A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO

2 renfro_aberdeen_city_garden_project_07-530x348.jpg PLANTA DE IMPLANTAÇÃO ASPECTOS POSITIVOS Diferenciação de materiais que e texturas que facilitam o entendimento; Cores suaves do entorno destacam o projeto; ASPECTOS NEGATIVOS

3 concursosdeprojeto.files.wordpress.com/2009/08/planta- 654.jpg?w=584 PLANTA DE IMPLANTAÇÃO ASPECTOS POSITIVOS Diferenciação de cores diferencia a construção do entorno; ASPECTOS NEGATIVOS Cores escolhidas para a representação não combinam entre si;

4 PONTOS POSITIVOS: -Uso da sombra ressaltando a volumetria. - Uso de cores harmônicas. PONTOS NEGATIVOS: -Entorno inexistente. -Desenho de telhado causando confusão na leitura da imagem. -Paisagismo pouco trabalhado. -Objeto arquitetônico pouco destacado.

5 PONTOS POSITIVOS: -Uso de sombra para conferir volume á arquitetura. -Boa representação gráfica dos materiais. -Recurso de setas para explicar o projeto facilita a leitura do todo. PONTOS NEGATIVOS: -Erro de representação das árvores dificulta a leitura do paisagismo. -Ausência de escala humana.

6

7

8 IMPLANTAÇÃO (+) 1 Trabalho de cor harmonizado (destacando níveis de alturas, e relevâncias dos elementos compositivos do desenho pela intensidade da cor); Relação fundo claro - figura escura maior legibilidade do desenho; Efeito de sombras dão profundidade aos elementos arquitetônicos.

9 Implantação: Planta Aspectos Positivos: Sombra evidenciando o volume Aspectos Negativos: Ausência de transparência para proporcionar mais leveza ao desenho Falta de variação de cores para evidenciar e diferenciar certos elementos O uso da sombra é interessante para evidenciar o volume, porém neste caso a escolha da cor acabou pesando o desenho

10 Relação figura e fundo (escuro) prejudicial a leitura do desenho; Uniformidade de cor e de planos (ausência de sombras) que não delimitam a profundidade do elemento arquitetônico; Valorização de elementos paisagísticos em detrimento do elemento arquitetônico. IMPLANTAÇÃO (-) 2

11 Aspectos Positivos: Sobreposição com o uso de imagens reais Uso de transparência, dando mais leveza ao desenho Contraste no uso de cores, evidenciando o elemento arquitetônico em questão Aspectos Negativos: Ausência de sombras, para evidenciar o volume da edificação Falta de texturas para torna-los mais realísticos

12 Pontos positivos: Desenho com bom Contraste entre O que é o projeto E oque é o entorno. Paredes bem desta- Cadas. Pontos negativos: má apresentação no Quesito artístico,não Contendo cor ade- Quada. a grama por Exemplo,poderia ter Sido colorida,e entre Outros fatores tam- Bem, o desenho Ficou muito sem vida.

13 Aspectos positivos: Uso de cores dando diferenciação e harmonia a prancha; Evidencia da cobertura; presença de escala do edifício com a inserção do veículo Presença de vegetação. E sombra dando volume ao edifício.As imagens com desenhos conceituais, ilustram bem a figura humana evidenciando a escala, o tipo de piso e o porte das vegetação.

14 Aspectos negativos Aspectos negativos: Ausência de fundo, poderia ter trabalhado a sombra na vegetação e os desenhos conceituais aparecem com perspectivas muito reduzidas, com imagens de pequenas partes da edificação não mostrando maiores detalhes. Uniformidade de cor com ausência de sombras; Valorização de elementos paisagísticos; Falta de uma inserção urbana

15 Aspectos positivos Trabalho de cor harmonizado-efeito de maior destaque no projeto ; Inserção urbana; Maior legibilidade do desenho; Boa relação de figura e fundo.

