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Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens FEUP | MIEIG + MIEM | Ano letivo 2011/12 Gestão da Qualidade Total Parte 2: Melhoria da Qualidade.

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1 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens FEUP | MIEIG + MIEM | Ano letivo 2011/12 Gestão da Qualidade Total Parte 2: Melhoria da Qualidade Caso de Estudo SoEmbalagens (v1, 12 out 2011) José A. Faria, Departamento de Engenharia e Gestão Industrial Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Setembro 2011

2 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Conteúdo 1.Revisão de conceitos 2.Apresentação do caso de estudo 3.Análise das causas de não conformidade 4.Análise e implementação das soluções

3 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens 1. Revisão de conceitos

4 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens A competitividade é determinada por 3 fatores fundamentais: Qualidade + Custos + Prazos Revisão de conceitos: Competitividade

5 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens A qualidade deve ser garantida através do controlo dos processos (isto é, da prevenção), não do controlo da qualidade dos produtos à saída Revisão de conceitos: Controlo dos processos

6 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Revisão de conceitos: Auto-controlo O controlo dos processos será mais eficaz se for baseado no auto-controlo. Pôr em prática o auto-controlo passa por: 1º Identificar todos os defeitos que podem ocorrer no produto 2º Identificar as causas que estão na origem desses defeitos 3º Eliminar progressivamente essas causas através de projetos de melhoria

7 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens No caso dos defeitos com origem em erros humanos, a prevenção passa sobretudo: pela documentação dos procedimentos de trabalho e pela formação dos operadores. Revisão de conceitos: Documentação dos processos

8 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens As empresas devem fazer um esforço de melhoria permanente. Os projetos de melhoria devem ser conduzidos segundo o ciclo PDCA: 1. planear as acções de melhoria 2. executar as acções conforme planeado 3. avaliar os resultados obtidos 4. corrigir e replanear Revisão de conceitos: Ciclo PDCA

9 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Fase 1. Definir e documentar o problema a tratar Fase 2. Procurar as causas prováveis do problema Fase 3. Procurar todas as soluções possíveis Fase 4. Definir os critérios de avaliação das soluções Fase 5. Avaliar e seleccionar as soluções a adoptar Fase 6. Aplicar a solução e avaliar os resultados Fase 7. Consolidar a solução Revisão de conceitos: Metodologia

10 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Ao longo da metodologia, para analisar os problemas e as soluções a implementar são utilizadas ferramentas de análise de dados, nomeadamente: os histogramas os diagramas de Pareto os diagramas causa-efeito Revisão de conceitos: Ferramentas da qualidade

11 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens 2. Apresentação do caso de estudo

12 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Apresentação do caso de estudo O caso de estudo que aqui apresentado descreve um projeto de melhoria realizado na Unidade de Litografia de uma empresa industrial, aqui designada por SóEmbalagens. O projeto teve por objetivo garantir a qualidade através do controlo dos processos de fabrico. Nota: O projecto teve uma outra componente orientada para a melhoria da produtividade (através da aplicação dos princípios da produção lean) mas que não será considerada nesta apresentação.

13 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Apresentação da SoEmbalagens A SoEmbalagens é uma empresa com cerca de 200 trabalhadores que se dedica à produção de embalagens metálicas para óleos, lubrificantes, tintas e afins, ocupando uma posição de relevo no sector. A principal matéria-prima é a folha-de-flandres e exporta grande parte da sua produção para Espanha.

14 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Principais etapas do processo produtivo Folha de flandres Componentes Embalagem

15 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens A unidade de Litografia Na litografia, a folha de flandres: começa por ser envernizada, de seguida, é esmaltada, finalmente, é pintada (uma passagem para cada cor).

