; A crença em um Deus Único; A crença nos Anjos; A crença nos Anjos; A crença nos Livros Sagrados; A crença nos Livros Sagrados; A crença nos Mensageiros; A crença nos Mensageiros; A crença no Dia do Juízo Final e; A crença no Dia do Juízo Final e; A crença no Destino. A crença no Destino.

11 ARTIGOS DE FÉ DO CORÃO Um só Deus (ALÁ) e um só mediador entre Deus e os homens (MAOMÉ) Um só Deus (ALÁ) e um só mediador entre Deus e os homens (MAOMÉ) Corão – único livro sagrado Corão – único livro sagrado Maomé – último e mais importante dos profetas Maomé – último e mais importante dos profetas Predestinação – tudo está escrito – MAKTUB - e não pode ser mudado. Predestinação – tudo está escrito – MAKTUB - e não pode ser mudado.

12 PRÁTICAS DO ISLAMISMO Receitar o credo (Há um só...) Receitar o credo (Há um só...) Preces Cotidianas – 5 vezes ao dia, oração voltado para Meca (NE) – ajoelhado Preces Cotidianas – 5 vezes ao dia, oração voltado para Meca (NE) – ajoelhado Ramadã – jejum obrigatório por 1 mês, do nascer até o pôr do sol. Ramadã – jejum obrigatório por 1 mês, do nascer até o pôr do sol.

13 Peregrinação a Meca (pelo menos uma vez na vida) Peregrinação a Meca (pelo menos uma vez na vida) Jihad (Guerra Santa) combate aos infiéis – propagação do Islã. Jihad (Guerra Santa) combate aos infiéis – propagação do Islã.

14 HISTÓRIA DO ISLÃ Criado em 610 d.C. Criado em 610 d.C. Expandiu-se da Índia até a Espanha, ajudado pelo enfraquecimento dos Impérios Bizantino, Persa e Egípcio. Expandiu-se da Índia até a Espanha, ajudado pelo enfraquecimento dos Impérios Bizantino, Persa e Egípcio.

15 632 – adotam Jerusalém como cidade sagrada (ascensão de Maomé). Começam desavenças com Cristãos e com Judeus 632 – adotam Jerusalém como cidade sagrada (ascensão de Maomé). Começam desavenças com Cristãos e com Judeus Após a Morte de Maomé – divisão entre Xiitas e Sunitas. Após a Morte de Maomé – divisão entre Xiitas e Sunitas.

16 XIITAS E SUNITAS A religião islâmica possui várias vertentes, tais como fundamentalistas e os não- fundamentalistas, mas a principal divisão dentro da religião se encontra em relação aos Xiitas e Sunitas. A religião islâmica possui várias vertentes, tais como fundamentalistas e os não- fundamentalistas, mas a principal divisão dentro da religião se encontra em relação aos Xiitas e Sunitas.

17 XIITAS Os xiitas (em árabe العربية, Shiat Ali, "partido de Ali") são o segundo maior ramo de crentes do Islão, constituindo 16% do total dos muçulmanos (o maior ramo é o dos muçulmanos sunitas, que são 84% da totalidade dos muçulmanos) Os xiitas (em árabe العربية, Shiat Ali, "partido de Ali") são o segundo maior ramo de crentes do Islão, constituindo 16% do total dos muçulmanos (o maior ramo é o dos muçulmanos sunitas, que são 84% da totalidade dos muçulmanos)

18 C ARACTERÍSTICAS P RINCIPAIS : Seguidores de Ali, genro do profeta. Seguidores de Ali, genro do profeta. Para os Xiitas o líder do mundo islâmico deve ser descendente direto do profeta. Para os Xiitas o líder do mundo islâmico deve ser descendente direto do profeta. Seguem apenas o Alcorão e defendem forma de governo rígido, e a Guerra Santa. Seguem apenas o Alcorão e defendem forma de governo rígido, e a Guerra Santa. São muito radicais. São muito radicais.

19 SUNITAS

20 SUNITAS Os sunitas ( سنّة ) formam o maior ramo do Islão, ao qual no ano de 2006 pertenciam 84% do total dos muçulmanos. Os sunitas ( سنّة ) formam o maior ramo do Islão, ao qual no ano de 2006 pertenciam 84% do total dos muçulmanos.

21 P RINCIPAIS C ARACTERÍSTICAS : Seguem os Califas, e hoje – são os menos radicais, dependentes dos líderes. Seguem os Califas, e hoje – são os menos radicais, dependentes dos líderes.

22 EXPANSÃO DO ISLÃ Árabes se expandem, levando sua religião pelo mundo. Árabes se expandem, levando sua religião pelo mundo. Invadem Síria (636), Iraque (637), Egito e Norte da África (641); tomam Constantinopla (1453). Invadem Síria (636), Iraque (637), Egito e Norte da África (641); tomam Constantinopla (1453).