16 IMPLANTAÇÃO ASPECTOS POSITIVOS representação da sombra projetada (sombras do entorno são mais claras do que a sombra do projeto em si); elementos de vegetação coerentes com o desenho, uso harmônico de cores (tons de cinza, branco e verde claro); representação de carros e pessoas coerentes com o desenho (tons de branco); demarcação vias/calçadas; representação de cobertura. ASPECTOS NEGATIVOS projeto não está bem demarcado na planta devido às cores usadas para representação (o uso de tons de cinza claro e branco não cria uma hierarquia de percepção imediata; elementos textuais de tamanho muito reduzido (localizados na área do projeto); ausência da indicação do norte.

17 01. Implantação: aspectos positivos: a representação da água, em azul, referencia o desenho para o observador no terreno. A aplicação de cor unicamente neste elemento ressalta também a importância conceitual do mesmo para o projeto. aspectos negativos: ausência de representação da sombra projetada. Os dois fundos diferentes sobre os quais está inserida a imagem dificultam a apreensão imediata da implantação, como um todo.

18 POSITIVOS: Presença de projeção de sombra; evidenciando o volume da edificação. Que será inserida. Volumetria representada de uma maneira que evidencia o entorno da edificação. NEGATIVOS Ausência de fundo, porém as cores em cinza, escuro, conferem continuidade em seu entorno. As áreas em que recebe vegetação deveriam ser representadas na cor verde, porém está sendo representada na perspectiva. Sem destaque da volumetria, no terreno em que será inserida, por ter trabalhado com cores com tonalidades muito parecidas.

19 Implantação. O desenho que remete ao entendimento de implantação da obra no sítio não obteve nenhum destaque na prancha. Essa falta de destaque remete a um desleixo do projeto em relação ao entorno, como se o projeto não tivesse a preocupação de dialogar com o entorno, como se ele simplesmente tivesse sido colocado ali sem nenhum estudo prévio.

20 Aspectos positivos – a implantação está com representação da sombra projetada, evidenciando o volume dos elementos, e a paleta de cores utilizada não causa conflito visual. A vegetação do contorno da via com o efeito da sombra mostra um ritmo e um destaque. Aspectos negativos – vegetação do entorno por não ter trabalhado com efeito de cores passa impressão de estar chapada diferenciando das arvores do contorno.

21 Aspecto positivo– a implantação está com representação da sombra projetada, evidenciando o volume dos elementos. Aspecto negativo – ausência de cor na representação dos elementos

22 Análise - Implantação Aspecto PositivoAspecto Negativo O desenho da implantação encontra-se em harmonia com o todo da prancha, tenho uma boa relação de figura e fundo. Há sombras nos edifícios, isso deixa claro a ideia do volume. A representação da vegetação está de acordo, não estando assim carregada. A cor da cobertura, esta um pouco forte, podendo assim causar um certo desconforto em relação a sombra, porem não atrapalha no entendimento do todo.

23 Análise – Implantação e Planta Baixa Aspecto PositivoAspecto Negativo O desenho da implantação e planta baixa esta em harmonia com o todo da prancha, tenho uma boa relação de figura e fundo. Boa representação da vegetação e do entorno do edifício, não deixando assim a prancha carregada. Há uma boa representação na continuidade e nas cores empregadas. Inexistente a projeção de sombras do edifício, deixando de lado a noção da profundidade.

24 Elevação IMPLANTAÇÃO

25 Cruz y Ortiz arquitectos Dance and Music Center Aspectos positivos: Uso do skyline Uso de cores como artificio de contraste Uso de transparência evidenciando o que esta mais atrás Aspectos negativos: Ausência de um fundo para destacar a arquitetura Ausência de figura humana, para proporcionar uma relação de escala com os edifícios

26 Implantação: Elevação Aspectos positivos: Uso da figura humana, utilizando apenas o contorno, dando continuidade aos elementos gráficos utilizados, e proporcionando uma relação de escala Aspectos negativos: Ausência de um fundo para destacar a arquitetura Ausência de cores para destacar e diferenciar os elementos Ausência do skyline para proporcionar uma noção do entorno

27 Jardim Japão – São Paulo

28 Proposta Corredores hídricos/verdes

29 área 1

30 Proposta Condomínios verticais área 3


Carregar ppt "ANÁLISE DOS ELEMENTOS PICTÓRICOS DE UM PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO. IMPLANTAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google