A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011 CAMPUS FLORESTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011 CAMPUS FLORESTAL."— Transcrição da apresentação:

1 I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO CAMPUS FLORESTAL

2 OBJETIVOS SELECIONADOS: I. Ampliar o acesso aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFV por meio da educação a distância. II. Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais. III. Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. IV. Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária.

3 OBJETIVOS SELECIONADOS: V. Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. VI. Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. VII. Aprimorar políticas de intercâmbio acadêmico com instituições nacionais e internacionais. VIII. Aprimorar os sistemas viário, de água, esgoto, energia e resíduos nos campi da UFV. IX. Aprimorar os sistemas de tecnologia da informação e comunicação de dados e voz nos campi da UFV.

4 OBJETIVOS SELECIONADOS: X. Consolidar políticas institucionais de biosegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. XI. Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós- graduação stricto sensu e lato sensu. XII. Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. XIII. Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário.

5 OBJETIVOS SELECIONADOS: XIV. Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. XV. Promover a participação da UFV em iniciativas, nacionais e internacionais, voltadas para a solução dos desafios nas áreas da saúde, acesso à educação, no avanço tecnológico, na segurança alimentar e em programas de responsabilidade social e ambiental. XVI. Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária.

6 OBJETIVOS SELECIONADOS: XVII. Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. XVIII. Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. XIX. Aprimorar o diálogo e a integração universidade- sociedade. XX. Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi.

7 OBJETIVOS SELECIONADOS: XXI. Consolidar os processos de planejamento e avaliação como instrumentos de tomada de decisão e compatibilizar a estrutura organizacional acadêmico-administrativa com as diretrizes estratégicas institucionais. XXII. Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino.

8 Objetivo I: Ampliar o acesso aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFV por meio da educação a distância. Meta: Ampliar o acesso da sociedade aos conhecimentos gerados na UFV por meio de programa de educação a distância (ensino técnico).

9 Objetivo I: Ampliar o acesso aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFV por meio da educação a distância. Destaque para as seguintes Ações: Criar novos pólos e estabelecer novas parcerias (500 alunos) – Pólo na cidade de Formiga. Abrir pelo menos mais 1 curso técnico à distância Elaboração do Projeto do Curso de Informática

10 Objetivo II: Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais Metas: Implantar rádio universitária no Campus Florestal. Intensificar a divulgação da unidade UFV- Florestal. Aprimorar e manter atualizado o site do campus Florestal. Ampliar a participação dos professores em editais e projetos de pesquisa. Incentivar a publicação científica em periódicos indexados.

11 Objetivo II: Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais Destaque para as seguinte ações: Rádio Universitária; Plano de Divulgação: novas estratégias (ex. mostra de profissões visitantes em 2011); Revisão do layout e do conteúdo; Capacitação dos professores para pesquisa; Criar indicadores de monitoramento da produção científica.

12 Objetivo III: Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. Metas Elaborar organograma e regimento do CAF. Aumentar o espaço físico destinado às atividades administrativas do CAF. Melhorar as condições do ambiente organizacional dos diversos setores do Campus da UFV-Florestal visando a melhoria da qualidade do trabalho e satisfação dos servidores.

13 Objetivo III: Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. Destaque para as seguinte ações: Revisar o organograma apresentado (aprovado em 2010) e elaborar o regimento do campus. Identificar e melhorar setores com problemas de espaço físico.

14 Objetivo IV: Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária. Metas: Aumentar a oferta de cursos de extensão focados na qualificação profissional no CAF. Aprimorar a divulgação das atividades de extensão no CAF. Incrementar o processo de parcerias com a iniciativa privada para o desenvolvimento de projetos de extensão no CAF. Incentivar e apoiar docentes na elaboração e desenvolvimento de projetos de extensão no CAF. Implantar o Conselho de Extensão do CAF.

15 Objetivo IV: Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária. Destaque para as seguintes ações: Realizar diagnóstico das empresas interessadas em parcerias com projetos de extensão. Elaborar e submeter no mínimo 10 projetos de extensão às agências de fomento. Total de Projetos de Extensão aprovados em 2009, 2010 e 2011: 30;

16 Objetivo V: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. Meta: Promover a capacitação do corpo docente. Promover a capacitação do corpo técnico- administrativo. Adequar o corpo docente e técnico-administrativo às demandas de expansão do CAF. Estruturar o Serviço de Pessoal.