16 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens A unidade de Litografia 1. Folha flandres à entrada do envernizamento 2. Aplicação do branco esmalte

17 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens A unidade de Litografia 3. Aplicação da primeira cor (cian neste caso) 5. Aplicação da segunda cor (laranja neste caso)

18 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens A unidade de Litografia 5. Aspecto final da folha (neste caso foram impressas 3 embalagens em cada folha)

19 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Metodologia 1.Caracterização da situação actual (recolha e análise de dados) 2.Identificação das causas de não conformidade 3.Análise das soluções 4.Implementação das soluções

20 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens 3. Análise das causas de não conformidade

21 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Dados disponíveis inicialmente no sistema informação NC InternasDescrição Linhas Impressão não conforme Branco esmalte não conforme Margens de acerto não conformes Verniz Pig/ouro /acab não conforme Dimensões não conformes Montagem do Transp. não conforme Troca de referências Teste quadricula não conforme Dureza Eriksen não conforme Produto amolgado riscado1000 NC externas (cliente) Defeito DescriçãoQuantidade 31Impressão não conforme13 12Ferrugem9

22 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Análise de Pareto das não conformidades Impressão não conforme Branco esmalte não conforme Margens / acerto não conformes Verniz Pig./ouro Acab. não conforme Dimensões não conformes Montagem do Transp. não conforme Troca de referências Teste quadricula Não conforme Dureza Eriksen não conforme Produto amolgado riscado Linha 1 Linha 2 Linha 3 Linha 4

23 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens A classificação impressão não conforme era demasiado abrangente. Por isso, foi necessário analisar um-a-um os registos efectuados pelos operadores em papel. No total, foram analisados cerca de 700 registos.

24 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Foram então considerados 3 sub-tipos de não conformidade: diferenças de cor, rede manchada, corpos sujos ou riscados. Impressão não conforme Sub-defeitosNº Diferenças de Cor98 Rede Manchada32 Corpos Sujos e Riscados13 Outros15

25 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Para cada uma das não conformidades registada pelos operadores, foram analisadas as respectivas causas. Diferenças de CorNº Composição afinação da tinta incorrecta58 Quantidade de tinta aplicada incorrecta33 Sujidade correias cauchu ventosas4 Afinação da Máquina Deficiente2 Incumprimento das especificações1 Rede ManchadaNº Água de molha incorrecta18 Desafinação dos molhadores7 Desafinação durante a produção4 Sujidade nas correias cauchu ventosas2 Condições de trabalho1 Corpos Sujos e RiscadosNº Sujidade nas correias cauchu e ventosas7 Transporte danificado3 Pêlos de desperdício utilizados na limpeza1 Desafinação durante a produção1 Garfos da estufa torcidos1

26 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Esta análise revelou 4 causas principais de não conformidade: nº ocorrências Composição/afinação da tinta incorrecta58 Quantidade de tinta aplicada incorrecta 33 Água de molha incorrecta 18 Sujidade nas correias cauchu e ventosas 7

27 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Como cada uma destas 4 causas ainda era demasiado abrangente, procedeu-se a uma análise mais detalhada das causas de não conformidade.

28 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Essa análise permitiu identificar as seguintes causas principais de não conformidade: Água de molha incorreta Desafinação dos molhadores Desafinação durante a produção Sujidade nas correias cauchu e ventosas Condições de trabalho tendo sido elaborado o respetivo Pareto. Causas elementares de não conformidade

29 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Diagrama causa-efeito Para as causas de não conformidade mais relevantes, foram analisadas as respetivas causas elementares através de diagramas causa-efeito. Estes diagramas foram elaborados em Equipa e com recurso a brainstorming.

30 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Composição/afinação da tinta incorrecta Quantidade de tinta aplicada incorrecta Água de molha incorrecta Sujidade nas correias cauchu e ventosas Inexistência de metodologia de pesagem Dificuldade de afinação do tinteiro Variações de temperatura ao longo do tempo Inexistência de planos de limpeza Deficiente identificação das tintas armazenadas Dificuldade de avaliação do trabalho executado Variações de pH ao longo do tempo Correias inadequadas Inexistência de equipamentos de medida e controlo Falta de equipamento para quantificar a tinta aplicada Diferenças no nível de água existente no tabuleiro ao longo do tempo Processo de trabalho gerador de muita sujidade Imprecisão nas quantidades misturadas Falta de equipamento de controlo dos diversos parâmetros Deficiente quantidade aplicada Utilização de desperdícios Falta de formação dos operadores Deficiente distribuição Diferentes fornecedores Variação da temperatura e da humidade no armazém

