A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ocupação da Ásia e da África. Contexto Geral do neocolonialismo 2ª Fase da Revolução Industrial Expansão das Potências Capitalistas Busca por Mercados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ocupação da Ásia e da África. Contexto Geral do neocolonialismo 2ª Fase da Revolução Industrial Expansão das Potências Capitalistas Busca por Mercados."— Transcrição da apresentação:

1 Ocupação da Ásia e da África

2 Contexto Geral do neocolonialismo 2ª Fase da Revolução Industrial Expansão das Potências Capitalistas Busca por Mercados Deslocar excedentes populacionais Busca por áreas de investimentos Fase do capitalismo financeiro

3 Justificativas Imperialistas missão civilizatória O Fardo do Homem Branco Potências Européias Construções intelectuais pseudocientíficas Darwinismo social

4 O Neocolonialismo na África Conferência de Berlim ( ) A partilha da África entre 14 países.

5 Guerra dos Bôeres ( ) Conflito entre ingleses e africânderes ou bôeres. Colonos holandeses que haviam fundado as repúblicas de Transvaal e Orange. Origem da União Sul-Africana (Transvaal, Orange, colônias do cabo e Natal) representou uma das bases territoriais para a composição da África do Sul.

6 O Neocolonialismo na Ásia Guerra dos Sipaios ( ) Conflito: Ingleses X Nacionalistas Indianos. Tensão: Disputa por terras, desrespeito as tradições indianas. Controle sobre a indústria têxtil.

7 Comunidade Britânica das Nações Constituída por Inglaterra, Austrália, Canadá, África do Sul, Índia, dentre outras. O império britânico utilizava os exércitos dos países aliados em suas guerras imperialistas.

8 Japão - Estrutura social Daimios: Aristocracia feudal. Samurais: classe de guerreiros profissionais. Xogun: Chefes Militares. Xogunato: conselho militar que exercia controle político. Micado: Imperador

9 Japão – Cronologia Histórica Idade Moderna: Missão Católica sobre Japão Execução de cristãos por parte de Samurais japoneses O almirante Perry, forçou a abertura dos portos japoneses ao comércio mundial. Intervenções européias. Processo de europeização do Japão. Expansão do nacionalismo. Era Meiji: modernização e desenvolvimento industrial

10 China Guerra do Ópio (1841): conflito entre ingleses e chineses. Disputa em questão: mercado chinês. Utilização do ópio: desequilibrar a sociedade chinesa. Tratado de Nanquim: entrega de cinco portos e da ilha de Hong Kong à Inglaterra.

11 China A morte de um missionário francês, uma coalizão franco-inglesa, auxiliada por norte-americanos e russos, dominou Pequim. Tratado de Pequim (1860): abertura de mais sete portos e a montagem de embaixadas ocidentais e missões religiosas. Guerra dos Boxers (1900):.punhos fechados, resistência nacionalistas. A intervenção de milícias: reconhecimento dos tratados anteriores com as potências imperialistas.


Carregar ppt "Ocupação da Ásia e da África. Contexto Geral do neocolonialismo 2ª Fase da Revolução Industrial Expansão das Potências Capitalistas Busca por Mercados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google