A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regimes totalitários na Ásia. China A Guerra do Ópio 1729 Proibição do ópio. Contudo, a Inglaterra desrespeita a ordem proibitiva e intensifica tal comércio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regimes totalitários na Ásia. China A Guerra do Ópio 1729 Proibição do ópio. Contudo, a Inglaterra desrespeita a ordem proibitiva e intensifica tal comércio."— Transcrição da apresentação:

1 Regimes totalitários na Ásia

2 China A Guerra do Ópio 1729 Proibição do ópio. Contudo, a Inglaterra desrespeita a ordem proibitiva e intensifica tal comércio no início do século XIX caixas de ópio são presas e queimadas pelo governo chinês ocasionando o conflito. O governo britânico passa a exercer forte ingerência sobre a dinastia Manchu.

3 Partido Nacionalista 1905 É criado o partido Nacionalista com os objetivos de: libertar a China do domínio inglês proporcionar liberdade democrática gerar reformas na economia e sociedade Sun Yat-Set sobe ao poder instituindo uma República. Entretanto, o contexto permanece inalterado.

4 Disputa política Com a morte de Sun Yat-Sem, se inicia uma disputa entre Nacionalistas (Chiang Kai-Shek) e Comunistas (Mao Tsé-Tung). Mao inicia uma Revolução do campo cidade, angariando o maior número de fiéis. Essa empreitada é denominada Grande Marcha homens apoiam Mao em uma caminhada de mais de km pelo território chinês. Entretanto, o Japão invade a região da Manchúria e a guerra civil para e os partidos, até então em disputa, se unem para expulsar os japoneses.

5 O governo de Mao Destacou-se por: expulsar os opositores (nacionalistas) se unir a URSS na recuperação da economia chinesa. criar do tribunal do povo que tinha por finalidade punir os opositores de seu governo. instituir o Plano Quinquenal (crescimento da indústria pesada ou de base). coletivizar as propriedades privadas (confisco de terras). Estatização de indústrias, empresas e bancos. investimento maciço em educação. igualdade entre gêneros.

6 Japão Assim como a China, aderia a política de isolamento em relação ao Ocidente (até início do séc. XIX). EUA ameaçaram bombardear Tóquio caso o Japão não abrisse seus portos. A partir de então, o imperador Mitsuhito viu a necessidade de instaurar mudanças. Se inicia a Revolução Meiji (Era das luzes – 1870). Objetivos: Modernização econ. e social (de agrário e semifeudal à moderno e industrial).

7 Medidas de Mitsuhito Investimento em educação e tecnologia. Criação do cidadão samurai obediente destemido devotado ao Imperador. Abertura ao Ocidentalismo. Resultado: o Japão se torna uma potência industrial e militar. Em 1926, com a morte de Mitsuhito, assume Hirohito. Influenciado pela alta cúpula militar, o então imperador inicia uma anti-reforma.

8 O Governo Hirohito Características Militarista Xenófoba Nacionalista Clara condenação ao Ocidentalismo defendido por Mitsuhito.

9 Conclusão Vide p. 18 ( material didático).


Carregar ppt "Regimes totalitários na Ásia. China A Guerra do Ópio 1729 Proibição do ópio. Contudo, a Inglaterra desrespeita a ordem proibitiva e intensifica tal comércio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google