31 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens 4. Análise e implementação das soluções

32 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Análise e implementação das soluções Uma vez compreendidas e hierarquizadas as causas de não conformidade, passou-se à identificação das possíveis soluções para: sempre que possível, optou-se por prevenir a ocorrência de não conformidades quando isso não era viável, procurou-se garantir que as não conformidades fossem detetadas o mais rapidamente possível.

33 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Análise das soluções Composição/afinação da tinta incorrecta Quantidade de tinta aplicada incorrecta Água de molha incorrecta Sujidade nas correias cauchu e ventosas Definir metodologia de pesagem para obter sempre da mesma forma as tintas compostas Melhorar a limpeza Dar formação sobre a melhor forma de afinação Desenvolver equipamento que permita controlar as características da água de molha: pH e temperatura Elaborar um plano de limpeza Codificar e localizar todas as tintas, introduzir dados no sistema informático e introduzir as codificações nas cartas de cor Adquirir equipamento que permita controlar as diversas características do processo de impressão: - Densidade e percentagem de ponto na película - Densidade e percentagem de ponto no transporte - Densidade e percentagem de ponto na folha impressa - Cor na folha impressa Ensaiar outro tipo de correias Adquirir equipamento de auxílio à preparação das tintas Efectuar alterações às diversas máquinas para adaptação ao equipamento de controlo das características da água de molha Introduzir controlo da altura da água de molha no tabuleiro distribuidor Ter maior cuidado no manuseamento e acondicionamento da folha Dar formação em preparação das tintas Dar formação na utilização dos diversos equipamentos Utilizar trapos em vez de desperdícios Utilizar as tintas base apenas de um fornecedor Climatizar o local onde se guardam as tintas

34 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Extrato do plano de ações de melhoria do CICA

35 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Implementação das soluções De seguida, são descritas algumas das soluções implementadas que envolveram vários tipos de ações, nomeadamente: Desenvolvimento de software Aquisição de novos e equipamentos de medição e ensaio Alteração das máquinas Projecto de sistemas de controlo automáticos Alteração de procedimentos de trabalho Elaboração de instruções de trabalho para os Operadores

36 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Composição/afinação da tinta incorrecta 1. Organização do armazém das tintas Codificação das estantesCodificação das tintas

37 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Composição/afinação da tinta incorrecta 2. Aplicação para gestão do armazém

38 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Composição/afinação da tinta incorrecta 3. Reformulação das cartas de composição das cores

39 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Composição/afinação da tinta incorrecta 4. Reformulação do procedimento de preparação das cores

40 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Quantidade de tinta aplicada incorrecta 5. Definir as etapas do processo e os parâmetros a controlar

41 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Quantidade de tinta aplicada incorrecta 6. Controlo da película com densitómetro (aquisição de novo equipamento)

42 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Quantidade de tinta aplicada incorrecta 7. Controlo da folha impressa com espectodensitómetro (aquisição de novo equipamento)

43 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Água de molha incorrecta 8. Sistema de controlo da temperatura e pH da água de molha

44 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Água de molha incorrecta 8. Sistema de controlo da temperatura e pH da água de molha

45 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Água de molha incorrecta 9. Alteração dos tabuleiros das máquinas de impressão Entrada da água Saída da água Vista geral

46 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Sujidade nas correias cauchu e ventosas 11. Alteração do tipo de correias Correias antes da alteração Correias depois da alteração

47 Caso de estudo: Melhoria da qualidade na empresa SoEmbalagens Gestão dos projetos de melhoria Todos os projetos de melhoria foram executados de acordo com o ciclo PDCA: para cada projeto, foi designado um responsável e a sua execução foi planeada os resultados de cada projeto foram avaliados e, sempre que não corresponderam ao esperado, foi re-planeado um segundo ciclo para o projeto


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