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ANPEd 30 anos de pesquisa e compromisso social GT 11 Política de Educação Superior Educação superior como direito público e de qualidade.

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Apresentação em tema: "ANPEd 30 anos de pesquisa e compromisso social GT 11 Política de Educação Superior Educação superior como direito público e de qualidade."— Transcrição da apresentação:

1 ANPEd 30 anos de pesquisa e compromisso social GT 11 Política de Educação Superior Educação superior como direito público e de qualidade

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3 GT 11 Política de Educação Superior Breve Histórico Participação na Política Educacional Organização da pesquisa no campo Desafios

4 GT 11 POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR: Histórico GT Política de Educação Superior (entre os oito primeiros criados na Anped): primeiro encontro na 5ª Reunião Anual (1982). 6ª Reunião (1983): percepção de duas linhas de trabalho no GT: uma voltada para a problemática do ensino superior e a outra para questões de métodos e técnicas de ensino. 9ª Reunião (1986): necessidade de definir a identidade reduzindo o leque de temas tratados. Temas prioritários: gestão e poder, autonomia e democratização, financiamento do ensino superior e integração ensino/pesquisa.

5 17ª Reunião (1994): denominação de Política de Ensino Superior para Política de Educação Superior; 18ª Reunião (1995): início participação de pesquisadores latino-americanos. OBJETIVO Básico do GT: Fórum de debate e de incentivo à produção científica sobre Política de Educação Superior

6 Coordenadores do GT Ensino Superior ( ) Criação do GT em 1981 Laura da Veiga e Neidson Rodrigues (UFMG) – (1ª Reunião do GT, 5 RA, RJ, mar./1982) Laura da Veiga e Neidson Rodrigues (UFMG) – (6ª RA, Vitória, mar./1983) Laura da Veiga (UFMG) – (7ª RA, Brasília, maio/1984) Laura da Veiga (UFMG) -(8ª RA, SP, maio/1985) Glaura Vasques de Miranda (UFMG), Jacques Velloso (Unb) e Sofia Lerche Vieira (UFCE) – (9ª RA, RJ, jun./1986)

7 Coordenadores do GT Política de Ensino Superior ( ) Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero (UFRJ) - (10ª RA, Bahia, mar./1987) Maria de Lourdes de A. Fávero (UFRJ) e Niuvenius J. Paoli (UNICAMP) - (11ª RA, RS, abril/1988) Niuvenius Paoli (UNICAMP) - (12ª RA, SP, maio/1989) Niuvenius Paoli (UNCAMP) - (13ª RA, BH, out./1990) Glaura Vasques de Miranda (UFMG) - (14ª RA, SP, set./1991) Glaura Vasques de Miranda (UFMG) - (15ª RA, Caxambú, set./1992) Marília Costa Morosini (UFRGS) - (16ª RA, Caxambu, set./1993)

8 Coordenadores do GT Política de Educação Superior ( ) Marília Costa Morosine ( ) Valdemar Sguissardi ( ) Maria do Carmo de L. Peixoto / Deise Mancebo ( ) Deise Mancebo / Valdemar Sguissardi ( ) Deise Mancebo / João dos Reis Silva Jr. ( ) João dos Reis Silva Jr. / João F. de Oliveira ( ) João Ferreira de Oliveira / Stela Maria Meneghel ( )

9 Ao longo desse período... - Seminários e reuniões de intercâmbio para a produção do conhecimento, de forma coletiva. - Avanço na atuação política e acadêmica dos seus membros em várias instâncias de organização acadêmica. - Ampliação dos estudos para dimensão latino-americana; e acompanhamento da produção no plano internacional, por meio de reflexões teóricas e intercâmbios, sobretudo com os países latino-americanos, resultando em produções coletivas de pesquisa.

10 Participação na Política Educacional... Destacam-se duas perspectivas: 1 – Discussão e produção de conhecimento em Política de Educação Superior: Que contemple o cenário latino-americano: compreensão para além do local e imediato. Que seja atenta às implicações/impactos da política na educação superior e nas instituições de educação superior

11 2 - Contribuição e atuação de membros do GT em diversas esferas da Política de Educação Superior no país, denotando atuação política aliada à reflexão teórica: Institucional. Esferas Administrativas (Federal, Estadual e Municipal). Participação na Política Educacional

12 Organização da pesquisa no campo 1. Alcance do GT: - Nacional: pesquisadores de todos os estados do país. - Internacional: presença garantida a cada reunião. - Local/Regional: presença nos eventos locais/regionais; criação de Núcleos de Pesquisa nos Programas de Pós-Graduação. 2. Produção dos membros: - o GT produz coletâneas e dossiês; seus membros são responsáveis por grande parte da produção na área em âmbito nacional.