17 Objetivo V: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. Destaque para as seguintes Ações: Estabelecer um plano de ações no sentido de garantir recursos financeiros para apoiar a participação de docentes em ao menos um eventos por ano (congresos, seminários, simpósios, etc). Criar e estruturar da Divisão de Recursos Humanos (hoje serviço de pessoal).

18 Objetivo VI: Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. Metas: Oferecer o curso Técnico em Informática concomitante ao ensino no período diurno no CAF. Ampliar o número de cursos superiores oferecidos no CAF. Implantar os cursos técnicos em Eletrônica e Eletrotécnica Concomitantes ao Ensino Médio. Expandir a modalidade Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação jovens e Adultos - PROEJA para todos cursos técnicos do CAF. Consolidar e ampliar os cursos técnicos à distância.

19 Objetivo VI: Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. Metas: Implantar modalidade de ensino Programa Nacional de integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação jovens e Adultos na Formação Inicial e Continuada com Ensino Fundamental-PROEJA FIC no CAF. Ampliar a estrutura didático-pedagógica para os novos cursos de graduação do CAF. Implantar o Programa de Tutoria no CAF. Implantar e ampliar o convênio do campus com a secretaria de Estados da Educação de Minas Gerais.

20 Objetivo VI: Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. Destaque para as seguintes ações: Implantar os seguintes cursos superiores: Licenciaturas (2009) em Matemática, Química, Ciências Biológicas, Física e Educação Física; e os Bacharelados (2010) em Administração, Agronomia e Engenharia de Alimentos. Elaborar o projeto e implantar o curso de Ciência da Computação (adequação do curso ADS). Elaborar o projeto e implantar o bacharelado em Matemática.

21 Objetivo VI: Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. Destaque para as seguintes ações: Implantar Laboratórios para aulas práticas, através da reforma de espaços e aquisição de equipamentos. Adquirir livros das bibliografias básica e complementares.

22 Objetivo VI: Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. Destaque para as seguintes ações: Implantar o Programa de Tutoria nos cursos de Graduação (100%). Implantar o Programa de Tutoria nos cursos Técnicos e Médio, principalmente os alunos do Proeja (Não iniciada). Implantar o convênio com a Secretaria do Estado de Minas Gerais para o oferecimento do Ensino Médio (100%).

23 Objetivo VII: Aprimorar políticas de intercâmbio acadêmico com instituições nacionais e internacionais. Meta: Incentivar o intercâmbio de discente e docentes de instituições nacionais e internacionais com o CAF. Elaborar Plano de Ações de Intercâmbio (nacional e internacional). (Não iniciada)

24 Objetivo VIII: Aprimorar os sistemas viário, de água, esgoto, energia e resíduos nos campi da UFV. Metas: Ampliar e reformar a rede de água e esgoto do Campus UFV - Florestal. Reformar e Ampliar a rede viária e de energia do campus.

25 Objetivo VIII: Aprimorar os sistemas viário, de água, esgoto, energia e resíduos nos campi da UFV. Destaque para as principais ações: Consolidar a estação de tratamento, através da complementação da obra. Reformar e ampliar a rede de água e esgoto. Elaborar projeto para melhorar as condições do sistema viário e da rede elétrica do Campus.

26 Objetivo IX: Aprimorar os sistemas de tecnologia da informação e comunicação de dados e voz nos campi da UFV. Metas: Disponibilizar suporte e apoio logístico, na área de tecnologia da informação, às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Ampliar os recursos humanos do serviço de tecnologia da informação. Modernização dos equipamentos do serviço de tecnologia da informação.

27 Objetivo IX: Aprimorar os sistemas de tecnologia da informação e comunicação de dados e voz nos campi da UFV. Destaque para as seguintes ações: Implantar rede de fibra ótica interligando os setores separados geograficamente no campus. Realizar a contratação de ao menos 2 terceirizados para o STI. Levantar demandas de compra e despesas fixas necessárias à modernização.

28 Objetivo X: Consolidar políticas institucionais de biosegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. Metas: Incentivar políticas institucionais de biossegurança. Incentivar o registro de patentes de produtos e processos, bem como cultivares. Estabelecer estratégias de incentivo às empresas juniores no campus.

29 Objetivo X: Consolidar políticas institucionais de biosegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. Destaque para as seguintes ações: Adequar os laboratório do campus às normas de biosegurança. Promover uma palestra sobre a conscientização dos servidores e discentes quanto às normas de biossegurança. Estabelecer ações de acompanhamento e apoio à Consultec Jr., buscando envolvê- la ao máximo nos eventos e atividades do Campus.

