A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão."— Transcrição da apresentação:

1 Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão

2 A literatura naturalista na França : Emile Zola (1840 – 1902)
• O romancista procura se equiparar ao cientista. Seu método de composição artística pressupõe uma objetividade e um rigor tão absolutos que o escritor se transforma num mero ilustrador dos postulados das ciências. • “O romance deve ser um estudo objetivo das paixões. Devemos observar escrupulosamente as sensações e os atos das pessoas. Limito-me a fazer em dois corpos vivos aquilo que os cirurgiões fazem em cadáveres”. • “O romance experimental é uma conseqüência da evolução científica do século. Ele continua e completa a fisiologia; ele se apóia sobre a química e a física; ele substitui o estudo do homem abstrato e metafísico pelo estudo do homem natural, submetido à leis físico-químicas e determinado pelas influências do meio. Ele é, em uma palavra, a literatura de nossa idade científica”. (Trechos da obra O romance experimental – 1880)

3 Germinal (1885): o romance do naturalismo francês
• Elevou a estética e a descrição naturalistas a um novo patamar de realismo e crueza. • Resumo da obra: O romance é minucioso ao descrever as condições de vida subumanas de uma comunidade de trabalhadores de uma mina de carvão na França. Após ter contato com ideias socialistas que circulavam pela classe operária europeia, os mineradores retratados na obra revoltam-se contra a opressão e organizam uma greve geral, exigindo condições de vida e trabalho mais favoráveis. A manifestação é reprimida e neutralizada, entretanto permanece viva a esperança de luta e conquista. • Para compor Germinal, o autor passou dois meses trabalhando como mineiro na extração de carvão. Viveu com os mineiros, comeu e bebeu nas mesmas tavernas para se familiarizar com o meio.

4 • O Positivismo de Auguste Comte (1798 – 1857) – teoria científica que defende posturas exclusivamente materialistas e limita o conhecimento das coisas apenas quando estas podem ser provadas cientificamente. A realidade é apenas aquilo que vemos, pegamos e podemos explicar. • O Socialismo Científico de Karl Marx (1818 – 1883) e Friederich Engels (1820 – 1895) – teoria científica que estimula as lutas de classes e a organização política do proletariado. É uma resposta da exploração do operário nas indústrias e nos grandes centros urbanos. Nessa teoria, Marx e Engels mostram o quanto o aspecto social está vinculado ao processo econômico e político. • O Evolucionismo de Charles Darwin (1809 – 1882) – teoria científica que mostra o processo de evolução das espécies a partir da seleção natural, ou seja, diz que apenas “os fortes”, aqueles que têm condições de se adaptar às adversidades, têm condição de sobreviver. Darwim, em sua obra Origem da Espécies (1859), questiona as teorias religiosas sobre a criação, pois o homem não seria fruto do divino, mas da própria evolução das espécies. • O Determinismo de Hippolyte Taine (1828 – 1893) – teoria que defende que o comportamento humano é determinado por três fatores: o meio, a raça, e o momento histórico.

5 Adultério; Ostentação de aparência
Realismo Naturalismo Análise Psicológica Análise Social Temas: Adultério; Ostentação de aparência Homossexualidade; Incesto; Lutas sociais Abordam-se doenças da alma Abordam-se doenças do corpo O foco recai sobre a classe média O foco recai sobre a classe baixa Aspectos interiores Aspectos exteriores


Carregar ppt "Naturalismo William Bell Scott (1811 – 1890) – Ferro e Carvão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google