13 Grupos de Pesquisa (com forte vinculação ao GT....) PROEDES - UFRJ REDE UNIVERSITAS-BR GEPPES - UCDB GEPES - UFPA GEPES – UNICAMP NEDESC - UFG OBSERVATÓRIO ENSINO SUPERIOR - USP PRAXIS - UFRO

14 3. Projeto e Rede Universitas/Br Projeto Integrado de Pesquisa: Produção Científica sobre Educação Superior no Brasil ( ): Avaliação e Perspectivas (Apoio do CNPq, há 14 anos) Coordenação: Marília Morosini Objetivos: - Construção da Biblioteca Virtual Universitas/Br; - Avanço na produção de conhecimento ( o Projeto é um dos eixos articuladores da produção do Grupo e de possíveis encaminhamentos de propostas no âmbito das políticas de educação superior no país. - Possibilita a expansão e a descentralização da pesquisa em educação superior no país, vinculando pesquisadores de várias IES de todas as regiões)

15 Site do Universitas/ Br

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17 Publicações MOROSINI Marília; SGUISSARDI, Valdemar. A educação superior em periódicos nacionais. Vitória: FCAA/UFES, 1998, 319 p. PEIXOTO, Maria do Carmo de L. Educação superior: avaliação da produção científica. Belo Horizonte: Imprensa Universitária da UFMG, 2000, 294 p. MOROSINI Marília. Estado do conhecimento – educação superior. Brasilia: Inep/MEC/Comped,1999, [http:www.inep.gov.br/comped/estudos/edsuperior.html] SGUISSARDI Valdemar; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Educação superior: análise e perspectivas da pesquisa. São Paulo: Editora Xamã, 2001, 238 p. MOROSINI, Marília. Educação superior em periódicos nacionais ( ). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2001, 194 p.

18 Publicações MANCEBO, Deise; FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. São Paulo: Cortez, MOROSINI, Marília. Enciclopédia de Pedagogia Universitária. Volume 2. Brasília/MEC/INEP, 2006, 610 p. SILVA JÚNIOR, João dos Reis; OLIVEIRA, João Ferreira; MANCEBO, Deise. Reforma Universitária – dimensões e perspectivas. Capinas: Alínea – ANPEd, 2006, 236p. MOROSINI, Marília; RISTOFF, Dilvo; GIOLO, Jaime. Educação Superior Brasileira Brasília: MEC/INEP/DEAES, 2006, Coleção de 27 volumes. Números Especiais dos Periódicos: Série Estudos (UCDB/MS, 2003); Educar em Revista (UFPR/PR, 2006)

19 XII Seminário Nacional UNIVERSITAS/ Br Intercâmbio GT 11 - Campo Grande – UCDB/2006

20 XII Seminário Nacional UNIVERSITAS/ Br Intercâmbio Gt 11 - Curitiba – UFPR/2007

21 Parceria 2006 INEP / ANPEd / GT 11/ Rede UNIVERSITAS/Br Coleção Censo da Educação Superior – 27 volumes

22 Desafios... Ampliação do GT e incorporação de novos pesquisadores. Ampliação e aprofundamento dos estudos na área. Contemplar e pesquisar questões que se apresentam como desafios para as políticas de educação superior no Brasil. Articulação com outros GTs, inserindo a problemática das repercussões das políticas de educação superior em outros GTs. Estimular e apoiar iniciativas de criação e consolidação de grupos de pesquisa sobre a temática nas regiões brasileiras

23 XIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/ BR Pará – UFPA/ 2007 XIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/ BR Intercâmbio Gt 11 - Pará – UFPA/ 2007

24 GT 11 Política de Educação Superior REFERÊNCIAS FÁVERO, Maria L. A. O GT de Política de de Educação Superior da ANPEd: origem, desenvolvimento e produção. Revista Brasileira de Educação. Campinas, SP, v. 1, n.21, p , 2002 ANPEd. Histórico dos Grupos de Trabalho. ANPEd, setembro de 1995, p. 73.


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