A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aulas Digitais – Prof. Erivan Júnior. Paisagens, espaço geográfico e trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aulas Digitais – Prof. Erivan Júnior. Paisagens, espaço geográfico e trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Aulas Digitais – Prof. Erivan Júnior

2 Paisagens, espaço geográfico e trabalho

3 Espaço Geográfico O espaço geográfico é natural e culturalmente muito rico porque reúne, ao mesmo tempo, os elementos da natureza e toda a contribuição do ser humano acrescentada à paisagem. elementos naturais elementos culturais O espaço pode conter, por exemplo, vegetação, rios, oceanos, desertos, terras geladas e montanhas, que são elementos naturais, muitas vezes complementados por campos agrícolas, parques industriais, bairros residenciais, rodovias, pontes, portos e aeroportos, que são elementos culturais. O homem é o principal agente da construção do espaço geográfico.

4

5 Espaço Geográfico O problema é que a intervenção humana nem sempre é feita de maneira responsável, pois o ser humano provoca desmatamentos indiscriminados; polui rios, mares e a atmosfera; prejudica populações nativas; extermina espécies vegetais e animais, visando acumular riquezas e obter status social. A exploração do trabalho assalariado pode gerar profundas desigualdades sociais.

6 Movido pela ganância do enriquecimento, o ser humano contribui fortemente para a degradação da natureza, para o aumento da criminalidade e para o agravamento de problemas sociais crônicos, como a escassez de moradia, de escolas e de unidades de tratamento de saúde.

7

8 Paisagem Natural Paisagem Paisagem corresponde ao conjunto dos elementos naturais e culturais observados pelas pessoas em um determinado lugar. É importante destacar também os elementos que, embora não sejam visíveis, estão presentes nas paisagens: os odores e os sons. paisagem natural São elementos naturais, que constituem a paisagem natural, por exemplo; os desertos, as florestas, as terras geladas, bem como áreas inacessíveis das montanhas.

9

10 Paisagem Geográfica Paisagem geográfica corresponde aos lugares onde predominam os elementos resultantes da intervenção humana, principalmente nas grandes cidades, como as ruas, os prédios, os viadutos, as praças e os sinais de trânsito. A paisagem está em constante mutação, principalmente pela ação do homem, mas também pela ação da natureza por meio das águas, dos ventos e dos abalos sísmicos, entre outros fenômenos. As paisagens geográficas são importantes, pois revelam, além dos aspectos da natureza, o resultado de processos históricos (tempo, arquitetura, mudanças na população, etc.)

11 Erosão do Vento (Eólica) Figura 1Figura 2 Figura 3

12 Erosão da Água (chuva) Morro com Cobertura Vegetal Morro sem Cobertura Vegetal

13 Erosão da Água (rio) Figura 1Figura 2 Figura 3

14 Erosão Marinha

15

16 A transformação da paisagem pode causar danos ao ambiente Movidos pela sobrevivência e, na maioria das vezes, pela acumulação das riquezas, os seres humanos fazem intervenções na paisagem natural, que provocam danos irreparáveis. Um exemplo gritante é o desmatamento das florestas tropicais de países como Brasil, Indonésia, Bolívia e Colômbia, que contribui para redução da umidade do ar, dificultando a formação de nuvens e diminuindo a quantidade de chuvas. Com a retirada da vegetação original, o solo fica exposto à ação de agentes da natureza como a água, o vento e mesmo os raios solares.

17

18 A transformação da paisagem pode causar danos ao ambiente Com a devastação das matas, pássaros, répteis e outros animais se deslocam para áreas vizinhas ou são extintos. Em áreas de clima equatorial, as chuvas abundantes transportam grandes quantidades de solo para os leitos do rios, provocando os transbordamentos e inundações frequentes. Alguns rios tornam-se impróprios para navegação. A Mata Atlântica, que se estendia do Rio Grande do Norte até Santa Catarina, restringe-se às encostas das serras, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

19 A transformação da paisagem pode causar danos ao ambiente Na Floresta Amazônica, a vegetação original é derrubada para extração de madeira e, em seguida, dão lugar a grande plantações, assim como a áreas de pastagens para a criação de gado. agrotóxicos Agricultores utilizam fertilizantes e agrotóxicos de forma incorreta;essas substâncias penetram nos solos e podem contaminar lençóis de águas subterrâneas ou podem ser levadas diretamente para os rios. mercúrio A extração de recursos minerais que ocorrem na Região Amazônica, tem contribuído para contaminar os rios com o mercúrio, elemento utilizado nos garimpos de ouro.

20

21 Áreas de Proteção As áreas de preservação são criadas para proteger espécies vegetais e animais em risco de extinção, para estimular a pesquisa científica que busca em plantas a solução para a cura de algumas doenças, bem como proteger comunidades nativas que levam um estilo de vida que pouco altera o ambiente. uso sustentável unidades de proteção integral As áreas onde a natureza deve ser preservada, são chamadas de Unidades de Conservação, podendo ser de uso sustentável, onde parte de seus recursos é utilizada de modo que não comprometa a conservação da natureza, ou unidades de proteção integral, onde a natureza é totalmente preservada, sendo proibida a utilização de seus recursos naturais.

22 O trabalho humano produz o espaço geográfico O trabalho é fundamental para o ser humano, pois fornece uma compensação financeira, utilizada para garantir suas necessidades básicas, como alimentação, vestuário, moradia, transporte, saúde, lazer, educação, entre outras. O trabalho permite ascensão dentro da sociedade, onde um profissional, adquire respeito e a admiração de todos. Em geral, quanto melhor um profissional, mais ele obterá reconhecimento e retorno financeiro. cidades As cidades, costumam concentrar profissionais como médicos, professores, pedreiros, motoristas, advogados, operários, etc.

23 O trabalho humano produz o espaço geográfico campo No campo concentram-se profissionais como tratoristas, colhedores, vaqueiros entre outros.Os trabalhadores não são remunerados de forma igual. Porém a sociedade necessita do trabalho de todos. Essas diferenças salariais causam grandes disparidades econômicas e sociais, percebidas em suas moradias e no grau de escolaridade. A paisagem dos bairros ricos, dotados de toda infraestrutura urbana, contrasta com a paisagem dos bairros pobres, geralmente situados na periferia das grandes cidades e carentes de maior atenção por parte dos governantes.


Carregar ppt "Aulas Digitais – Prof. Erivan Júnior. Paisagens, espaço geográfico e trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google