23 O ISLAMISMO HOJE Religião que mais cresce no mundo; Associada (erroneamente) a terrorismo; Impera no Norte da África, países de língua árabe, Paquistão, Afeganistão (Talibã), Irã (República dos Aiatolás);

24 Muitos seguidores em: Índia, países da ex-Iugoslávia, Europa (França, Grã Bretanha, Espanha, Alemanha, etc); Muitos seguidores em: Índia, países da ex-Iugoslávia, Europa (França, Grã Bretanha, Espanha, Alemanha, etc); América do Norte (exceção México) América do Norte (exceção México)

25 O ISLAMISMO NO BRASIL Muitos seguidores nos Grandes Centros (Rio, São Paulo, Curitiba, B.H., etc) Muitos seguidores nos Grandes Centros (Rio, São Paulo, Curitiba, B.H., etc) Maior população percentual – Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu). Maior população percentual – Tríplice Fronteira (Foz do Iguaçu).

26 Mais pacíficos que em outros países; bom relacionamento com cristãos e judeus. Mais pacíficos que em outros países; bom relacionamento com cristãos e judeus. Cerca de 1,5 milhão de seguidores; segundo lugar nacional (perde para Cristãos) Cerca de 1,5 milhão de seguidores; segundo lugar nacional (perde para Cristãos)

27 RELIGIÕES – COMPARAÇÕES

28 Judaísmo: Jeová Judaísmo: Jeová Cristianismo: Deus Cristianismo: Deus Islamismo: Alá Islamismo: Alá

29 F UNDADORES Judaísmo: Moisés Judaísmo: Moisés Cristianismo: Jesus Cristo Cristianismo: Jesus Cristo Islamismo: Maomé Islamismo: Maomé

30 ESCRITURAS ESCRITURAS Judaísmo: Torá ou Talmud Judaísmo: Torá ou Talmud Cristianismo: Bíblia Cristianismo: Bíblia Islamismo: Corão ou Alcorão Islamismo: Corão ou Alcorão PATRIARCA PATRIARCA Abrahão para as três Abrahão para as três

31 RELIGIÕES - COMPARAÇÕES DIAS SANTOS DIAS SANTOS Judaísmo: Sábado Judaísmo: Sábado Cristianismo: Domingo Cristianismo: Domingo Islamismo: Sexta-feira Islamismo: Sexta-feira PRINCIPAIS FESTAS: PRINCIPAIS FESTAS: Judaísmo: Yon Kipour Judaísmo: Yon Kipour Cristianismo: Natal e Páscoa Cristianismo: Natal e Páscoa Islamismo: Ramadã Islamismo: Ramadã

32 DIVISÕES DIVISÕES Judaísmo: Tradicionais e Ortodoxos Judaísmo: Tradicionais e Ortodoxos Cristianismo: Católicos e Protestantes Cristianismo: Católicos e Protestantes Islamismo: Xiitas e Sunitas Islamismo: Xiitas e Sunitas

33 S ACERDOTES Judaísmo: Rabinos Judaísmo: Rabinos Cristianismo: Padres, bispos, cardeais e Papa Cristianismo: Padres, bispos, cardeais e Papa Islamismo: Não tem. O condutor da oração é o Iman. Islamismo: Não tem. O condutor da oração é o Iman.

34 CIDADES SAGRADAS CIDADES SAGRADAS Judaísmo: Jerusalém Judaísmo: Jerusalém Cristianismo: Jerusalém e Vaticano (Católicos) Cristianismo: Jerusalém e Vaticano (Católicos) Islamismo: Meca e Jerusalém Islamismo: Meca e Jerusalém

35 S ÍMBOLO P RINCIPAL Judaísmo: Estrela de Davi Judaísmo: Estrela de Davi Cristianismo: Cruz Cristianismo: Cruz Islamismo: Estrela de Ali (5 pontas ) Islamismo: Estrela de Ali (5 pontas )

36 T EMPLOS Judaísmo: Sinagogas Judaísmo: Sinagogas Cristianismo: Capelas, igrejas e Catedrais Cristianismo: Capelas, igrejas e Catedrais Islamismo: Não possui templo. Tem casa de oração: as Mesquitas. Islamismo: Não possui templo. Tem casa de oração: as Mesquitas.

37 E SPERANÇA NO FUTURO Judaísmo: Vinda do Messias e Ressurreição Judaísmo: Vinda do Messias e Ressurreição Cristianismo: Vinda de Cristo (2ª) e Ressurreição Cristianismo: Vinda de Cristo (2ª) e Ressurreição Islamismo: Converter o mundo ao Islã e Ressurreição Islamismo: Converter o mundo ao Islã e Ressurreição

38 Somente o respeito as diferenças trará a igualdade entre os homens Somente o respeito as diferenças trará a igualdade entre os homens Cris Angel


Carregar ppt "O ISLAMISMO. CARACTERÍSTICAS Religião Monoteísta Religião Monoteísta Fundada por Maomé Fundada por Maomé Centro de Adoração: MECA Centro de Adoração:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google