A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.. Concluímos nas últimas aulas que o surgimento da religião monoteísta foi um importante elemento de união do povo hebreu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.. Concluímos nas últimas aulas que o surgimento da religião monoteísta foi um importante elemento de união do povo hebreu."— Transcrição da apresentação:

1 UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.

2 Concluímos nas últimas aulas que o surgimento da religião monoteísta foi um importante elemento de união do povo hebreu. A crença de que seriam salvos no dia do julgamento da humanidade, dava exclusividade e a ideia de que eram especiais diante outras civilizações. Quando ocorreu a fuga do povo hebreu do Egito para a Palestina – denominado Êxodo, ficou clara a necessidade de unificação política como proteção. Esse período ficou conhecido como o período dos juízes.

3 Os juízes Sansão e sua força sobrenatural. Davi que ganhou fama por ampliar os territórios e iniciar a construção de Jerusalém. Salomão considerado o maior dos reis hebreus, o mais sábio e esclarecido. Desenvolveu a cidade de Jerusalém e grandes obras imponentes e luxuosas como, por exemplo, o Templo de Jerusalém. A morte de Salomão marca o fim da união do povo hebreu. Ocorre a divisão do povo hebreu em dois reinos:

4 Essa divisão do povo hebreu em dois reinos é denominada Cisma. Ela ocorreu da seguinte forma: Reino de Judá tribos do Sul capital em Jerusalém passam a ser conhecidos como judeus. Reino de Israel tribos do Norte capital em Samaria.

5 Em 722 a.C., o Reino de Israel caiu sob domínio assírio e a população acaba se dispersando. Esse evento ficou conhecido como As tribos perdidas de Israel. Em 586 a.C., o Reino de Judá é dominado por Nabucodonosor, comandante dos caldeus. Novamente os hebreus são escravizados; é o chamado Cativeiro da Babilônia.

6 A religião monoteísta mais uma vez serviu como instrumento de defesa, mecanismo de resistência contra os maus tratos e a dura realidade. Tempos depois, os persas destruíram o Império Caldeu e com isso, os judeus puderam retornar para o Reino de Judá. Essa paz também durou pouco tempo, pois tanto gregos quanto romanos acabam invadindo as terras dos hebreus que respondem com inúmeras rebeliões.

7 No ano de 70 d.C., os romanos acabam expulsando os judeus da Palestina, dispersando-os pelo mundo. Tal acontecimento é conhecido como – Diáspora.


Carregar ppt "UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.. Concluímos nas últimas aulas que o surgimento da religião monoteísta foi um importante elemento de união do povo hebreu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google