A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEIO AMBIENTE NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEIO AMBIENTE NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 MEIO AMBIENTE NO BRASIL
1. Principais ameaças ao meio ambiente: O desmatamento florestal pelas madeireiras, para a agricultura, para o garimpo, hidrelétricas e pelas rodovias. Atualmente,17% da Amazônia brasileira encontra-se desflorestada.

2 2. Consequências do cultivo do açúcar e do café: O açúcar (no início da colonização) consumiu grande parte da mata atlântica (litorânea), seguido do café, cujo cultivo avançou do RJ em direção ao Vale do Paraíba do Sul, atingindo o Oeste paulista, noroeste do PR, sul de MG e parte do ES. Cultivo de café no Oeste paulista: a erosão é intensa.

3 3. A industrialização e suas consequências:
A indústria eleva o volume de poluentes do ar e dos rios, exige o aumento da produção energética, provoca a urbanização desordenada (sem saneamento básico), comprometendo significativamente o meio ambiente.

4 4. A ECO-92 e o Protocolo de Kioto-97 (Japão):
Esses dois eventos refletiram a preocupação de diversas nações em buscar o desenvolvimento “sustentável”, reduzindo os índices de poluição ambiental (emissão de gases na atmosfera).

5 No entanto, nações como os EUA e a China, que se colocam entre as que mais emitem gases, negaram-se a reconhecê-lo.

6 Reunião e números da emissão de gases durante as discussões acerca do Protocolo de Kioto.

7 5. Fontes alternativas de energia
A fonte de energia mais intensamente utilizada no mundo atual é o petróleo, que é ‘esgotável” e poluente. Por estes motivos, diversos países investem hoje, com projeções para um futuro próximo, em fontes alternativas, destacando-se: 5.1. Eólica: atualmente, apenas 1% da energia gerada no mundo provém do vento. Os países que mais geram energia eólica: 1º - China (62,7 mil MW) 2º - EUA (46,9 MW) 3º - Alemanha (29 mil MW) 4º - Espanha (21,6 mil MW) 5º - Índia (16 mil MW) (MW = Megawatts)

8 5.2. Hidroelétrica: gerada pelo movimento das águas, utilizando quedas d’água ou desvio do curso natural de um rio. O Brasil é o maior produtor da América Latina e o 3º do mundo, ficando atrás apenas do Canadá e dos EUA. Hidrelétrica das Três Gargantas, no rio Tsé-Yang, inaugurada em 2006.

9 5.3. Biomassa ou Energia biológica: produzida a partir da combustão de resíduos orgânicos, como lenha, bagaço de cana e de eucalipto, excrementos de animais etc.

10 5.4. Solar: captada por painéis solares e transformada em energia elétrica ou mecânica. Utilizada, sobretudo, em residências. Não polui o meio ambiente. 5.5. Energia do álcool (etanol): Cerca de 40 países do mundo (exceto do Oriente Médio) já misturam etanol à gasolina, em porcentuais que variam de 2% a 10%.

11 5. 4. De óleos vegetais: mamona, dendê, amendoim, soja, entre outros
5.4. De óleos vegetais: mamona, dendê, amendoim, soja, entre outros. Ainda é pouco explorada. Soja Dendê 5.5. Geotérmica: extraída do calor do interior da terra. EUA, Itália e Japão são os países que mais utilizam. Mamona


Carregar ppt "MEIO AMBIENTE NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google