A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 10 VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA DIATÓPICA. A língua portuguesa é usada de muitas formas por seus falantes, apresentando variações relativas à pronúncia,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 10 VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA DIATÓPICA. A língua portuguesa é usada de muitas formas por seus falantes, apresentando variações relativas à pronúncia,"— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 10 VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA DIATÓPICA

2 A língua portuguesa é usada de muitas formas por seus falantes, apresentando variações relativas à pronúncia, entonação e ao vocabulário. As variáveis em questão envolvem características associadas à região, ao grupo social e às circunstâncias de comunicação. A essas diversas formas de expressão da língua, dá-se o nome de variações lingüísticas.

3 A variação diatópica O termo diatópica vem de dia, que significa através de e de tópico, que significa lugar. É a variação regional. É uma mesma língua sendo falada de forma diferente dependendo da localidade. As regiões brasileiras têm marcas peculiares de pronúncia e entonação.

4 Exemplos Piano Bar – Engenheiros do Hawaii http://letras.terra.com.br/engenheiros-do-hawaii/12901/ http://www.youtube.com/watch?v=oINcc413xIE&featur e=player_embedded#at=23 Pau-de-arara – Vinícius de Moraes e Carlos Lyra http://letras.terra.com.br/carlos-lyra/576933/ http://www.youtube.com/watch?v=c9RD8rmow1s Marcelo Adnet – Sotaque carioca e paulista http://www.youtube.com/watch?v=Vp0pMLsTSk0&feat ure=related


Carregar ppt "Capítulo 10 VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA DIATÓPICA. A língua portuguesa é usada de muitas formas por seus falantes, apresentando variações relativas à pronúncia,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google