30 Objetivo XI: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Metas: Propor a criação do Curso de Pós Graduação lato sensu na área de Meio Ambiente no CAF. Propor a criação do Curso de Pós Graduação stricto sensu na área de Produção Sustentável e Conservação da Biodiversidade no CAF.

31 Objetivo XI: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Destaque para as seguintes ações: Elaborar o Projeto de criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu por Tutoria a Distância em Meio Ambiente Especialização em Gestão Ambiental. Implantar o curso.

32 Objetivo XI: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Destaque para as seguintes ações: Elaborar projeto para criação de infraestrutura de pesquisa a ser submetido a FINEP, na área de produção vegetal. Elaborar projeto de criação de Curso de Mestrado na área de Produção Vegetal. Implantar o curso.

33 Objetivo XII: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Metas: Estimular a formação de grupos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Implantar projetos de pesquisa de iniciação científica no CAF. Ampliar o número de projetos de pesquisa no CAF.

34 Objetivo XII: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Destaque para as seguintes ações: Implantar laboratórios de ensino nas áreas de: Física, Biologia, Química, Matemática, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Agronomia. Acompanhar o número de projetos de pesquisa em andamento. (Projetos aprovados: 20) Estabelecer, de acordo com a opinião de cada docente, o plano de metas para o próximo triênio ( ).

35 Objetivo XIII: Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. Metas: Construir instalações para a realização de eventos acadêmicos, culturais e de extensão no CAF. Construir salas de aulas, laboratórios e gabinetes de docentes do CAF. Ampliação das estruturas físicas administrativas e de produção. Garantir que a estrutura da biblioteca, refeitório e auditório atendam a demanda.

36 Objetivo XIII: Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. Destaque para as seguintes ações: Elaborar o projeto e construir um espaço para a realização de eventos. Ampliar o número de salas de aula. Ampliar o número de gabinetes de professores. Construir e equipar novos laboratórios de aulas práticas.

37 Objetivo XIII: Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. Destaque para as seguintes ações: Elaborar Projeto para reforma, ampliação, construção dos setores de produção do CAF. Ampliar o espaço físico das Unidades Administrativas do campus. Construção do almoxerifado. Expansão do espaço físico do setor de transporte. Construir a biblioteca, o refeitório e o auditório.

38 Objetivo XIV: Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. Metas: Implementar o Programa de Formação Continuada de Professores da UFV, no campus UFV-Florestal. Implantar mecanismo de acompanhamento de egressos do campus UFV-Florestal. Implantar o sistema de Avaliação de Disciplinas nos cursos superiores. Implantar o sistema de Avaliação de disciplinas para os cursos técnicos e médio.

39 Objetivo XIV: Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. Metas: Aprimorar as matrizes curriculares dos cursos técnicos e superiores oferecidos pelo campus UFV- Florestal. Aprimorar os projetos pedagógicos dos cursos técnicos e superiores oferecidos pelo Campus UFV-Florestal.

40 Objetivo XIV: Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. Destaque para as seguintes ações: Realizar no mínimo 3 cursos do Programa de Formação continuada de professores da UFV no campus por ano. Liberar o acesso aos estudantes para avaliarem disciplinas e professores. Definir semestralmente estratégias de ação com base na análise dos resultados da avaliação de disciplinas.

41 Objetivo XIV: Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. Destaque para as seguintes ações: Solicitar a adequação do sistema de avaliação de disciplinas aos cursos técnicos (Sapiens 2). Liberar o acesso aos alunos à avaliação de disciplinas. Definir semestralmente estratégias de ação com base na análise dos resultados da avaliação de disciplinas.

42 Objetivo XIV: Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. Destaque para as seguintes ações: Contratar uma Pedagoga, seguindo diretrizes do projeto REUNI. Elaborar e implantar projeto de orientação educacional para os alunos dos cursos dos níveis técnico, médio e superior. INSUCESSO

43 Objetivo XV: Promover a participação da UFV em iniciativas, nacionais e internacionais, voltadas para a solução dos desafios nas áreas da saúde, acesso à educação, no avanço tecnológico, na segurança alimentar e em programas de responsabilidade social e ambiental. Meta: Ampliar as relações do campus com as instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão nacionais e internacionais. Criar Comissão Permanente de Relações Institucionais.

44 Objetivo XVI: Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária. Metas: Promover a melhoria das instalações físicas e equipamentos do CAF. Implementar pontos de vigilância e de monitoramento remoto no CAF. Criar condições para o desenvolvimento e a implantação do Plano de Desenvolvimento Físico Ambiental do CAF.

45 Objetivo XVI: Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária. Destaque para as seguintes ações: Aprimorar os setores de produção. Reformar o alojamento. Reformar o telhado do Prédio Principal. Renovar a frota de veículos. Reformar a casa sede.

46 Objetivo XVI: Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária. Destaque para as seguintes ações: Realizar um estudo dos pontos de vigilância e de monitoramento. Elaborar projeto visando viabilizar a implementação desses pontos. Nomear Comissão responsável pelo desenvolvimento e implantação do Plano de Desenvolvimento Físico Ambiental da CAF.

47 Objetivo XVII: Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. Metas: Ampliar e Aprimorar a Assistência Comunitária Estudantil do CAF. Implementar programas voltados para a comunidade acadêmica em geral no CAF. Estabelecer parcerias com empresas privadas e com o poder público das cidades circunvizinhas para melhorar o acesso ao campus Florestal.

48 Objetivo XVII: Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. Destaque para as seguintes ações: Ampliar os serviços da área de saúde. Ampliar a capacidade de atendimento do Refeitório Universitário em função da demanda. Ampliar o número de bolsas moradia para os discentes do campus Florestal de acordo com a demanda.

49 Objetivo XVII: Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. Destaque para as seguintes ações: Apoiar o desenvolvimento de no mínimo 2 projetos voltados para atividades físicas, esporte e lazer. Elaborar Programação Cultural Anual. Elaborar anualmente atividades de recepção de calouros com palestras educativas.

50 Objetivo XVII: Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. Destaque para as seguintes ações: Elaborar Projeto de melhoria do acesso ao campus, com base no estudo de demanda, para apresentar à empresas privadas e ao poder público das cidades vizinhas. Não iniciado.

51 Objetivo XVIII: Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. Metas: Estimular, apoiar e acompanhar o desenvolvimento de projetos e eventos culturais do CAF. Implementar no CAF programas visando à qualidade de vida da comunidade universitária em geral. Institucionalizar programas para pessoas com necessidades especiais no CAF.

52 Objetivo XVIII: Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. Destaque para as seguintes ações: Buscar fomento e ampliar as atividades culturais dos eventos previstos em calendário. Estimular e apoiar e capacitar os servidores para projetos de extensão que priorizam atividades culturais. Elaborar Programa para incentivar a melhoria de vida, da segurança e das condições físicas nos ambientes de trabalho e laboratórios de ensino da instituição.

53 Objetivo XIX: Aprimorar o diálogo e a integração universidade- sociedade. Metas: Desenvolver projetos voltados para a comunidade de Florestal e região. Fortalecer a relação bidirecional universidade- sociedade.

54 Objetivo XIX: Aprimorar o diálogo e a integração universidade- sociedade. Destaque para as seguintes ações: Realizar levantamento das necessidades da comunidade de Florestal e região. A partir das demandas incluir na Política de Extensão do CAF com ao menos um projeto anual voltado à comunidade de Florestal e região. Levar ao conhecimento da comunidade informações sobre o campus através de meios de comunicação, tais como jornal informativo.

55 Objetivo XXI: Consolidar os processos de planejamento e avaliação como instrumentos de tomada de decisão e compatibilizar a estrutura organizacional acadêmico-administrativa com as diretrizes estratégicas institucionais. Metas: Consolidar os processos de Planejamento e Avaliação.

56 Objetivo XXI: Consolidar os processos de planejamento e avaliação como instrumentos de tomada de decisão e compatibilizar a estrutura organizacional acadêmico-administrativa com as diretrizes estratégicas institucionais. Destaque para as seguintes ações: Estabelecer reuniões anuais do Conselho Acadêmico Administrativo para discussão, elaboração e/ou avaliação do Plano de Gestão. Contribuir com os processos de avaliação institucional e com o desenvolvimento do PDI. Criar rotina de elaboração de Relatórios anuais de atividades do campus por parte dos Chefes, Diretores e Coordenadores de divisões/unidades.

57 Objetivo XXII: Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino. Meta: Incentivar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino.

58 Objetivo XXII: Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino. Destaque para as seguintes metas: Estabelecer parceria com a Secretaria Estadual de Educação Dar visibilidade aos resultados e às novas oportunidades de projetos de ensino durante a Semana Acadêmica


Carregar ppt "I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011 CAMPUS FLORESTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google